Buscar

Perfil da fisioterapia na reabilitação cardiovascular no BRASIL

Prévia do material em texto

Perfil da fisioterapia na reabilitação cardiovascular no BRASIL
A reabilitação cardiovascular apresenta uma serie de benefício bem estabelecido na literatura, tais como melhora na capacidade funcional, redução de fatores de risco,Redução dos sintomas ,melhora na qualidade de vida e detecção precoce de sinais e sintomas que antecedem sérias complicações .A reabilitação cardiovascular tem sido recomendada para pacientes após infarto agudo do miocárdio e após cirurgia de revascularização do miocárdio ;o estudo ultimamente também têm recomendado no pós-operatório de cirurgias cardíaca,insuficiência cardiaca crônica estável ,pré e pós- transplante cardíaco,intervenções percutâneas do miocádio,doenças valvares e doença arterial periférica.Conforme a definições da OMS,a RC e um conjunto de atividade necessárias para garanti aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares as melhores situações sociais, mentais e físicas possíveis,para que possam alcançar com produtiva.Entende se que a doença cardiovascular, principalmente a coronariopatia,apresenta no Brasil alta prevalência e seja considerada primeira causa de morte em ambos os sexos , a RC parecer não ser uma realidade capaz de atender ás demandas de saúde pública nessa áreas.Alem disso não há informações a respeito em nosso país,mais sabe-se que nos EUA apenas 10% a 20% dos pacientes elegíveis participam de um programa de RC.
Não foram encontrados nas literaturas dados sobres o números ou distribuição geográfica dos serviços de RC no Brasil. Acreditando que o melhor conhecimento do perfil de atuação do fisioterapeuta nos programas de reabilitação cardiovascular poderia fornecer subsídio e estimular a realização de futuras pesquisas aprimorando o trabalho desse profissional,o presente estudo tem como objetivo conhecer o modelo de atuação perfil profissional e formação acadêmica do fisioterapeuta que trabalha com RC no Brasil, além do perfil admistrativo do seviço de reabilitação cardiovascular.
Em virtude dos fatos mencionados este estudo transversal contou com a participação de 67 voluntário que responderam a questionário eletrônico ,que foi disponibilizado durante o período de janeiro a dezembro de 2005. Alem disso não foram respondidas ou apresentaram número insuficiente de resposta e portanto não puderam ser avaliadas no presente estudos. 
 	Os procedimentos realizados durante a avaliação nas diferentes fases da reabilitação cardiovascular ,a maioria das instituições utiliza modelo padronizado de avaliação, mas tem sido discutido e utilizado em estudos estrangeiros de diversas áreas.Levando se em consideração os resultados mostram que grande parte dos serviços inicia a intervenção no período pré-operatório de pacientes eletivos,porem apenas 30%realizaram orientação e tratamento nessa fase. Normalmente, fisioterapia no período pré intervenção é indicada para paciente considerados de alto risco, como portador de DPOC,obesos ,idosos e portadores de antecedentes pulmonares, para minimizar risco de complicações. O tratamento fisioterápico no período pós operatório na fase hospitalar é realizado na maioria dos seviços de estudos. A fisioterapia desempenha importante papel nessa fase, por meio do desmame da ventilação mecânicas,manobras de higiene brônquica, exercício respiratório , orientações e mobilizações precose , no entanto requerem se outros estudos que corroborem sua eficácia em prevenir complicações.Por exempro; os itens utilizados e avaliado, manovacuometria é mais usadas que a ventilometria e as espirometria. A manovacumetria é a avaliação mais realizada pelo fisioterapeuta, principalmente, por que cabe o profissional identificar paciente com redução da forçar muscular respiratória,e por meio de exercício de fortalecimento,melhorá-la. Assim a espirometria é um item importante para avaliar pacientes portadores de doenças pulmonares prévias e identificar pacientes com maior risco de complicações no pós –operatório.A ventilometria tem importância maior no período pós intervenção imediatos , pois e usada como indicador para desmame da ventilação.
 Argumentando as equipes que atuam nos seviços , pode-se constatar a diversidade dos profissionais diretamente envolvidos na reabilitações cardiovasculare ,sendo os fisioterapeutas bem menos numerosos do que psicólogos ou nutricionista. Em contra partida,o fisioterapeuta e oprincipal profisional ligado á administração do serviço ,seguindo pelo médico enfermeiro, nutricionista e psicólogo ,entre outra. Alem e possível obter informação sobre a formação de apenas 24 profissionais ligados á administração do serviço,de reabilitação cardiovascular.

Continue navegando