Buscar

A historiografia regional

Prévia do material em texto

A palavra ?memória? tem seu significado como algo que lembra o passado, e mesmo mudando seu conceito durante os períodos da história, manteve sua essência. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- No Renascimento, passou-se a produzir uma memória protestante, valorizando-se um cristianismo revalorizado.
II- No Renascimento, influenciado pelo humanismo, ao contrário do medieval, a memória estava mais ligada às questões terrenas.
III- A partir da Revolução Francesa a memória passou a ser vista sob uma perspectiva de reforçar as lembranças da revolução.
IV- Na visão dos positivistas, os grandes fatos, as principais datas e os heróis nacionais deveriam permanecer na memória do povo para sempre.
Agora, assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	Podemos conceber que a postura intelectual dos historiadores que se amparam nas matrizes teóricas originais como o Positivismo, o Marxismo e as correntes da Escola de Annales é de apresentar os fatos históricos numa perspectiva macro, generalizante e globalizante. Caso o professor opte por esta postura sem fazer as devidas conexões entre o passado e o tempo presente, pode incorrer no erro de ensinar o passado pelo passado ou ainda dar destaque a fatos e acontecimentos que se encerram em si mesmo. Em outras palavras, sem mediar o conhecimento passado de forma significativa para o aluno, a história ensinada perde o seu sentido e a sua importância. A História Local/Regional aparece como uma alternativa pedagógica para que os alunos se apropriem de conceitos históricos relacionados ao seu cotidiano e ao meio onde vivem, para desenvolver noções e conceitos universais. Quanto à importância de o professor assumir uma postura de mediador no processo de ensino de história utilizando como procedimento metodológico a História Local/Regional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando o professor possibilita ao aluno uma visão da história a partir da história local, municipal, estadual, regional e nacional, os alunos podem enxergar e entender melhor a história universal. 
(    ) Ao trabalhar a História Local e os acontecimentos que estão mais próximos do cotidiano do aluno, este consegue se enxergar como um ator social, ou seja, como um herói, um personagem histórico transcendental, o que faz bem para a autoestima do aluno, haja vista que deixa de se ver como minoria marginalizada e passa a integrar o corpo dos segmentos sociais dominantes.
(    ) Ao trabalhar a História Local/Regional, o aluno se vê como ator social, uma pessoa real, humana, capaz de transformar a realidade e esta compreensão de que é um sujeito histórico é importante para entender outros eventos históricos e, sobretudo, desmistificar os heróis que os alunos acabam personificando como os únicos agentes construtores da história. 
(    ) Ao trabalhar a História Local e relacionar os acontecimentos do dia a dia com os fatos históricos, o professor faz a ponte entre a história e o cotidiano, uma vez que os alunos não têm percepção de que a história pode ser influenciada pelo cotidiano ou vice-versa e que vivemos fazendo história e só futuramente o nosso presente será história.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Uma pequena escola do município de Canudos/BA realizou uma pesquisa de campo nos arredores do açude de Cocorobó. Os alunos visitaram o sítio arqueológico onde ocorreu o Conflito de Canudos. Devido ao ciclo da seca, ficaram expostos vestígios e estruturas da ocupação bélica, como trincheiras, antigas habitações e até sepulturas. A escola se interessou sobre o assunto, pois faz parte de sua história local. Nesta perspectiva de trabalho da disciplina de história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O estudo realizado sobre o Conflito de Canudos faz uma abordagem sobre a História Regional/Local, pois a escola está inserida naquele contexto.
(    ) A iniciativa da escola de Canudos estudar um tema ligado à sua localidade faz parte da abordagem historiográfica da História Nacional ou Macro-história.
(    ) O estudo do Conflito de Canudos realizado pela escola leva em conta a abordagem da Macro-história, pois esse conteúdo teve relevância nacional.
(    ) Todo o estudo de arqueologia está inserido na abordagem da Macro-história, independente de sua localização ou época histórica.
Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	A história oral utiliza depoimentos, narrativas, relatos e recordações para resgatar e reconstruir o passado. Nesse contexto da história oral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Utilizada desde as primeiras décadas do século XX, é uma excelente forma de construir a história regional e local.
(    ) É um método de abordagem utilizado para pesquisar aspectos peculiares da vida cotidiana.
(    ) A história oral é uma ótima maneira de se conhecer questões do local.
(    ) História oral e memória são coisas totalmente adversas e não se aproximam.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	A micro-história pretende descobrir do passado o que não foi registrado pelos historiadores. Esta abordagem está em destaque no cenário histórico brasileiro. Assim, a micro-história é um tipo de abordagem que reduz a escala de observação do historiador. A micro-história elege um campo de observação específico para a construção de seu objeto de estudo. Sobre a micro-história, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O objeto de estudo da micro-história deve ser retirado do seu contexto para que o historiador possa entender um caso extremo como um caso típico.
	 b)
	A micro-história surge no bojo da Nova História Cultural, trazendo respostas à crise dos grandes paradigmas.
	 c)
	A micro-história e a história regional são a mesma coisa, pois trabalham com os mesmos métodos e processos de análise.
	 d)
	A micro-história surge num momento em que o debate historiográfico foi fortalecido pela ascensão do paradigma marxista e de modelos de história generalizante.
	6.
	A relação entre História e memória suscita reflexões muito interessantes. No decorrer do longo processo de construção e reconstrução do conhecimento histórico, o sentido atribuído à memória foi sofrendo várias transformações e, dependendo da corrente historiográfica, a memória vai ter um determinado papel e uma determinada importância no ofício do historiador. As possibilidades de abordar a memória como processo individual ou coletivo também provocam importantes inquietações. Sobre a relação entre História e memória, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A memória é uma forma parcial de interpretação do passado, tendo seu uso como fonte invalidado, pois é um processo restrito e fragmentado de relembrar fatos ocorridos.
(    ) No mundo antigo, era por meio da memória que era possível fazer a ligação entre o mundo real e o mundo da representação.
(    ) No mundo medieval, os homens deveriam ter a memória sempre muito presente, pois ela significava a ponte entre Deus e os homens.
(    ) No mundo do Renascimento, sendo as questões terrenas mais importantes, houve um processo de dessacralização da memória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	7.
	O termo memória tem a sua origem etimológicano latim, deriva de menor e oris e significa "o que lembra"e se relaciona com o vivido em diferentes tempos e contextos. Ao longo da história, os investigadores atribuíram novos significados para a palavra memória, entretanto não perdeu a sua essência, que consiste em lembrar o passado. Contudo, o debate acerca do uso da memória como fonte e a relação da memória e história persiste como uma questão teórico-metodológica, que preocupa os historiadores por gerações. Com relação a esta problemática e aos cuidados que o historiador precisa tomar ao utilizar as fontes orais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O papel do historiador é lembrar o que os outros esqueceram e, para tanto, alguns utilizam as fontes orais, entre eles depoimentos, relatos, entrevistas para a televisão e rádio, como pistas para o seu fazer histórico. Contudo, a memória se torna parte integrante da história quando é contextualizada, problematizada e analisada através do seu entrecruzamento com outras fontes de pesquisa. 
(    ) Normalmente, as pessoas lembram as coisas boas e esquecem as ruins e se apropriam das histórias, dos conhecimentos, da leitura e escrita de maneiras distintas. Sendo assim, Marieta Ferrari orienta o historiador no seu fazer histórico no sentido de utilizar um conjunto de procedimentos com o propósito de produzir o depoimento e depois analisá-lo, sem esquecer de confrontá-lo com diferentes fontes.
(    ) Na concepção de Paulo Miceli, deve existir rigor nos procedimentos para a realização de uma entrevista. Ele chama a atenção para o fato de que os depoimentos envolvem esquecimentos, distorções e omissões que demandam uma pesquisa e uma interpretação para serem compreendidos e contribuem para o trabalho histórico.  
(    ) A fonte oral se opõe à história metódica e factual, que até poucos anos estava centrada no estudo dos grandes eventos históricos e grandes personagens. É um método de pesquisa que não exige um rigor metodológico, procedimentos de análise ou confronto de fontes. Essa nova vertente interpretativa da história garante ao historiador uma total liberdade no seu fazer histórico, sem necessidade de as entrevistas serem complementadas pelas pesquisas com outras fontes. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/memoria/04.shtml>. Acesso em: 3 dez. 2010.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	A historiografia permite que projetos de ensino desenvolvam o trabalho sobre a história do bairro na qual o aluno está inserido. Esta iniciativa faz com que o professor de história explore questões sobre o bairro, como: a perspectiva econômica, a colonização e as primeiras famílias, aspectos religiosos locais, entre outros. Nesta perspectiva de trabalho da disciplina de história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A história estudada nas escolas geralmente enfatiza a História Nacional e a História Geral, dando pouca importância à História Regional/Local.
(    ) O estudo da História Regional/Local aproxima o aluno dos fatos mais próximos de sua realidade. Esta atitude estimula o interesse do aluno pela disciplina.
(    ) O ensino de História Regional/Local diminui a simpatia dos alunos pelos conteúdos da disciplina da história, pois a comunidade não faz parte do interesse do aluno.
(    ) A historiografia brasileira estabelece que a História Regional/Local, bem como a micro-história, não deve ser abordada no Ensino Fundamental.
Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	Na educação brasileira, a historiografia tem evoluído para melhorar a qualidade do ensino de História em seus métodos. Todo esse esforço tem bons resultados para atrair o maior interesse do aluno pela disciplina. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A abordagem da história local e regional substitui a história nacional, que assume um papel secundário.
	 b)
	Na historiografia, não é possível relacionar aspectos da história local com a história oral de depoimentos e relatos.
	 c)
	Só é possível abordar o método de estudo da história oral quando não existem documentos históricos.
	 d)
	Faz parte da historiografia a abordagem da história nacional sem diminuir a história regional/local.
	10.
	Para o historiador Michel Pollak (apud PACANO, 2011), memória é constituída por três elementos que associam tempo, espaço e sociedade. A memória é consubstanciada em lembranças que devemos entender dentro de "quadros sociais da memória". A partir dessa teoria de memória, analise as sentenças a seguir:
I- Memória é constituída por "acontecimentos" vividos pessoalmente.
II- Memória é constituída "por pessoas", por "personagens".
III- Memória é constituída por "erros" e "acertos" do passado.
IV- Memória é constituída "por lugares de apoio à memória".
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PACANO, Fábio Augusto. História, Memória e Identidade. 2011. Disponível em: <www.2csh.clio.pro.br/fabio%20augusto%20pacano.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2015.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.

Continue navegando