A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
7ªACQF(14) Esruturas Especiais

Pré-visualização | Página 1 de 2

7ª AVALIAÇÃO CONTINUADA - QUESTÕES FECHADAS – Semana 09/06 a 25/06/2018. 
1ª Questão – Com relação aos itens que compõem a superestrutura, pilares, encontros e aparelhos de apoio, assinale a definição adequada dos encontros e sua necessidade para a estrutura. 
a) Os encontros têm a função de receber a reação das bordas da superestrutura e servem como muro de arrimo para contenção de terra nessa região. 
b) Os encontros servem apenas para garantir uma estética agradável para as obras de arte, isto é, pontes, viadutos, galerias e túneis. 
c) Os encontros têm a função de transferir os esforços da superestrutura para o solo, apenas. 
d) Os encontros têm a função de realizar a distribuição dos carregamentos da superestrutura para a mesoestrutura sem que ocorram impactos. 
e) Os encontros têm a função de realizar a ligação entre pilares da mesoestrutura, garantindo, assim, o acesso à continuidade da via. 
2ª Questão – A linha de influência tem a função de calcular os valores de uma determinada seção de acordo com os carregamentos. Sabendo que a figura a seguir é um trem-tipo equivalente, calcule o maior valor de momento possível. Considere que o trem-tipo pode se deslocar por toda a viga.
 
a) 4209,20 kN.m. 
b) 2899,80 kN.m. 
c) 3091,05 kN.m. 
d) 3232,64 kN.m. 
e) 1270,20 kN.m. 
3ª Questão – A linha de influência tem a função de calcular os valores de uma determinada seção de acordo com os carregamentos. Sabendo que a Figura 1 é a linha de influência de momentos no centro da viga biapoiada e a Figura 2, o carregamento, determine o valor do momento na seção transversal. 
a) 650,5 kN.m. 
b) 325,0 kN.m. 
c) 445,0 kN.m. 
d) 540,0 kN.m. 
e) 720,0 kN.m. 
4ª Questão – A linha de influência tem a função de calcular os valores de uma determinada seção de acordo com os carregamentos. Sabendo que a figura a seguir é um trem-tipo equivalente (cargas móveis: pontuais de 150 KN e distribuídas de 30 KN/m), calcule o maior valor da força cortante possível. Considere que o trem-tipo pode se deslocar por toda a viga. 
a) 163,9 kN. 
b) 668 kN. 
c) 597 kN. 
d) 323,6 kN. 
e) 847,5 kN. 
5ª Questão – Calcule a força concentrada total vertical aplicada no eixo central dentro do carrinho tipo para a longarina V1, com fator de impacto de 1,35 e um fator de carga de 1,40 provocada pelo trem-tipo TB 45 sobre tabuleiro com as dimensões representadas na figura abaixo: 
a) 85,42 kN. 
b) 270,36 kN. 
c) 257,25 kN. 
d) 193,13 kN. 
e) 143,06 kN. 
6ª Questão – Cabe ao engenheiro considerar: pontes e viadutos são obras que necessitam vencer vãos, que, em sua essência, têm um obstáculo que, de alguma maneira, precisa ser superado. Apenas a infraestrutura e a mesoestrutura (elementos de fundação e encontros) têm contato com o solo. Acerca dos métodos de lançamento da superestrutura, assinale a alternativa correta. 
a) Um modelo de lançamento de superestrutura é a execução por meio de aduelas sucessivas. Esse padrão é lançado a partir dos pilares; primeiramente, todas as aduelas de um lado do pilar são lançadas e, depois, todas as outras aduelas do outro lado. 
b) A moldagem in loco é um sistema que tem como grande fator econômico a necessidade de utilização de grandes andaimes. Uma desvantagem do sistema é o escoramento em toda a extensão da superestrutura. 
c) Uma maneira de lançar a superestrutura sobre os aparelhos de apoio é a utilização de equipamentos de içamento, como colunas de içamento e guindastes. Uma dificuldade para a utilização desse modelo é a de posicionar os guindastes próximos à região de montagem e com bom local para patolagem desses equipamentos. 
d) Um modelo de lançamento da estrutura de pontes é a ponte empurrada, esse modelo toma por base o início da execução da superestrutura no centro da ponte e, a partir desse ponto, a ponte é lançada. 
e) A execução de pontes estaiadas tem seu início com a execução da superestrutura, e a execução do mastro acontece após o posicionamento dos tabuleiros. 
7ª Questão – A linha de influência é a representação gráfica dos esforços causados a uma determinada seção pelas cargas conforme percorrem a estrutura. De acordo com a viga representada a seguir, determine o valor X, para Linha de influência de Cortante em A na Seção mais à esquerda da peça, com comprimento igual a 20 m. 
a) 0,5. 
b) 2,0. 
c) 20,0 
d) 10,0 
e) 1,0. 
8ª Questão – Considere a seção transversal para cálculo dos carregamentos permanentes referentes às defensas e ao revestimento asfáltico. Para isso, considere a densidade do concreto 25 kN/m³ e a densidade do revestimento asfáltico 18 kN/m³. O revestimento asfáltico terá 12 cm de altura e deve ser considerada uma faixa de 1,0 m do tabuleiro para cálculo do carregamento permanente. 
a) Cargas das Defensas 2,0 kN/m cada. Cargas do Revestimento Asfáltico = 1,5 kN/m. 
b) Cargas das Defensas 3,0 kN/m cada. Cargas do Revestimento Asfáltico = 1,5 kN/m. 
c) Cargas das Defensas 6,0 kN/m cada. Cargas do Revestimento Asfáltico = 2,16 kN/m. 
d) Cargas das Defensas 2,0 kN/m cada. Cargas do Revestimento Asfáltico = 2,16 kN/m. 
e) Cargas das Defensas 3,0 kN/m cada. Cargas do Revestimento Asfáltico = 2,16 kN/m. 
9ª Questão – O coeficiente de número de faixas, CNF, é utilizado para minoração dos esforços horizontais a serem considerados em uma ponte. De acordo com a seção, determine o valor do CNF. 
a) 0,95. 
b) 0,85. 
c) 0,90. 
d) 2,00. 
e) 1,00. 
10ª Questão – De acordo com o sistema estrutural esquematizado, assinale a alternativa que o descreve corretamente. 
a) Os cabos de aço principais são ancorados nas bordas, essas solicitações são elevadas. A superestrutura transfere esforços aos cabos secundários que carregam o cabo principal. 
b) As pontes Pênsil têm por princípio a ausência de forças de tração no sistema estrutural Essas forças são encontradas em pontes de concreto. 
c) O sistema estrutural exibido é o de ponte Pênsil, em que o item que suporta a estrutura são os vários pilares distribuídos ao longo da extensão da ponte. 
d) O sistema estrutural exibido é o de ponte sobre vigas, em que as vigas sobre os aparelhos de apoio recebem os esforços descarregados pelo tabuleiro. 
e) As pontes Pênsil se caracterizam pela presença de um único mastro, onde são ancorados cabos de tração. 
11ª Questão – Coeficiente de impacto é o fator de majoração utilizado para trazer ao modelo de cálculo a velocidade em que as obras de arte sofrem carga e descarga devido à passagem de veículos. De acordo com esse conceito, calcule o coeficiente de impacto vertical para a estrutura listada. para estruturas com vão entre 10,0 m e 200 m. 
a) 1,313. 
b) 1,333. 
c) 1,283. 
d) 1,201. 
e) 1,192. 
	12)O método executivo para obras de arte tem ligação direta com o modelo de ponte que será realizado, ponte em viga, pênsil, em arco, pórtico ou estaiada; esses modelos definem quais as possibilidades de execução. Também é crucial para o modelo executivo o tipo de superestrutura que será adotado. De acordo com a descrição da metodologia executiva e com as alternativas que descrevem essa metodologia, marque a alternativa CORRETA.
	
	
	Uma maneira de realizar a montagem dos tabuleiros de pontes de concreto é o lançamento manual, pela força de trabalhadores, do sistema de suporte, que são os
tabuleiros, visto que esse tem dimensões reduzidas e peso leve.
	
	
	A execução de ponte empurrada é o modelo executivo que posiciona barcaças com as vigas e os tabuleiros entre os pilares; a partir das cabeças dos pilares, a estrutura é suspensa para a posição onde estará instalada.
	
	
	Na execução de pontes pênsil, a última parte da execução é o lançamento dos cabos de sustentação principais, pois esses não devem ser solicitados antes de estarem
balanceados ao longo de toda a ponte.
	
	
	O modelo de execução de treliças metálicas é utilizado para lançamento de tabuleiros de pontes com vãos de dimensão média e curta. A treliça metálica serve para suspensão e sustentação dos componentes da superestrutura

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.