Buscar

DENTISTA NA ÍNDIA

Prévia do material em texto

UFSM – CCS – MICROBIOLOGIA GERAL E ODONTOLÓGICA
PROFESSOR: PAULO PERES
ALUNO: EDUARDO DALMASO
DENTISTA NA ÍNDIA
O vídeo exibido na aula de Microbiologia, mostrou um dentista exercendo sua profissão na Índia. 
O que assisti mostrou, lamentavelmente, um atendimento odontológico em um lugar totalmente inadequado. O local trazia consigo moscas e, ainda por cima, estava na rua, local propício para encontrar micro-organismos. 
Além disso, o profissional da saúde carecia de itens básicos para preservar a saúde dele, como luvas e roupas estéreis para o atendimento racional do paciente. Já o paciente também não contava com roupas adequadas para a preservação da saúde. Na hora do atendimento o paciente não estava numa posição correta devido à falta de cadeira adequada. 
Os equipamentos usados pelo dentista não contavam com nenhum tipo de esterilização adequada, o que deixa o paciente e dentista propícios a se contagiarem com uma doença transmitida pelo contato sanguíneo ou até mesmo salivar. 
O paciente no vídeo em questão cospe o sangue na rua, isso caracteriza um atentado para quem estuda o mínimo de segurança na hora de um atendimento odontológico, pois pode contaminar o dentista ou até pessoas que eventualmente passem pelo local.
Lamentavelmente, cabe salientar o que acontece na Índia ocorre devido à falta de renda dessas pessoas. Com certeza ricos ou classe média não são atendidos dessa maneira. Por isso, é dever do governo fornecer essa atenção básica de maneira gratuita.
Por fim, as impressões que tive do vídeo mostram que em pleno 2019, há ainda descasos básicos na saúde que precisam ser corrigidos visando o bem dos seres humanos. Infelizmente, o que vi nesse vídeo “dentista na índia” é insano pensar que isso acontece nos dias atuais.

Continue navegando