Buscar

Análise da Porto Seguro Seguros

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
GUARÁ II - DF/2019
	Nº.
	NOME
	RA
	01
	Laiany Célcia C. de Andrade
	1920675
	02
	
	
	03
	
	
	04
	
	
	05
	
	
	06
	
	
Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.
INTRODUÇÃO
 Defronte do cenário brasileiro e das seguidas mudanças que acontecem no ramo corporativo, as instituições precisam estar equiparadas ao redor das definições estratégicas claras, considerando o curso de informações e conhecimento que comovem o desempenho organizacional como um todo. Por essa razão, é imprescindível estabelecer um tratado com a força de trabalho fundamentado no respeito mútuo e comunicação aberta, ou melhor, o ápice atual exige uma vasta transformação de gestão, por intermédio do aprendizado e criação de novas formas organizacionais dirigidas para equipes e processos.
 O êxito de uma organização vai além dos apetrechos de trabalho, da interceptação de recursos financeiros e tecnológicos, a consecução da qualidade na contribuição de serviços e no ambiente organizacional procede, entre outros fatores, de um comportamento positivo e comprometimento dos colaboradores, pois são as pessoas que fazem com que as coisas sucedam, propõem melhorias e mudanças necessárias para o aperfeiçoamento. A empresa em estudo será a Porto Seguro Seguros uma seguradora, que faz seguros patrimoniais e de pessoas, fundada há 73 anos.
 Desta forma, este trabalho busca averiguar as estratégias de liderança e relacionamento utilizadas pela Porto Seguro Seguros. Nessa análise será verificado o comprometimento de todos dentro da organização na busca de uma harmonização perfeita, envolvendo todas as áreas com o mesmo objetivo: atender e satisfazer as necessidades do cliente com a máxima qualidade, através da utilização mais eficiente e eficaz dos canais de interação cliente – empresa e das informações contidas no atual banco de dados da Porto Seguro Seguros com vistas à otimização deste relacionamento, garantindo assim, maior nível de satisfação dos clientes e o bom desempenho da equipe. Utilizando – se das disciplinas cursadas no bimestre que são: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Toda a pesquisa procura juntar o conhecimento teórico e aplicá-lo de forma prática no funcionamento da empresa. 
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
A Empresa:
 Porto Seguro Seguros – Porto Seguro S.A, é uma empresa que atua nos principais ramos de seguros patrimoniais e de pessoas, tendo como seu portfólio de produtos: seguros (Auto, Patrimonial, Saúde + Odonto e Vida) e também negócios financeiros (Cartão de Crédito e Consórcio), os seus principais concorrentes são: o Bradesco Vida e Previdência S.A, BrasilPrev Seguro, Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros, Caixa Vida e Previdência S.A, Sul América Cia Nacional de Seguros, Mapfre Vera Cruz Seguradora S/A. Companhia de Seguros Aliança do Brasil.
 A Porto Seguro Seguros, é uma empresa de grande porte tendo um faturamento de 17,200 bilhões no ano de 2017 e no ano de 2018 esse faturamento subiu 146%, o seu número de clientes é de aproximadamente 20 milhões em todo o país, no ano de 2009 fez uma transação comercial se associando ao Itaú Unibanco, assim criando uma nova empresa, a Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S.A. (Psiupar), será detida pelos atuais donos da Porto Seguro. Após a conclusão das operações, o Itaú Unibanco deterá 43% da Psiupar, enquanto os controladores da Porto Seguro, o restante. A Psiupar vai deter 70% da Porto Seguro S.A., o resto das ações ficará nas mãos do mercado. A fusão foi fechada 9 dias. A empresa conta com uma quantidade de instalações 103 sucursais e empresas regionais. Sua matriz fica localizada em São Paulo, SP e suas filiais em todo o país. O seu quadro de funcionários conta com aproximadamente 13 mil funcionários e também conta com aproximadamente 25 mil corretores de seguros cadastrados. No ano de 1997, foi fundada a Porto Seguro S.A, “holding” que centraliza o controle das seguintes empresas: Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais — principal empresa do grupo. Porto Seguro Adm. de Vida e Previdência — que atua nos ramos de seguro de Vida e Previdência Privada. Porto Seguro - Seguro Saúde — que atua no segmento de seguro-saúde. Porto Seguro Seguros Del Uruguay — que atua nos ramos de seguros de incêndio e veículos. Portoseg Crédito, Financiamento e Investimento — que atua no segmento de crédito, financiamento e investimentos. Azul Seguros — no ramo de seguros de automóveis. Portopar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários — na administração de fundos de renda fixa e variável. Porto Seguro Proteção e Monitoramento — no setor de segurança eletrônica de patrimônios. Itaú Seguros de Auto e Residência — nos ramos de automóvel e residência. Porto Seguro Odonto — na operação de planos privados de assistência odontológica. Porto Seguro Serviços Médicos — no ramo de saúde ambulatorial e saúde ocupacional. Porto Seguro Atendimento — empresa de telemarketing e central de atendimento do grupo. Porto Seguro Capitalização — empresa de títulos de capitalização. Portopar DVTM — empresa de títulos e valores mobiliários. Bioqualynet — empresa de saúde ocupacional e segurança do trabalho. Health for Pet — especializada em planos de saúde para cães e gatos.
 A sua missão é assumir riscos e prestar serviços, por meio de um atendimento familiar que supere expectativas, garantindo agilidade a custos competitivos com responsabilidade social e ambiental.
 Os seus valores são: Cooperação, transparência, justiça e atitude de atender com genuíno interesse são nossos valores fundamentais
 De acordo com a pesquisa realizada, é possível notar que a empresa se apoia na Escola de Relações Humanas, que é segundo Chiavenato (2000), habilidade humana “[...] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.” São habilidades necessárias em todos os níveis da organização, pois o gestor necessita de eficiência nas relações interpessoais com a sua equipe, desde a necessidade de estimular a participação de todos os colaboradores, no estabelecimento de objetivos e estratégias organizacionais; bem como na discussão com a equipe operacional sobre uma necessidade técnico‑operacional que irá viabilizar uma meta fabril.
 De acordo com, Stoner (1999) “propõe uma classificação de acordo com o nível que ocupa na organização: gestores de primeira linha, gestores médios e altos gestores, bem como pelas responsabilidades por atividades organizacionais que lhes são atribuídas: administradores funcionais e gerais.” Observando o nível de atuação na organização, os gestores de primeira linha situam‑se no plano base da pirâmide organizacional, o nível mais baixo de gerencia. Geralmente são identificados como supervisores e gerenciam apenas trabalhadores operacionais. Já os gestores médios estão localizados no nível intermediário da pirâmide e são responsáveis pelos gestores de primeira linha e, eventualmente, pelo comando direto de trabalhadores operacionais. Por fim, os altos gestores, denominados pelo termo inglês CEO (Chief Executive Officer), também podendo ser chamados Presidente, Vice‑Presidente, ocupam o cargo mais alto na pirâmide organizacional, são responsáveis pelo direcionamento estratégico global da organização e por seus recursos disponibilizados.
 A companhia Porto Seguro S.A. é administrada pelo Conselho de Administração, que atualmente tem 7 membros. Os conselheiros são eleitos durante as assembleias gerais ordinárias de acionistas para cumprir mandatos de dois anos, permitida a reeleição. Os conselheiros podem ser destituídos pelos acionistasa qualquer tempo. As responsabilidades do Conselho de Administração incluem o estabelecimento das políticas gerais da Companhia, a eleição dos diretores, a supervisão da Administração e a aprovação de determinadas operações da Companhia. O Conselho de Administração, em conformidade com o Estatuto Social, é composto por no mínimo cinco e no máximo sete membros.
Responsabilidade Social:
 A Porto Seguro participa do meio de responsabilidade social através do Instituto Porto Seguro que é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como principal mantenedora a Porto Seguro e como objetivo potencializar o desenvolvimento de projetos socioambientais e culturais da região de Campos Elíseos, em São Paulo. Fundado em 2005, com o nome de Casa Campos Elíseos Melhor, o Instituto Porto Seguro atua nas vertentes cultural, educacional e social.
 Tachizawa (2004) afirma que a responsabilidade social corporativa deve enfatizar o impacto das atividades das empresas para os agentes com os quais interagem, deve expressar compromisso com a adoção e difusão de valores, conduta e procedimentos que induzam e estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos empresariais, para que também resultem em preservação e melhoria da qualidade de vida da sociedade do ponto de vista ético, social e ambiental.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação Interna:
 Difundir entre os empregados a realidade da empresa, de ampliação dos laços de identidade funcional, de prestação de informação e de estimulo ao debate da realidade social, sem intermédios. Utilizada como ferramenta de estratégia pela organização por atuar em três frentes: humaniza as relações de trabalho, consolida a identidade da empresa junto aos seus públicos e é fundamental para os resultados do negócio. 
 A missão básica da comunicação interna é concluir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propicio ao cumprimento de metas estratégicas da organização e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços e à expansão de suas linhas de produtos. (REGO, 2002, p. 54).
Comunicação Externa:
 A empresa faz dos meios de comunicação para o fim de tornar conhecidas suas mensagens. Nesse processo incluem toda a veiculação de informações e todos os comunicados emitidos pela organização empresarial para um público ou uma opinião pública fora dos limites internos.
 Como qualquer outro elemento que integra a sociedade, a comunicação somente tem sentido e significado em termos das relações sociais que a originam, nas quais ela se integra e sobre as quais influi. Quer dizer que a comunicação que se dá entre as pessoas manifesta a relação social que existe entre essas mesmas pessoas. Neste sentido, os meios de comunicação devem ser considerados, não apenas como meios de informação, mas como intermediários técnicos nas relações sociais. (BORDENAVE, 1993, p. 12).
Comunicação Interpessoal:
 A comunicação interpessoal na empresa é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um “chefe” que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Com certeza, os colaboradores sob sua tutela terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão.
 No processo da comunicação, as pessoas podem comunicar-se em muitos níveis, por muitas razões, com muitos indivíduos, de muitas formas, conforme (SERRA, 2007, p. 77). 
Atendimento ao Cliente:
 A Porto Seguro conta com vários meios de comunicação para o atendimento aos clientes, por meio do SAC e Telefones (Reclamações, cancelamentos e outros atendimentos), Chat Online (Converse agora com um atendente), Mensagens (Envie sua dúvida, crítica ou sugestão), Ouvidoria (Reclamações em última instância), Canal de Denúncia (Canal seguro e eficaz para denúncias) e Site da Empresa.
TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
MS Word:
 É utilizado para redigir textos e rotinas administrativas como: contratos, memorandos, ofícios entre outros. 
MS Excel:
 É utilizado nas áreas de: vendas, marketing, serviços, recursos humanos e departamento financeiro, elaborando planilhas internas que agilizam e facilitam as tarefas que envolvem cálculos, análise de dados entre outros.
MS Power Point:
 É utilizado pela empresa para: reuniões, palestras e desenvolvimento pessoal e profissional através de slides.
 A utilização da informatização tem se mostrado cada vez mais como um diferencial competitivo no mercado, pois gira em torno da informação necessária e de uma avaliação do desempenho na expectativa de lucro futuro. Assim, aquele que souber trabalhar e investir corretamente nessa estratégia, no sentido de conhecer sua importância, finalidades e resultados saberá como competir com outras empresas dentro de sua área de atuação poderá atender a demanda do mercado de forma organizada e estruturada.
 Dessa forma, a Porto Seguro sempre reconhece o valor das palavras como ferramentas de relacionamento com o seu público-alvo. Diante de um mercado movido por uma forte concorrência investe em canais eficientes de comunicação corporativa que informam e fidelizam clientes, buscando um relacionamento duradouro com seus clientes e parceiros.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Durante a realização do projeto no curso de Gestão de Recursos Humanos, percebe-se o quanto o cenário brasileiro aponta para necessidade das organizações construírem uma gestão eficaz, além de manterem acessos e compromissos com seus colaboradores e clientes. A empresa analisada nesse projeto se situa no contexto das organizações viáveis, do ponto de vista de liderança, motivação, ética, moral. Detém confiança junto aos clientes e está sendo desenvolvida uma boa política de proximidade e liderança, pois a empresa possui uma linha de comunicação interna onde amplia sistema de informações capaz de dar subsídios para que todos os colaboradores possam cumprir suas tarefas com eficiência, conforto e motivação. Todos os colaboradores da empresa, nos mais variados níveis, recebem feedback através de avaliação de desempenho. O processo visa o aprimoramento profissional dos colaboradores e que eles conheçam a expectativa da empresa em relação ao seu trabalho. 
 Em suma, é possível perceber uma preocupação da Porto Seguro em aprimorar as formas de lideranças, comunicação, motivação e relacionamento para contemplar todos os clientes internos e externos. As informações são adequadas e transparentes e faz com que os clientes tenham mais confiança nos serviços e notícias divulgadas pela Porto Seguro Seguros.
REFERÊNCIAS
BORDENAVE, Juan E. Diaz. Além dos meios e mensagens. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 6ª. Ed. São Paulo: Campus, 2000.
PORTAL DO INSTITUTO PORTO SEGURO. Disponível em: http://institutoportoseguro.com.br/ Acesso em: 10 de Abril de 2019.
PORTAL PORTO SEGURO. Disponível em: https://www.portoseguro.com.br/ Acesso em: 31 de Março de 2019.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Jornalismo Empresarial: Teoria e prática. São Paulo: Summus, 1987.
SERRA, Paulo J. Manual de Teoria da Comunicação. Covilhã, 2007.
STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração, Tradução Alves Calado. 5ª. Ed. Rio de Janeiro, 1999.
TACHIZAWA, T. Organização não governamentais e terceiro setor. São Paulo: Atlas, 2004.

Continue navegando