Buscar

RELATÓRIO SEDIMENTARES

Prévia do material em texto

Rochas Sedimentares 
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas 
Engenharia Agronômica 
Grupo: Ana Lúcia, Gabrielle, Maria Andreza, Milena e Thainá
 O principal objetivo dessa prática em sala foi obter aprofundar o conhecimento sobre o grupo de rochas, apresentar as principais características e classificações, que nos foi apresentado em aulas. Foram observados três tipos de rochas diferentes, cada uma com sua cor, formato, tamanho, textura. 
As rochas sedimentares são as rochas que se formaram tanto pela atividade mecânica como química dos agentes do intemperismo sobre rochas pré-existentes. São o acúmulo de produto da decomposição e desintegração de todas as rochas presentes na Crosta. As etapas da formação são: meteorização (conjunto de processos químicos e físicos que alteram as características da rocha), erosão (processos físicos que removem os materiais da meteorização), transporte (movimento dos sedimentos), sedimentação (deposição dos sedimentos) e diagênese (os sedimentos depositados sofrem alterações e a pressão liga-os entre si). Elas são classificadas de acordo com a origem: 1-detríticas (acumulação de sedimentos), 2- químicas (precipitação de sedimentos), 3-biogênicas (acumulação de organismos após a morte). 
Rochas: Arenito, Argilito, Calcário.
ARENITO: rocha sedimentar, detrítica (transporte e acumulação mecânica dos componentes). Geralmente é composto por quartzo, feldspatos e micas. Observa-se uma nítida estrutura sedimentar marcada pela sucessão de estratos com variações na granulação, cor e composição.
FOTO
Argilito :rocha sedimentar, detrítica resultante da consolidação dos grãos de argila (minúsculos fragmentos). Pode ser maciço (sem estrutura sedimentar visível) e também apresentar laminação planoparalela, marcadas pela variação de cor.
FOTO
Calcário: rocha sedimentar, que contém em sua composição carbonato de cálcio (aragonita e calcita). É formado na maioria das vezes pelo acúmulo de organismos inferiores ou precipitação de carbonato de cálcio na forma de bicarbonato em meio marinho. De origem química. Apresenta textura fina.

Continue navegando