Buscar

ED2 EMBRIOLOGIA RESOLVIDO

Prévia do material em texto

COM RELAÇÃO AO FENOMENO DA IMPLANTAÇÃO, DIFERENCIE TROFOBLASTO, EMBRIOBLASTO, CITOTROFOBLASTO E SINCICIOTROFOBLASTO, CITANDO SUAS CARACTERISTICAS E FUNÇÕES.
R: O trofoblasto é constituído por blastômeros da parte externa da mórula, e é a fonte primaria do componente fetal da placenta. O trofoblasto se diferencia em citotrofoblasto (trofoblasto celular) e sincíciotrofoblasto (camada sincicial periférica expandida). Os embrioblastos são células que formam o embrião, ou seja, a massa celular interna (blastômeros posicionados no centro da mórula). O citotrofoblasto está presente nos trofoblastos que revestem a parede do blastocisto e retém suas membranas celulares, além de proliferar e originar vilosidades coriônicas primarias que formarão as vilosidades coriônicas da placenta. E, por último, o sincíciotrofoblasto que está presente no trofoblasto e no saco coriônico. É uma massa de citoplasma contendo numerosos núcleos dispersos, ele envolve os vasos sanguíneos e secretam enzimas proteolíticas e moléculas que causam aptose celular.
O QUE É E QUAL É A REAÇÃO DECIDUAL?
R: A reação decidual é a resposta do endométrio a invasão do sinciciotrofoblasto, formando uma espécie de barreira chamada decídua. A decídua é a camada do endométrio que sofre alterações morfofuncionais durante a implantação e é responsável pela proteção física e imunológica do embrião, proteção do organismo materno contra uma excessiva invasividade do embrião, pela nutrição do embrião antes de se formara placenta. A decídua também funciona como uma glândula endócrina provisória (pois desaparece ao decorrer da gestação) produzindo hormônios como, por exemplo, a prolactina.
“NÃO É O NASCIMENTO, CASAMENTO OU MORTE O MOMENTO MAIS IMPORTANTE DA VIDA DO INDIVIDUO, MAS A GASTRULAÇÃO....” LEWIS WOLPERT.
VOCÊ CONCORDA COM A AFIRMAÇÃO DESSE PESQUISADOR? EXPLIQUE
R: sim, pois a gastrulação é o processo que origina as camadas germinativas. além disso, a gastrulação é também o princípio da morfogênese, ou seja, o período em que há o inicio da formação da estrutura corpórea. No início da formação da linha primitiva na superficie do epiblasto do disco embrionário, começa concomitantemente a gastrulação. Neste caso, cada camada germinativa originara um órgão ou tecido especifico. Evidenciando o surgimento da linha primitiva, das camadas germinativas e da notocorda, temos então que esses são os mais importantes processos ocorridos durante a fase de gastrulação.
DESCREVA O PROCESSO DE GASTRULAÇÃO
R: O disco embrionário bilaminar é convertido em um disco embrionário trilaminar durante a gastrulação. Essas mudanças começam com o aparecimento da linha primitiva, que aparece no início da terceira semana com um espessamento do epiblasto na extremidade caudal do disco embrionário. A linha primitiva resulta da migração de células epiblasticas para o plano mediano do disco embrionário. A invaginação das células do epiblasto a partir da linha primitiva da origem as células mesenquimais que migram ventral, lateral e cefalicamente entre o epiblasto e hipoblasto. Logo que a linha primitiva começa a produzir células mesenquimais, o epiblasto passa a ser conhecido como ectoderma do embrião. Celulas mesenquimais produzidas pela linha primitiva logo se organizam em uma terceira camada germinativa, o mesoderma intra-embrionário, ocupando a área entre o antigo hipoblasto e as células do epiblasto. As células do mesoderma migram para as bordas do disco embrionário que recobre o âmnio e o saco vitelínico. No início da terceira semana, as células mesenquimais provenientes do nó primitivo da linha primitiva, formam um processo notocordal, que se estende cefalicamente a partir do nó primitivo entre o ectoderma e o endoderma do embrião; até a placa pré cordal. Formando-se aberturas no assoalho do canal notocordal, que logo coalescem, formando a placa notocordal. Essa placa se dobra e forma a notocorda, o eixo primitivo do embrião em torno do qual se forma o esqueleto axial.
A PARTIR DE QUE CAMADA GERMINATIVA SURGE O SNC E COMO OCORRE ESSA INDUÇÃO?
R: O SNC surge a partir do ectoderma da placa neural. A formação da placa neural é induzida pela notocorda em desenvolvimento. Inicialmente, a placa neural alongada corresponde, em comprimento, a notocorda subjacente. Ele aparece cefalicamente ao nó primitivo e dorsalmente à notocorda e ao mesoderma adjacente a esta. Enquanto a notocorda se alonga, a placa neural se alarga e se estende cefalicamente até a membrana bucofaringea. Finalmente, a placa neural ultrapassa a notocorda.
QUAIS AS FASES DE FORMAÇÃO DO TUBO NEURAL?
R: A formação do tubo neural é um processo complexo e multifatorial que envolve uma cascata de mecanismos moleculares e fatores extrínsecos. Basicamente, placa neural se invagina ao longo do seu eixo central, formando um sulero neural mediano, com pregas neurais em ambos os lados. As pregas neurais tornam-se particularmente proeminentes na extremidade cefálica do embrião e constituem os primeiros sinais de desenvolvimento do encéfalo. No fim da 3ª semana, as pregas neurais já começaram a se aproximar e a se fundir, convertendo a placa neural em tubo neural.
OS SOMITOS SÃO TODOS IGUAIS? EXPLIQUE
R:Não, pois embora se pareçam idênticos, eles formarão estruturas diferentes em posições diferentes ao longo do eixo antero-posterior
QUAIS AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇOES DO ENDODERME PARA FORMAÇÃO DO EMBRIAO? 
R: É a fonte de revestimento epitelial das vias respiratórias e do trato gastrointestinal e as células glandulares dos órgãos associados, como o fígado e o pâncreas.
DESCREVA O FECHAMENTO EMBRIONARIO VENTRAL E SUA IMPORTANCIA PARA O DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO
R: As porções laterais do embrião trilaminar efetuam um movimento na região ventral em direção ao plano mediano; com esse objetivo ocorre constrição da vesícula vitelínica e a formação do tubo disgestivo primitivo

Continue navegando