Buscar

Relatório da Escola Estadual Nova Chance

Prévia do material em texto

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA
ESCOLA E DA COMUNIDADE
1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
1.1 Identificação
a) Nome: Escola Estadual Nova Chance
b) Endereço: Rua Paulo Westarb,180 – Bairro Guabiruba Sul
c) Telefone: 3354-1397
d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Rede Municipal
1.2 Análise crítica do ambiente físico
a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?
Sim, a escola possui uma localização compatível com a clientela, pois se trata de uma escola para alunos reeducados, devido isto se localiza dentro da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva a mesma foi construída distante do município 23 km. Porém como os alunos estão cumprindo regime fechado, e de fácil acesso pois estão dentro do recinto. 
b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica ? Em relação ao ambiente de trabalho individual dos professores, sim possui qualidade e adequações necessárias para um bom ambiente de trabalho durante as horas atividades, isto se deve a ser uma sala anexa a direção do presidio. Porém em relação ao ambiente interno das salas de aula, possui muita deficiência mais isso também se deve a ser um ambiente diferente do tradicional, pois lá exige alguns critérios de segurança que são essenciais. 
Desta forma devido e esse fator entre outros as salas de aula não estão com qualidade suficiente pra um bom desenvolvimento da aula. Algumas não são ventiladas, algumas possui paredes com mofo o que e causa um pouco de mau cheiro, as salas não possui climatização. As salas de aulas possuem quadro branco em um espaço onde o professor fica. No ambiente onde o professor ministra a aula possui grandes impedindo um contato mais direto aos alunos e impedindo algum risco para o professor, pois entre a aluno e professor possui grades e como se o professor estivesse em uma cela. O prédio possui quadra porém não e de usa da escola, isso se deve as regras de segurança os alunos estão restritos a aulas somente no ambiente de sala de aula. Também possui uma biblioteca, porém para os alunos ter acesso, somente através dos chamados verdinhos, “reeducandos que presta serviços ao presidio devido ao bom comportamento, e para remição de pena. E somente através deles ou dos professores que os alunos recebem os livros da biblioteca. 
c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no labora tório e em outras dependências?
Sim, a relação é apropriada nas salas de aula, pois as salas de aulas possuem em relação a espaço, um espaço grande. As aulas ocorrem no mesmo ambiente onde os reeducando tem suas visitas, são espaços grandes onde tem as visitas nos dias de visitas e as aulas no período de aula, essas salas são adequadas também para as aulas. Pátio, laboratório não são de possível acesso. Existem restrição a esse tipo de ambiente e recursos. 
d) Há salas ambientes? Elas atingem sua s finalidades?
Não existem salas ambientes nesta escola.
1.2.1 Quanto á utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:
a) Que atividades são desenvolvi das?
A biblioteca de destina-se à pesquisa e leitura, porém seu acesso somente se torna possível através dos professores, e de reeducando com cela livre, onde os celas livres chamados “verdinhos” podem estar levando aos presos, em regime total fechado. Não possui laboratório de informática, devido aos alunos não poderem ter acesso a esse tipo de recurso. 
b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência?
Ambos são utilizados pelos alunos, professores, funcionários da escola porem existem alguns tipos de restrição que devem ser seguidas, segundo as normas de segurança da instituição.
c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?
Sim. Mesmo diante das dificuldades, da restrição de recursos devido as normas de segurança, as aulas e os recursos permitidos são ao máximo explorados. 
1.3 Características da gestão escolar
a) Como foi à participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?
Os profissionais participaram de maneira ativa e atuante.
b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os al unos participam? E os pais?
A Instituição possui o Conselho escolar. O Conselho é formado pelo diretor escolar, mais não possui representante dos alunos, do corpo docente e dos pais. Os educadores reúnem-se ordinariamente, uma vez por bimestre. Compete aos educadores e cordenação a função consultiva,
Fiscalizadora e deliberativa das questões administrativas, financeiras e pedagógicas. Atua também na busca de melhorias, na participação efetiva da comunidade escolar junto à escola e na instauração de sindicâncias, quando necessário .
c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros
Propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar?
Sim. A elaboração foi feita com a participação dos educadores, e de acordo com a leis e diretrizes de base da educação. 
1.4 Organização administrativa e pedagógica
a) . Quais os cursos oferecidos, número de classes, horários? Como são tomadas as decisões em relação a esses aspectos e ao calendário escolar?
A escola oferece o Ensino Fundamental (1º ao
9º ano) e Ensino Médio. Com horários assim distribuídos:
O horário matutino compreende das 08:00h às 12h e o vespertino das
13h00min às 17h00min. Porém os alunos não são retirados da sala de aula, o almoço e servido no local e eles permanecem até o retorno do professor a sala de aula.
O calendário escolar, a fixação dos horários e dos turnos é feito pela direção, orientador pedagógico e direção da unidade prosional.
c) Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na
escola (horas atividade, reuniões)? Quem coordena esta parte do trabalho?
A orientadora pedagógica é a responsável em coordenar o horário dos
professores. A hora atividade e as reuniões são feitas d entro do horário da escola.
d) Como são elaborados os planos de ensino?
São elaborados conforme a Proposta Curricular Nacional nos seus princípios teórico-metodológicos
 
e) Como funciona o sistema de avaliação e recuperação dos alunos?
O sistema de avaliação o é constante, buscando-se o desenvolvimento integral
do aluno, mediante um processo contínuo, sistemático, cumulativo, global. São
Aplicadas provas orais e escritas, testes, trabalhos individuais ou em equipes,
tarefas, atividades em classe, atividades extraclasse e demais modalidades que se mostrarem aconselháveis. O sistema de recuperação acontece durante o decorrer do ano letivo através de aulas, tarefa s, exercícios, trabalhos em classe e extraclasse, ministrados pelo professor da disciplina.
1.5 Outras atividades desenvolvidas pela escola
a) A escola possui associação de pais e mestres ou equivalente?
Sim, a escola possui um órgão de representação dos Pais, Professores eFuncionários do Ensino, devidamente constituído, através de seus Estatutos, e
atuante por meio de seus membros.
b) A escola possui um grêmio estudantil ou equivalente?
Não possui.
c) A escola desenvolve programas ou projetos especiais (Escola da Família, clube de mães etc.)?
Não desenvolve estes programas.
d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Há Não Possui.
1.6 Outras atividades desenvolvidas pela escola
a) A escola possui associação de pais e mestres ou equivalente?
Não, a escola não possui.
b) A escola possui um grêmio estudantil ou equivalente?Não possui.
c) A escola desenvolve programas ou projetos especiais (Escola da Família, clube de mães etc.)?
Não desenvolve estes programas.
A Escola atende alunos dentro da unidade prisional assim a mesma não possui as mesmas caraterísticas e atividades de uma escola de ensino regular.
2.1 Localização geográfica:
A escola se localiza a 23 km da Cidade, a Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO LEITURA E CONHECIMENTO
Introdução
A educação e pilar social do mundo, o conhecimento gera qualidade de vida, gera respeito, e pode contribuir na reeducação das pessoas. Hoje a educação e direito de todos, assim o ato do educador de trabalhar e se dedicar pode gerar novas ideias, reconstruir novos caráter e modificar pensamentos antes construídos de forma erada. Visto isso a necessidade da educação dentro das unidades penais não poderia ser diferente. Atualmente no Brasil existem várias unidades penais que conta com escolas regulares dentro das penitenciarias. Em Água Boa-MT, possui a Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, a mesma conta com 600 pessoas do sexo masculino, em regime fechado. Dentre eles hoje 200 alunos estão matriculados e estudando, na escola Nova Chance. A escola segue o sistema de ensino do governo, o sistema (EJA) Educação para Jovens e Adultos. Após visita a unidade penitenciaria, será proposto a seguir o Projeto Leitura e Conhecimento.
Objetivos: 
O projeto Leitura e Conhecimento tem como intuito, desenvolver hábitos de leitura com os alunos. Proporcionar conhecimento, levar o mundo exterior ao mundo interior em que eles vivem. Proporcionar uma viagem ao mundo. Quando o aluno está em reclusão como e o caso deles, o processo de interação ao mundo e vago e quase impossível. Quando o aluno adquiri habito de ler, fazendo isso fazer parte do seu cotidiano, ele pode modificar suas ideias, pensamentos, modo de vida, seu caráter. Através da leitura ele pode reaprender a viver em sociedade. Com esse projeto os alunos poderão desenvolver a interação entre eles. Desenvolver a Fala o modo de auto avaliação, de autoconhecimento. O projeto poderá proporcionar aos alunos o envolvimento com a comunidade. Através do projeto os alunos poderão apresentar poemas a comunidade, e aos visitantes e familiares da unidade prisional. Proporcionar a interação entre reeducando e comunidade. 
Justificativa:
A escola enfrenta algumas dificuldades, pelo motivo de ser uma penitenciaria existem várias normas de segurança, que devem ser seguidas, porém dificulta o trabalho com os alunos. Dentre as dificuldades observadas foi o acesso dos alunos a biblioteca, aos livros de leitura que existem na mesma. Após observado a rotina e conhecer a escola dentro da unidade, foi analisado a necessidade de desenvolver nos alunos hábito de leitura, visto que a leitura gera conhecimento, aprendizagem proporcionando uma viagem ao mundo, ao lúdico ao imaginário. Propiciar a leitura dentro de uma unidade prisional se torna essencial para o meio de vida dos alunos. Uma unidade prisional e um lugar triste e pesado para os reeducando, a solidão e tristeza, privados e reclusos eles não possuem acesso a informação a conhecimento, a interação com mundo se não através da escola, por meio da leitura de livros, artigos ou revistas. As unidades prisionais os meios tecnológicos em partes não são permitidos, o acesso de celulares, computadores são em regra proibidos. O reeducado em maior parte do tempo em cela fica isolados, assim proporcionar materiais de leitura, ajudaria no processo de reabilitação social, de reeducação.
Desenvolvimento
Referencial Teórico:
Proposta de livro para atividade 1, elaboração de teatro O Rei da Vela de Oswald de Andrade, 1933. A peça tem como protagonistas Abelardo I, Abelardo II e Heloísa. Abelardo I é um empresário que enriqueceu às custas dos fazendeiros desesperados com a crise do café. Ele passa a produzir e comercializar velas. Abelardo II mata seu homônimo para assumir os negócios e a noiva de Abelardo I, Heloísa. “A obra trata sobre a sociedade e seus problemas sociais, políticos e econômicos e a convivência com o outro”, sintetiza a professora do curso de letras da Uniderp, Clélia Andrade de Paula. Indicado para o ensino médio.
Segundo livro proposta como opção de livro para escolha, Auto da Compadecida Ariano Suassuna, 1955. O estudo da obra pode ocorrer no ensino médio. É possível reconhecer no texto uma influência direta do teatro popular de Gil Vicente; assim como identificar raízes regionais e universais.
Os livros da Segunda proposta do projeto Poesias são:
Sedução, de Adélia Prado
Toda poesia, de Paulo Leminski
Incompreensão de mistérios, de Elisa Lucinda
No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade
Lua adversa, de Cecília Meirelles
O universo não é uma ideia minha, de Fernando Pessoa
Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur
XXV – Antes de amar-te, amor, nada era meu, Pablo Neruda
Eterna presença, de Mário de Andrade
Todas as manhãs, de Conceição Evaristo
Arte de amar, de Manoel Bandeira
O apanhador de desperdícios, de Manoel de Barros
A teus pés, de Ana Cristina César
Poesia com rapadura, de Bráulio Bessa
Para Viver com Poesia, de Mário Quintana
Método:
O Projeto será desenvolvido na Escola Nova chance, a mesma atende alunos reeducando dentro da unidade Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva. A escola conta com 200 alunos matriculados, o projeto proposto será desenvolvido na turma do ensino médio, (EMB) do raio amarelo a turma conta com 26 alunos matriculados, porém 18 são assíduos. 
Os alunos serão retirados para sala de aula em horário normal que são das 08:00hs as 12:00 Das 13:00hs as 17:00hs. O Projeto terá como duração 2 dias de aula completo dos alunos. E um dia de leitura, compreensão do livro, estudo e preparação. Outro dia Elaboração de teatro e poesias. Como introdução ao tema o professor apresentara aos alunos a importância da leitura conversando com os alunos levando alguns livros que está dentro do projeto, apresentando os livros. 
Na primeira proposta do projeto o professor levara 2 livros para os alunos. Apresentado os livros e os temas deles, o professor fara a proposta da atividade que será a apresentação de um teatro, relacionado ao livro. Dentre os 2 livros os alunos vão preparar um teatro a ser apresentado a comunidade escolar. 
A segunda proposta o professor levara 20 livros poéticos. Esses livros eles poderão levar para dentro das celas onde efetuara leitura. Desta segunda proposta de atividade após a leitura dos livros eles deverá elaborar poemas e escrever e ilustrar em cartaz. Os cartazes após prontos, será colado na área de visita com visibilidade aos visitantes e familiares e a comunidade escolar. 
Resultado Esperado: 
Os alunos somente saem das celas para as aulas ou quando a unidade tem algum projeto. Devido essa reclusão foi visto a necessidade de incentivo à leitura, assim contribuindo para aprendizagem e ressocialização. 
Através da leitura os alunos podem encontrar um novo mundo, uma nova realidade viajar no mundo do conhecimento interaja com meio em que vivem através das atividades propostas que são teatro, e composição de poemas a serem expostos a comunidade.
Considerações Finais:
Após conhecer a escola dentro da unidade prisional, pode-se perceber uma dificuldade em relação as aulas. Por se tratar de uma penitenciaria os professores enfrenta dificuldade devido as normas de segurança que devem ser seguidas. As aulas podem ser interrompidas a qualquer momento. Se houver algum procedimento na unidade os alunos não são retirados para salas de aulas. A dificuldades em relação ao material didático, pois não é qualquer coisa que pode entrar dentro da unidade. Porém a alguns alunos empenhados em sala. Possui alunos dedicados e com vontade de aprender, participativos, atentos. Apesar de todas dificuldades e riscos, é bom e prazeroso trabalhar comos alunos, e um sentimento de dever cumprido. Poder contribuir com a ressocialização dos mesmos. 
Referências Bibliográficas: 
O Rei da Vela de Oswald de Andrade, 1933.
Auto da Compadecida Ariano Suassuna, 1955
Sedução, de Adélia Prado
Toda poesia, de Paulo Leminski
Incompreensão de mistérios, de Elisa Lucinda
No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade
Lua adversa, de Cecília Meirelles
O universo não é uma ideia minha, de Fernando Pessoa
Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur
XXV – Antes de amar-te, amor, nada era meu, Pablo Neruda
Eterna presença, de Mário de Andrade
Todas as manhãs, de Conceição Evaristo
Arte de amar, de Manoel Bandeira
O apanhador de desperdícios, de Manoel de Barros
A teus pés, de Ana Cristina César
Poesia com rapadura, de Bráulio Bessa
Para Viver com Poesia, de Mário Quintana

Continue navegando