Buscar

Atividade 3 - Empreendedorismo e Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Observamos no mundo de hoje um alto consumo por parte da população. Para suprir o consumo acelerado as empresas requerem maior matéria prima, como por exemplo, o minério de ferro e acabam explorando de forma acelerada e sem preocupação com os danos ambientais. Os desastres ambientais foram causados por falta de estruturas por parte de grandes corporações e suas instalações, e até mesmo uma ausência de manutenção qualificada. 
Quanto aos impactos ambientais, o rompimento da barragem em Mariana liberou o equivalente a 25 (vinte e cinto) mil piscinas olímpicas de resíduos. Esses resíduos continham óxido de ferro, água e muita lama o que provocou muitos danos ambientais como solo infértil e a morte de peixes nos rios por onde os resíduos percorreram. Em relação ao acidente conhecido como Césio 137 (cento e trinta e sete) houve consequências graves e de longa duração para o meio ambiente e as populações próximas. Foram liberadas substâncias radioativas no ar e no solo que contaminou plantas, rios, animais e até pessoas. No caso do Césio 137 o processo de contaminação ocorreu em forma de cadeia: o Solo, a vegetação que extraía nutrientes do solo, o gado que se alimentava desta vegetação e por fim, as pessoas tomaram o leite das vacas contaminadas.
As punições a Samarco totalizam um prejuízo de 23 (vinte e três) bilhões de reais, quase dez vezes o valor do lucro líquido da empresa no ano anterior ao da tragédia. Aos culpados pela tragédia com Césio 137, em Goiânia, foram condenados a prisão: três médicos responsáveis pela clínica de onde a cápsula foi retirada, um físico que dava consultoria para o Instituto Goiano de Radioterapia e o dono do prédio.

Outros materiais