Buscar

Conceito e distinção de salário e remuneração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E FINANÇAS
Disciplina IH 190 – Legislação Trabalhista Data: 13/05/2019
Professor: Ricardo Tonassi Souto
Alunos: Daniella Rodrigues de Almeida 201846507-2
 Luan Cavalcanti Novo 201746518-4
 Thiago Lopes Alves 201746531-1
Tema: Conceito e Distinção de Salário e Remuneração.
Conceito
Salário: legalmente falando, o salário é um ato de contraprestação. É o conjunto de percepções econômicas devidas pelo empregador ao empregado, não só como contraprestação do trabalho, mas, também, pelos períodos em que estiver à disposição aguardando ordens, pelos descansos remunerados, pelas interrupções do contrato de trabalho ou por força de lei. 
Remuneração: descrita no artigo 457 da CLT, a remuneração é o conjunto de pagamentos recebido pelo empregado, diretamente pelo seu empregador, através do salário, bem como aqueles valores recebidos por terceiros, que são as gorjetas. A remuneração engloba todos os ganhos referentes ao contrato de trabalho e que possam ser usufruídos pelo trabalhador.
Distinção entre Salário e Remuneração. 
Muito do que se pode distinguir entre os termos em questão, já pôde ser notado com base em seus conceitos acima apresentado. No entanto, cumpre-nos deixar claro o que os diferencia. 
De acordo com o que já fora mencionado, o Salário é a contraprestação devida e paga diretamente pelo empregador ao empregado em função da relação empregatícia, ou seja, uma quantia contratualmente estipulada. De forma grosseira, pode-se afirmar que o salário é uma parte da remuneração, como explicaremos a seguir. 
A Remuneração trata-se do total dos ganhos que o colaborador recebe, ou seja, é o somatório do salário com outras vantagens adicionais, as quais podem ser: horas extras, adicional noturno, adicional periculosidade, gorjeta, etc. Dessa forma, nota-se que a remuneração é totalidade dos ganhos do empregado e que são decorrentes do vínculo empregatício, pagos diretamente ou não pelo empregador.
Em suma, o salário trata-se de uma contraprestação devida pela prestação de serviços, a qual será paga diretamente pelo empregador ao empregado, ao passo que a remuneração se trata da relação salário + outras vantagens, sendo assim a totalidade dos ganhos do empregado e que não será, necessariamente, pago diretamente pelo empregador (exemplo: gorjetas).

Outros materiais