Logo Passei Direto
Buscar

Atividade 02 - Esportes coletivos voleibol

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Recomenda-se que o toque de bola por cima seja o segundo fundamento a ser ensinado aos(as) alunos(as) na escola, pois a posição de expectativa e a movimentação básica, habilidades inicias do ensino do voleibol auxiliam no aprendizado desse fundamento.
Considerando o processo metodológico do ensino do toque de bola por cima no ambiente escolar, é correto o que se afirma em:
O jogo adaptado pode se tornar uma barreira no ensino do toque de bola por cima, já que proporciona uma situação real da dinâmica do jogo de Voleibol.
Na fase de sequência pedagógica, o professor precisa iniciar o ensino do toque de bola por cima de forma complexa, para que o aluno vivencie todas as variações da habilidade aprendida.
Ter um grande volume de prática na fase de automatização do toque de bola por cima é um equívoco em relação à aprendizagem desse fundamento. Recomenda-se que essa etapa seja retirada do processo metodológico.
É importante que o professor ensine o toque de bola por cima com todas as suas variações (para frente; para trás; lateral; com rolamento; e em suspensão) conjuntamente, pois o(a) aluno(a) precisa saber executar todas elas para fazer o levantamento.
A partir das práticas deliberadas na fase de sequência pedagógica, é importante que o professor busque, a partir de exercícios educativos e formativos, corrigir os principais erros do toque, por isso a necessidade do professor ser um bom observador.

Por ser um fundamento de grande efetividade, a cortada se caracteriza como o movimento técnico mais utilizado durante a execução do ataque. Este movimento é considerado o gesto mais complexo do voleibol, devido às dificuldades de execução das várias fases em conjunto. As cortadas exigem, para seu domínio, força, velocidade, destreza e precisão e, normalmente, é composta por cinco etapas: deslocamento, chamada, salto, fase aérea e queda.
Considerando o fragmento acima e as etapas de execução da cortada, avalie as afirmacoes a seguir:
I – Geralmente, o deslocamento é realizado em duas ou três passadas de corrida, definidas em função do levantamento, com os braços semiflexionados ao lado do corpo.
II – A chamada acontece, após o deslocamento, quando ambos os pés ainda estão em contato com o solo, tronco inclinado para frente e os braços estendidos para trás do corpo.
III – O ataque, na fase aérea, deve ocorrer no ponto mais alto do salto, aproveitando os movimentos dos braços, com a ajuda do tronco, que ao final do movimento, está flexionado para frente.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Um dos principais fundamentos defensivos no Voleibol é a manchete, que se caracteriza pela união dos dois braços na hora de sua execução. Para facilitar o ensino da manchete, é aconselhável que o professor a divida em três fases: entrada na bola, ataque à bola e término do movimento.
Nesse sentido, a respeito do ensino do fundamento manchete, assinale a alternativa correta.
Não há necessidade de coordenar os movimentos de braços com os movimentos de pernas durante a execução da manchete.
É importante enfatizar que, na fase de ataque à bola, o(a) aluno(a) deverá flexionar os cotovelos de modo que a bola rebata no antebraço na hora do impacto.
Na fase de entrada na bola, é importante que o(a) aluno(a) permaneça com os joelhos e cotovelos semiflexionados como no toque de bola por cima, sendo um pé ligeiramente a frente do outro.
Após o contato com a bola, ao término do movimento, o(a) aluno(a) permanece com os cotovelos estendidos e os braços unidos, podendo ser elevados até a altura aproximadamente dos ombros.
Na entrada de bola, os cotovelos precisam estar semiestendidos e unidos à frente do corpo, sendo os dedos de uma mão sobrepostos aos da outra, de forma que, ao fechar as mãos, os polegares estarão paralelamente estendidos.

O jogo de voleibol inicia-se com o saque, pelo jogador que ocupar a posição um (1) e que estará atrás da linha de fundo, podendo ocupar qualquer lugar na zona de saque. Esse fundamento pode ser caracterizado a partir de duas vertentes: saque por baixo ou saque tipo tênis, e sua execução depende exclusivamente do atleta. Ao nos reportarmos para a iniciação esportiva desse fundamento, o ideal é que se comece com o saque por baixo.
Diante do exposto, considerando o ensino do saque por baixo, analise as afirmativas a seguir.
I – O ensino do saque por baixo pode ser dividido em três fases: fase preparatória, execução e término do movimento.
II – O braço batedor, na fase preparatória, faz o movimento de pêndulo, alcançando a bola por baixo, enquanto o peso do corpo é transferido para a perna da frente.
III – Na fase preparatória, o braço que segura bola, caracteriza-se como braço dominante, o qual deve estar à frente do corpo e um pouco ao lado, na direção do outro braço, que é chamado de braço batedor.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II apenas.
I, II e III.

A posição de expectativa é um dos fundamentos do voleibol de mais simples utilização e ensino e deve estar interligada ao ensino da movimentação básica pela quadra, em um processo pedagógico único.
Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito do ensino desses fundamentos técnicos nas aulas de Educação Física na escola.
É necessário que o(a) aluno(a) aprenda a movimentação básica separado da posição de expectativa.
São reconhecidas como movimentações fundamentais no Voleibol: passo simples, deslocamento, passo cruzado, salto e corrida.
As movimentações básicas do Voleibol são ensinadas após o toque de bola por cima e a manchete, pois são fundamentos que antecedem essa habilidade.
Há dois tipos de posição de expectativa: posição de expectativa alta (na rede, que antecede a execução do bloqueio) e posição de expectativa baixa (que antecede uma ação defensiva).
Para distâncias curtas, o professor precisa estimular deslocamentos cruzados, fazendo com que o (a) aluno (a) deixe a posição de expectativa durante a movimentação, retomando-a quando chegar à posição desejada na quadra.

A posição de expectativa deve ser aprendida em conjunto com as movimentações básicas, que no terreno de jogo são classificadas em função do trabalho dos pés. Esse deslocamento pode ocorrer em direção à bola ou para uma posição na quadra durante uma partida de voleibol.
Considerando as diferentes movimentações que podem ser apreendidas em conjunto com a posição de expectativa, associe as duas colunas, relacionando o tipo de movimentação básica com seu respectivo enfoque.
(1) Passo simples ( ) utilizado para percorrer maiores distâncias.
(2) Deslocamentos ( ) utilizado para percorrer distâncias curtas.
(3) Passo cruzado ( ) troca de posição na quadra, sem mudar a posição de expectativa.
(4) Salto ( ) utilizado com ou sem deslocamento prévio, para alcançar bolas altas.
1, 2, 3, 4.
3, 4, 2, 1.
3, 1, 2, 4.
4, 3, 1, 2.
1, 3, 4, 2.

Em uma partida de voleibol, pode-se dizer que o toque de bola por cima é o fundamento mais característico do jogo dessa modalidade esportiva. O profissional de Educação Física necessita mostrar aos seus aprendizes a necessidade de se compreender tal fundamento, pois uma de suas características é proporcionar maior precisão no controle da bola, assim facilitando a organização e distribuição do jogo.
Considerando o fundamento toque de bola por cima e a sua execução, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas: I – O toque de bola por cima é realizado na altura da cabeça ou acima dela, em que as mãos são flexionadas para trás a fim de encaixar-se na bola para sua execução. II – O ensino do toque de bola por cima pode ser dividido em quatro fases: entrada sob a bola, encaixe da bola na mão, execução e término do movimento. III – Um dos erros mais comuns na realização do toque de bola por cima, se retrata na falta de atenção do aprendiz em não se posicionar embaixo da bola. As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, F, V.
F, F, F.

Na fase de automatização, o professor necessita estruturar exercícios que auxiliem os(as) alunos(as) na retenção em longo prazo da habilidade do voleibol aprendida naquele momento, os quais precisam ser executados o mais próximo possível das condições esperadas.
Considerando essa fase do processo metodológico adotado por Bojikian e Bojikian (2012), analise as seguintes afirmativas:
I. Os primeiros exercícios de automatização de uma habilidade devem ser mais simples, com execução estática e individual e, aos poucos, aumentando a complexidade dos exercícios, inserindo deslocamentos e exercícios em dupla, trios, grupos.
II. Em um primeiro momento, ao ensinar uma habilidade, é importante que o professor realize exercícios mais complexos com os(as) alunos(as), possibilitando a criação de novas situações, o que exige novos movimentos e contribui no aprendizado.
III. Se faz necessária a etapa de aplicação, próxima fase do processo metodológico, para a consolidação dos exercícios aprendidos na automatização, já que é o momento em que o(a) aluno(a) aplicará o comportamento-alvo ao contexto-alvo.
É correto apenas o que se afirma em: I.
II.
I e III.
II e III.
I, II e III.

A cortada é o gesto mais espetacular do jogo de voleibol. Ela consiste no ato de golpear a bola para a quadra adversária, na tentativa de vencer o bloqueio e a defesa contrária.
Em relação ao ensino do fundamento cortada na escola, assinale a alternativa correta.
Inicialmente, ensinar, sem a bola, o movimento dos braços no fundamento da cortada, pode gerar erros na execução dessa técnica.
O professor deve realizar exercícios educativos e formativos que englobem a importância da flexão do cotovelo durante a cortada.
Nas três fases (exercício em forma de jogo, jogo adaptado e jogo), o professor precisa trabalhar a cortada de forma isolada, sem colocar em ação os fundamentos aprendidos anteriormente.
No início da aprendizagem da cortada, para facilitar o processo de ensino, o professor pode deixar a altura da rede menor que a oficial da categoria do(a) aprendiz.
O professor precisa, desde o início do processo de ensino da cortada, estimular os(as) aprendizes a se especializarem em uma função enquanto atacantes de rede (atacante de ponta; atacante de meio; ou atacante de saída).

A manchete é o fundamento do voleibol que utiliza para sua execução os dois braços unidos, normalmente tal movimento técnico é recorrido para recepções de saques e defesas de cortadas, porém também é utilizado como recurso no levantamento. Para facilitar o ensino da manchete é aconselhável que o profissional de Educação Física estruture a organização dos movimentos em três fases: entrada na bola, ataque à bola e término do movimento.
A partir do fragmento acima e considerando o ensino desse fundamento do voleibol, analise as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:
I – A coordenação dos movimentos de pernas juntamente com os de braços é uma ação superficial em relação a execução do fundamento manchete.
II – Faz-se necessário que na fase de entrada na bola os braços permaneçam flexionados, deixando uma mão sobreposta a outra na altura dos olhos.
III – Na fase de ataque à bola, faz-se importante que cotovelos e joelhos mantenham-se flexionados de modo que auxiliem no movimento de rebater a bola com o antebraço.
As afirmações I, II e III são, respectivamente: V, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, F, V.
F, F, F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Recomenda-se que o toque de bola por cima seja o segundo fundamento a ser ensinado aos(as) alunos(as) na escola, pois a posição de expectativa e a movimentação básica, habilidades inicias do ensino do voleibol auxiliam no aprendizado desse fundamento.
Considerando o processo metodológico do ensino do toque de bola por cima no ambiente escolar, é correto o que se afirma em:
O jogo adaptado pode se tornar uma barreira no ensino do toque de bola por cima, já que proporciona uma situação real da dinâmica do jogo de Voleibol.
Na fase de sequência pedagógica, o professor precisa iniciar o ensino do toque de bola por cima de forma complexa, para que o aluno vivencie todas as variações da habilidade aprendida.
Ter um grande volume de prática na fase de automatização do toque de bola por cima é um equívoco em relação à aprendizagem desse fundamento. Recomenda-se que essa etapa seja retirada do processo metodológico.
É importante que o professor ensine o toque de bola por cima com todas as suas variações (para frente; para trás; lateral; com rolamento; e em suspensão) conjuntamente, pois o(a) aluno(a) precisa saber executar todas elas para fazer o levantamento.
A partir das práticas deliberadas na fase de sequência pedagógica, é importante que o professor busque, a partir de exercícios educativos e formativos, corrigir os principais erros do toque, por isso a necessidade do professor ser um bom observador.

Por ser um fundamento de grande efetividade, a cortada se caracteriza como o movimento técnico mais utilizado durante a execução do ataque. Este movimento é considerado o gesto mais complexo do voleibol, devido às dificuldades de execução das várias fases em conjunto. As cortadas exigem, para seu domínio, força, velocidade, destreza e precisão e, normalmente, é composta por cinco etapas: deslocamento, chamada, salto, fase aérea e queda.
Considerando o fragmento acima e as etapas de execução da cortada, avalie as afirmacoes a seguir:
I – Geralmente, o deslocamento é realizado em duas ou três passadas de corrida, definidas em função do levantamento, com os braços semiflexionados ao lado do corpo.
II – A chamada acontece, após o deslocamento, quando ambos os pés ainda estão em contato com o solo, tronco inclinado para frente e os braços estendidos para trás do corpo.
III – O ataque, na fase aérea, deve ocorrer no ponto mais alto do salto, aproveitando os movimentos dos braços, com a ajuda do tronco, que ao final do movimento, está flexionado para frente.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Um dos principais fundamentos defensivos no Voleibol é a manchete, que se caracteriza pela união dos dois braços na hora de sua execução. Para facilitar o ensino da manchete, é aconselhável que o professor a divida em três fases: entrada na bola, ataque à bola e término do movimento.
Nesse sentido, a respeito do ensino do fundamento manchete, assinale a alternativa correta.
Não há necessidade de coordenar os movimentos de braços com os movimentos de pernas durante a execução da manchete.
É importante enfatizar que, na fase de ataque à bola, o(a) aluno(a) deverá flexionar os cotovelos de modo que a bola rebata no antebraço na hora do impacto.
Na fase de entrada na bola, é importante que o(a) aluno(a) permaneça com os joelhos e cotovelos semiflexionados como no toque de bola por cima, sendo um pé ligeiramente a frente do outro.
Após o contato com a bola, ao término do movimento, o(a) aluno(a) permanece com os cotovelos estendidos e os braços unidos, podendo ser elevados até a altura aproximadamente dos ombros.
Na entrada de bola, os cotovelos precisam estar semiestendidos e unidos à frente do corpo, sendo os dedos de uma mão sobrepostos aos da outra, de forma que, ao fechar as mãos, os polegares estarão paralelamente estendidos.

O jogo de voleibol inicia-se com o saque, pelo jogador que ocupar a posição um (1) e que estará atrás da linha de fundo, podendo ocupar qualquer lugar na zona de saque. Esse fundamento pode ser caracterizado a partir de duas vertentes: saque por baixo ou saque tipo tênis, e sua execução depende exclusivamente do atleta. Ao nos reportarmos para a iniciação esportiva desse fundamento, o ideal é que se comece com o saque por baixo.
Diante do exposto, considerando o ensino do saque por baixo, analise as afirmativas a seguir.
I – O ensino do saque por baixo pode ser dividido em três fases: fase preparatória, execução e término do movimento.
II – O braço batedor, na fase preparatória, faz o movimento de pêndulo, alcançando a bola por baixo, enquanto o peso do corpo é transferido para a perna da frente.
III – Na fase preparatória, o braço que segura bola, caracteriza-se como braço dominante, o qual deve estar à frente do corpo e um pouco ao lado, na direção do outro braço, que é chamado de braço batedor.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II apenas.
I, II e III.

A posição de expectativa é um dos fundamentos do voleibol de mais simples utilização e ensino e deve estar interligada ao ensino da movimentação básica pela quadra, em um processo pedagógico único.
Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito do ensino desses fundamentos técnicos nas aulas de Educação Física na escola.
É necessário que o(a) aluno(a) aprenda a movimentação básica separado da posição de expectativa.
São reconhecidas como movimentações fundamentais no Voleibol: passo simples, deslocamento, passo cruzado, salto e corrida.
As movimentações básicas do Voleibol são ensinadas após o toque de bola por cima e a manchete, pois são fundamentos que antecedem essa habilidade.
Há dois tipos de posição de expectativa: posição de expectativa alta (na rede, que antecede a execução do bloqueio) e posição de expectativa baixa (que antecede uma ação defensiva).
Para distâncias curtas, o professor precisa estimular deslocamentos cruzados, fazendo com que o (a) aluno (a) deixe a posição de expectativa durante a movimentação, retomando-a quando chegar à posição desejada na quadra.

A posição de expectativa deve ser aprendida em conjunto com as movimentações básicas, que no terreno de jogo são classificadas em função do trabalho dos pés. Esse deslocamento pode ocorrer em direção à bola ou para uma posição na quadra durante uma partida de voleibol.
Considerando as diferentes movimentações que podem ser apreendidas em conjunto com a posição de expectativa, associe as duas colunas, relacionando o tipo de movimentação básica com seu respectivo enfoque.
(1) Passo simples ( ) utilizado para percorrer maiores distâncias.
(2) Deslocamentos ( ) utilizado para percorrer distâncias curtas.
(3) Passo cruzado ( ) troca de posição na quadra, sem mudar a posição de expectativa.
(4) Salto ( ) utilizado com ou sem deslocamento prévio, para alcançar bolas altas.
1, 2, 3, 4.
3, 4, 2, 1.
3, 1, 2, 4.
4, 3, 1, 2.
1, 3, 4, 2.

Em uma partida de voleibol, pode-se dizer que o toque de bola por cima é o fundamento mais característico do jogo dessa modalidade esportiva. O profissional de Educação Física necessita mostrar aos seus aprendizes a necessidade de se compreender tal fundamento, pois uma de suas características é proporcionar maior precisão no controle da bola, assim facilitando a organização e distribuição do jogo.
Considerando o fundamento toque de bola por cima e a sua execução, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas: I – O toque de bola por cima é realizado na altura da cabeça ou acima dela, em que as mãos são flexionadas para trás a fim de encaixar-se na bola para sua execução. II – O ensino do toque de bola por cima pode ser dividido em quatro fases: entrada sob a bola, encaixe da bola na mão, execução e término do movimento. III – Um dos erros mais comuns na realização do toque de bola por cima, se retrata na falta de atenção do aprendiz em não se posicionar embaixo da bola. As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, F, V.
F, F, F.

Na fase de automatização, o professor necessita estruturar exercícios que auxiliem os(as) alunos(as) na retenção em longo prazo da habilidade do voleibol aprendida naquele momento, os quais precisam ser executados o mais próximo possível das condições esperadas.
Considerando essa fase do processo metodológico adotado por Bojikian e Bojikian (2012), analise as seguintes afirmativas:
I. Os primeiros exercícios de automatização de uma habilidade devem ser mais simples, com execução estática e individual e, aos poucos, aumentando a complexidade dos exercícios, inserindo deslocamentos e exercícios em dupla, trios, grupos.
II. Em um primeiro momento, ao ensinar uma habilidade, é importante que o professor realize exercícios mais complexos com os(as) alunos(as), possibilitando a criação de novas situações, o que exige novos movimentos e contribui no aprendizado.
III. Se faz necessária a etapa de aplicação, próxima fase do processo metodológico, para a consolidação dos exercícios aprendidos na automatização, já que é o momento em que o(a) aluno(a) aplicará o comportamento-alvo ao contexto-alvo.
É correto apenas o que se afirma em: I.
II.
I e III.
II e III.
I, II e III.

A cortada é o gesto mais espetacular do jogo de voleibol. Ela consiste no ato de golpear a bola para a quadra adversária, na tentativa de vencer o bloqueio e a defesa contrária.
Em relação ao ensino do fundamento cortada na escola, assinale a alternativa correta.
Inicialmente, ensinar, sem a bola, o movimento dos braços no fundamento da cortada, pode gerar erros na execução dessa técnica.
O professor deve realizar exercícios educativos e formativos que englobem a importância da flexão do cotovelo durante a cortada.
Nas três fases (exercício em forma de jogo, jogo adaptado e jogo), o professor precisa trabalhar a cortada de forma isolada, sem colocar em ação os fundamentos aprendidos anteriormente.
No início da aprendizagem da cortada, para facilitar o processo de ensino, o professor pode deixar a altura da rede menor que a oficial da categoria do(a) aprendiz.
O professor precisa, desde o início do processo de ensino da cortada, estimular os(as) aprendizes a se especializarem em uma função enquanto atacantes de rede (atacante de ponta; atacante de meio; ou atacante de saída).

A manchete é o fundamento do voleibol que utiliza para sua execução os dois braços unidos, normalmente tal movimento técnico é recorrido para recepções de saques e defesas de cortadas, porém também é utilizado como recurso no levantamento. Para facilitar o ensino da manchete é aconselhável que o profissional de Educação Física estruture a organização dos movimentos em três fases: entrada na bola, ataque à bola e término do movimento.
A partir do fragmento acima e considerando o ensino desse fundamento do voleibol, analise as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:
I – A coordenação dos movimentos de pernas juntamente com os de braços é uma ação superficial em relação a execução do fundamento manchete.
II – Faz-se necessário que na fase de entrada na bola os braços permaneçam flexionados, deixando uma mão sobreposta a outra na altura dos olhos.
III – Na fase de ataque à bola, faz-se importante que cotovelos e joelhos mantenham-se flexionados de modo que auxiliem no movimento de rebater a bola com o antebraço.
As afirmações I, II e III são, respectivamente: V, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, F, V.
F, F, F.

Prévia do material em texto

19/06/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
1/7
ATIVIDADE 02 - BEDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 2018D1
Período:19/11/2018 08:00 a 07/12/2018 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ENCERRADO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 08/12/2018 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:0,50
1ª QUESTÃO
Recomenda-se que o toque de bola por cima seja o segundo fundamento a ser ensinado aos(as) alunos(as)
na escola, pois a posição de expectativa e a movimentação básica, habilidades inicias do ensino do
voleibol auxiliam no aprendizado desse fundamento.
  
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2016.
 
Considerando o processo metodológico do ensino do toque de bola por cima no ambiente escolar, é
correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
O jogo adaptado pode se tornar uma barreira no ensino do toque de bola por cima, já que proporciona uma situação
real da dinâmica do jogo de Voleibol.
Na fase de sequência pedagógica, o professor precisa iniciar o ensino do toque de bola por cima de forma complexa,
para que o aluno vivencie todas as variações da habilidade aprendida.
Ter um grande volume de prática na fase de automatização do toque de bola por cima é um equívoco em relação
à aprendizagem desse fundamento. Recomenda-se que essa etapa seja retirada do processo metodológico.
É importante que o professor ensine o toque de bola por cima com todas as suas variações (para frente; para trás;
lateral; com rolamento; e em suspensão) conjuntamente, pois o(a) aluno(a) precisa saber executar todas elas para
fazer o levantamento.
A partir das práticas deliberadas na fase de sequência pedagógica, é importante que o professor busque, a partir de
exercícios educativos e formativos, corrigir os principais erros do toque, por isso a necessidade do professor ser um
bom observador.
2ª QUESTÃO
19/06/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
2/7
Por ser um fundamento de grande efetividade, a cortada se caracteriza como o movimento técnico mais
utilizado durante a execução do ataque. Este movimento é considerado o gesto mais complexo do voleibol,
devido às dificuldades de execução das várias fases em conjunto. As cortadas exigem, para seu domínio,
força, velocidade, destreza e precisão e, normalmente, é composta por cinco etapas: deslocamento,
chamada, salto, fase aérea e queda.
  
CARUZZO, Nayara Malheiros; VIEIRA, Suelen Vicente; XAVIER, Robson Florentino. Esportes coletivos:
voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.
 
 Considerando o fragmento acima e as etapas de execução da cortada, avalie as afirmações a seguir:
  
 I – Geralmente, o deslocamento é realizado em duas ou três passadas de corrida, definidas em função do
levantamento, com os braços semiflexionados ao lado do corpo.
 II – A chamada acontece, após o deslocamento, quando ambos os pés ainda estão em contato com o solo,
tronco inclinado para frente e os braços estendidos para trás do corpo.
 III – O ataque, na fase aérea, deve ocorrer no ponto mais alto do salto, aproveitando os movimentos dos
braços, com a ajuda do tronco, que ao final do movimento, está flexionado para frente.
  
 É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
Um dos principais fundamentos defensivos no Voleibol é a manchete, que se caracteriza pela união dos dois
braços na hora de sua execução. Para facilitar o ensino da manchete, é aconselhável que o professor a divida
em três fases: entrada na bola, ataque à bola e término do movimento.
  
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2016.
 
Nesse sentido, a respeito do ensino do fundamento manchete, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Não há necessidade de coordenar os movimentos de braços com os movimentos de pernas durante a execução da
manchete.
É importante enfatizar que, na fase de ataque à bola, o(a) aluno(a) deverá flexionar os cotovelos de modo que a
bola rebata no antebraço na hora do impacto.
Na fase de entrada na bola, é importante que o(a) aluno(a) permaneça com os joelhos e cotovelos semiflexionados
como no toque de bola por cima, sendo um pé ligeiramente a frente do outro.
Após o contato com a bola, ao término do movimento, o(a) aluno(a) permanece com os cotovelos estendidos e os
braços unidos, podendo ser elevados até a altura aproximadamente dos ombros.
Na entrada de bola, os cotovelos precisam estar semiestendidos e unidos à frente do corpo, sendo os dedos de uma
mão sobrepostos aos da outra, de forma que, ao fechar as mãos, os polegares estarão paralelamente estendidos.
19/06/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
3/7
4ª QUESTÃO
O jogo de voleibol inicia-se com o saque, pelo jogador que ocupar a posição um (1) e que estará atrás da
linha de fundo, podendo ocupar qualquer lugar na zona de saque. Esse fundamento pode ser caracterizado
a partir de duas vertentes: saque por baixo ou saque tipo tênis, e sua execução depende exclusivamente do
atleta. Ao nos reportarmos para a iniciação esportiva desse fundamento, o ideal é que se comece com o
saque por baixo.
  
CARUZZO, Nayara Malheiros; VIEIRA, Suelen Vicente; XAVIER, Robson Florentino. Esportes coletivos:
voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.
 
 Diante do exposto, considerando o ensino do saque por baixo, analise as afirmativas a seguir.
  
 I – O ensino do saque por baixo pode ser dividido em três fases: fase preparatória, execução e término do
movimento.
 II – O braço batedor, na fase preparatória, faz o movimento de pêndulo, alcançando a bola por baixo,
enquanto o peso do corpo é transferido para a perna da frente.
 III – Na fase preparatória, o braço que segura bola, caracteriza-se como braço dominante, o qual deve estar
à frente do corpo e um pouco ao lado, na direção do outro braço, que é chamado de braço batedor.
  
 É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
A posição de expectativa é um dos fundamentos do voleibol de mais simples utilização e ensino e deve estar
interligada ao ensino da movimentação básica pela quadra, em um processo pedagógico único.
  
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2016.
 
Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito do ensino desses fundamentos técnicos nas aulas de
Educação Física na escola.
ALTERNATIVAS
19/06/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
4/7
É necessário que o(a) aluno(a) aprenda a movimentação básica separado da posição de expectativa.
São reconhecidas como movimentações fundamentais no Voleibol: passo simples, deslocamento, passo cruzado,
salto e corrida.
As movimentações básicas do Voleibol são ensinadas após o toque de bola por cima e a manchete, pois são
fundamentos que antecedem essa habilidade.
Há dois tipos de posição de expectativa: posição de expectativa alta (na rede, que antecede a execução do
bloqueio) e posição de expectativa baixa (que antecede uma ação defensiva).
Para distâncias curtas, o professor precisa estimular deslocamentos cruzados, fazendo com que o (a) aluno (a) deixe
a posição de expectativa durante a movimentação, retomando-a quando chegar à posição desejada na quadra.
6ª QUESTÃO
A posição de expectativa deve ser aprendida em conjunto com as movimentações básicas, que no terreno
de jogo são classificadas em função do trabalho dos pés. Esse deslocamento pode ocorrer em direção à bola
ou para uma posição na quadra durante uma partida de voleibol.
  
LERBACH, Antônio; VIANNA JUNIOR, Newton. Apostila do Curso de Voleibol - Nível I. Federação Mineira
de Voleibol/SENAC-MG, Belo Horizonte, 2006.
 
 Considerando as diferentes movimentações que podem ser apreendidas em conjunto coma posição de
expectativa, associe as duas colunas, relacionando o tipo de movimentação básica com
seu respectivo enfoque.
  
 (1) Passo simples         (  ) utilizado para percorrer maiores distâncias.
 (2) Deslocamentos       (  ) utilizado para percorrer distâncias curtas.
 (3) Passo cruzado        (  ) troca de posição na quadra, sem mudar a posição de expectativa.
 (4) Salto                        (  ) utilizado com ou sem deslocamento prévio, para alcançar bolas altas.
  
 A sequência correta desta classificação é:
ALTERNATIVAS
1, 2, 3, 4.
3, 4, 2, 1.
3, 1, 2, 4.
4, 3, 1, 2.
1, 3, 4, 2.
7ª QUESTÃO
19/06/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
5/7
Em uma partida de voleibol, pode-se dizer que o toque de bola por cima é o fundamento mais característico
do jogo dessa modalidade esportiva. O profissional de Educação Física necessita mostrar aos seus
aprendizes a necessidade de se compreender tal fundamento, pois uma de suas características é
proporcionar maior precisão no controle da bola, assim facilitando a organização e distribuição do jogo.
  
LERBACH, Antônio; VIANNA JUNIOR, Newton. Apostila do Curso de Voleibol - Nível I. Federação Mineira
de Voleibol/SENAC-MG, Belo Horizonte, 2006.
 
 Considerando o fundamento toque de bola por cima e a sua execução, avalie as afirmações a seguir com V
para verdadeiras e F para falsas:
  
 I – O toque de bola por cima é realizado na altura da cabeça ou acima dela, em que as mãos são flexionadas
para trás a fim de encaixar-se na bola para sua execução.
 II – O ensino do toque de bola por cima pode ser dividido em quatro fases: entrada sob a bola, encaixe da
bola na mão, execução e término do movimento.
 III – Um dos erros mais comuns na realização do toque de bola por cima, se retrata na falta de atenção do
aprendiz em não se posicionar embaixo da bola.
  
 As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, F, V.
F, F, F.
8ª QUESTÃO
Na fase de automatização, o professor necessita estruturar exercícios que auxiliem os(as) alunos(as) na
retenção em longo prazo da habilidade do voleibol aprendida naquele momento, os quais precisam ser
executados o mais próximo possível das condições esperadas.
  
BOJIKIAN, J. C. M., J; BOJIKIAN, L. P. Ensinando Voleibol. 5. ed. São Paulo: Phorte Editora, 2012.
 
Considerando essa fase do processo metodológico adotado por Bojikian e Bojikian (2012), analise as
seguintes afirmativas:
 
I. Os primeiros exercícios de automatização de uma habilidade devem ser mais simples, com execução
estática e individual e, aos poucos, aumentando a complexidade dos exercícios, inserindo deslocamentos e
exercícios em dupla, trios, grupos.
 II. Em um primeiro momento, ao ensinar uma habilidade, é importante que o professor realize exercícios
mais complexos com os(as) alunos(as), possibilitando a criação de novas situações, o que exige novos
movimentos e contribui no aprendizado.
 III. Se faz necessária a etapa de aplicação, próxima fase do processo metodológico, para a consolidação dos
exercícios aprendidos na automatização, já que é o momento em que o(a) aluno(a) aplicará o
comportamento-alvo ao contexto-alvo.
 
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
19/06/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
6/7
I.
II.
I e III.
II e III.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
A cortada é o gesto mais espetacular do jogo de voleibol. Ela consiste no ato de golpear a bola para a
quadra adversária, na tentativa de vencer o bloqueio e a defesa contrária.
  
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2016.
 
Em relação ao ensino do fundamento cortada na escola, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Inicialmente, ensinar, sem a bola, o movimento dos braços no fundamento da cortada, pode gerar erros na execução
dessa técnica.
O professor deve realizar exercícios educativos e formativos que englobem a importância da flexão do cotovelo
durante a cortada.
Nas três fases (exercício em forma de jogo, jogo adaptado e jogo), o professor precisa trabalhar a cortada de forma
isolada, sem colocar em ação os fundamentos aprendidos anteriormente.
No início da aprendizagem da cortada, para facilitar o processo de ensino, o professor pode deixar a altura da rede
menor que a oficial da categoria do(a) aprendiz.
O professor precisa, desde o início do processo de ensino da cortada, estimular os(as) aprendizes a se
especializarem em uma função enquanto atacantes de rede (atacante de ponta; atacante de meio; ou atacante de
saída).
10ª QUESTÃO
19/06/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
7/7
A manchete é o fundamento do voleibol que utiliza para sua execução os dois braços unidos, normalmente
tal movimento técnico é recorrido para recepções de saques e defesas de cortadas, porém também é
utilizado como recurso no levantamento. Para facilitar o ensino da manchete é aconselhável que o
profissional de Educação Física estruture a organização dos movimentos em três fases: entrada na bola,
ataque à bola e término do movimento.
  
LERBACH, Antônio; VIANNA JUNIOR, Newton. Apostila do Curso de Voleibol - Nível I. Federação Mineira
de Voleibol/SENAC-MG, Belo Horizonte, 2006.
 
 A partir do fragmento acima e considerando o ensino desse fundamento do voleibol, analise as afirmações a
seguir com V para verdadeiras e F para falsas:
  
 I – A coordenação dos movimentos de pernas juntamente com os de braços é uma ação superficial em
relação a execução do fundamento manchete.
 II – Faz-se necessário que na fase de entrada na bola os braços permaneçam flexionados, deixando uma mão
sobreposta a outra na altura dos olhos.
 III – Na fase de ataque à bola, faz-se importante que cotovelos e joelhos mantenham-se flexionados de
modo que auxiliem no movimento de rebater a bola com o antebraço.
  
 As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, F, V.
F, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina