A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AD1-ECN_2018 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: Cindy Batista da Rosa Neves NOTA: 80
	Matrícula: 17216080124
	Polo: Santa Maria Madalena
Caro/a aluno/a, 
Essa avaliação a distância foi elaborada com o objetivo de ajudá-lo/a na leitura e compreensão das aulas. Por esta razão as questões estão mais dependentes da consulta aos textos do material didático ou por você pesquisados nas diversas fontes que você conhece. É muito importante que você já tenha estabelecido sua rotina de estudo. Mas se ainda tem dificuldade, a execução da AD, consultando seu material como se estivesse realizando um estudo dirigido, representa uma excelente oportunidade para estimular este hábito e se preparar para as outras avaliações. 
1. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las; 
2. Evite as repostas extremamente curtas e objetivas ou longas demais. 
3. Esta avaliação deverá ser postada na plataforma em 19/08/2018
 
BOA PROVA!!!
Questão 1- (3,0 pontos) 
“Os recursos naturais do planeta dão os primeiros sinais de esgotamento. Estoques de água diminuem e são crescentemente contaminados. A rarefação da camada de ozônio aumenta a carga de radiação solar ultravioleta e as chuvas ácidas corroem florestas e cidades. (...) Mas o mais preocupante dos efeitos da poluição sobre o meio ambiente se deve à concentração dos gases que causam o efeito estufa, o que eleva o aquecimento da atmosfera, provocando inevitáveis mudanças climáticas. (...) O que a natureza sempre consumiu milhares de anos para alterar, a atividade humana pode alterar em poucos séculos. (...) As Maldivas, ilhas do Oceano Índico, irão desaparecer encobertas pelo aumento do volume das águas do mar, devido ao descongelamento das calotas polares (...).”
Fonte: O Estado de S. Paulo, 16/4/95.
Com base na leitura do trecho acima:
1 – Explique o que significa “Impacto Ambiental”?
Resposta: O impacto ambiental são alterações no meio ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico. Nesse sentido são negativos pois essas alterações causam risco para os recursos naturais encontrados no espaço.
2 – Cite três práticas individuais que possibilitam a promoção do desenvolvimento sustentável.
Resposta: 1° reciclar: existem lixeiras seletivas, que podem ser espalhadas nos bairros, casas e escolas, para que o cidadão faça sua parte não jogando lixos em ruas, rios. Mas para isso, antes de tudo o ser humano precisa ter consciência de que jogar lixo fora da lixeira é errado, e faz mal ao meio ambiente.
2° reduzir impressões: para que a fabricação de papel aconteça faz com que mais árvores sejam derrubadas, aumentando o aquecimento global e diminui a qualidade do ar e da água. Então pensar em minimizar o uso das impressões é uma ótima ideia.
3° aproveitamento das águas: aproveitar as águas da chuva para lavar uma calçada. Aproveitar água da máquina de lavar e tanquinho para lavar uma área de serviço.
3 – Neste contexto, qual a importância do professor como agente transformador social?
Resposta: O docente tem como função conscientizar seus alunos e sensibiliza-los que somos parte do meio ambiente. Essa prática amplia atitudes, desenvolve valores e costumes que promovem transformação nos aspectos naturais e sociais para a conservação do meio ambiente. O papel do professor é de grande importância, pois através dele mudanças, práticas, estratégias e didáticas interdisciplinares são traçadas, criando métodos para o exercício prático da cidadania, sintetizando as dimensões do processo socioambiental.
Questão 2 - (3,0 pontos)
Coloque (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. Justifique, apenas a(s) afirmativa(s) que considerar falsa(s). 
Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada pela:
a) Reduzida área de solos agricultáveis. ( F )
b) Ausência de reservas de águas subterrâneas. ( F )
c) Escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas. ( F )
d) Degradação dos mananciais e desperdício no consumo. ( V )
e) Transposição do rio São Francisco. ( F )
Justifique: Uma crise de água em território brasileiro pode ser desencadeada pela intensa degradação dos mananciais, diminuindo seu volume e comprometendo a sua qualidade. Outro aspecto que pode contribuir para esse fato é o desperdício, pois o uso exagerado e desnecessário desse recurso natural tem como consequência uma diminuição no volume dos recursos da água.
Questão 3 - Descreva uma atividade contextualizada para as séries iniciais a partir do tema: “O Homem e Meio Ambiente”. (4,0 pontos)
Resposta: 
Turma: 3° Ano
Conteúdo: O homem e o meio ambiente.
Objetivo: 
*conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente;
*estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
*desenvolver e estimular na criança a criatividade.
Desenvolvimento: conversar sobre a ação do homem na natureza e os danos causados ao meio ambiente, conversar com os alunos o que podemos fazer para mudar essa realidade. Em seguida instigar os alunos a falarem dos problemas ambientais da nossa região, e propor aos alunos que procurem imagens do meio ambiente antes e depois da ação do homem, fazendo uma confecção de cartazes pedindo a preservação do meio ambiente.
Avaliação: observação de como o aluno desenvolveu as atividades, da capacidade de entendimento do tema tratado, oralidade e criatividade.