Buscar

Currículo e Sociedade

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Currículo e Sociedade
Considere o seguinte fragmento de texto:
 
“Duas correntes têm sido mais divulgadas e influentes no campo da teoria curricular crítica no Brasil: a sociologia do currículo, com origem nos Estados Unidos, e a nova sociologia do currículo, com origem na Inglaterra. Nos Estados Unidos, com base na orientação neomarxista, desenvolvem-se estudos no campo da chamada sociologia do currículo, sendo seus representantes mais conhecidos Michael Apple e Henry Giroux”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 6. 
Estes dois autores, Michael Apple e Henry Giroux, foram influenciados pela teoria social europeia e por Paulo Freire e assim inauguraram uma nova abordagem do currículo: a tendência curricular crítica.
Com base nos conteúdos das aulas e do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a tendência curricular crítica, analise as afirmativas a seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I.  (  ) O foco de estudo está nas técnicas de planejamento curricular.
II. ( ) A partir do surgimento dessa tendência, as análises curriculares passam a ser feitas a partir da concepção de sujeito, educação e sociedade.
III.(  ) Essa tendência dedica-se a compreender a relação entre currículo e economia, estado, ideologia, poder e cultura.
IV. (  ) Analisa as relações de poder que envolvem a elaboração curricular, defendendo a visão tecnicista e a importância do desenvolvimento de técnicas para elaboração curricular.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	F, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas II e III estão corretas. É a partir desses dois autores que as análises curriculares passam a ser compreendidas à luz das concepções de sujeito, educação e sociedade. Eles se dedicam à compreensão da relação entre questões curriculares e economia, estado, ideologia, poder e cultura. As afirmativas I e IV estão incorretas, pois as técnicas de planejamento curricular são deixadas de lado em prol da busca pela compreensão da relação do currículo com a sociedade (política, economia e ideologia) (Livro-base, p. 64).
	
	D
	V, V, V, V
	
	E
	F, F, F, F
Questão 2/5 - Currículo e Sociedade
Observe a imagem abaixo:
Fonte: Estadão. Disponível em: <http://educacao.estadao.com.br/blogs/a-educacao-no-seculo-21/piadinha-3-sistema-educativo-atual/>. Acesso em: 20/12/2014.
Levando em consideração a imagem acima, os conteúdos abordados no livro-base A função do currículo no contexto escolar e nas aulas, assinale a alternativa que melhor descreve a situação da educação atual e suas necessidades:
Nota: 20.0
	
	A
	A educação está em busca de uma proposta pedagógica revolucionária que possa atingir a todos os alunos da mesma forma, levando ao alcance de uma educação de qualidade.
	
	B
	Há um novo paradigma social emergindo, e, no seu cerne, estão questões sobre as diferenças sociais, culturais, religiosas, étnicas e de gênero.
Você acertou!
Há um novo paradigma surgindo com força e intensidade. As diferenças sociais, culturais, religiosas, étnicas, de gênero, entre outras, estão no cerne dessa nova organização social, e, por tal motivo, o nosso modelo educacional precisa ser revisto e reelaborado. Para tanto, a preocupação com a elaboração curricular deve estar associada à função social e política da escola, bem como, deve valorizar a diversidade de indivíduos, garantindo a cada um deles, em sua especificidade, uma formação sociocultural (Livro-base, p. 105-111)..
	
	C
	A visão atual de currículo deve se distanciar da função política e social da escola, pensando num currículo mais engajado com os processos de tecnicos de aprendizagem.
	
	D
	A educação deve caminhar para o retorno a uma estrutura curricular que vislumbre apenas a aquisição de informações, por compreender esta como a maneira mais eficaz de formar cidadãos.
	
	E
	Na atual realidade educacional, ambiciona-se proporcionar a todos os alunos o acesso à mesma aprendizagem e ao mesmo sistema de ensino, uma escola única. 
Questão 3/5 - Currículo e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A partir da reforma instituída pela Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971, essa concepção produtivista pretendeu moldar todo o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista, que, convertida em pedagogia oficial, foi encampada pelo aparelho de Estado que procurou difundi-la e implementá-la em todas as escolas do país. [...] As orientações pedagógicas das escolas foram sendo flexibilizadas, mantendo-se, porém, como diretriz básica da política educacional, a tendência produtivista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 112. 
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base A função do currículo no contexto escolar, analise as afirmativas a seguir que contemplam a pedagogia tecnicista: 
I. A centralidade está na busca dos melhores recursos de ensino.
II. O professor é encarado como um técnico do ensino que transmite ao aluno os conteúdos pertinentes.
III. O aluno é visto como condutor de seu processo de aprendizagem, sendo dado ênfase ao seu potencial critica reflexivo.
IV. A partir dos princípios científicos, são elaborados os conteúdos que são disponibilizados aos alunos por meio do livro didático.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas. A pedagogia tecnicista centra-se nos melhores recursos de ensino; o professor é um técnico do ensino, e o educando é apenas o indivíduo para quem se transmite as informações, desconsiderando-se o seu potencial de criar, de recriar, de pensar, de analisar e se refletir. Os conteúdos são baseados em princípios científicos e enfatizados nos módulos e nos livros didáticos. A afirmativa III está incorreta, pois, além do já citado, a pedagogia tecnicista descarta a possibilidade de autoria dos pensamentos dos educandos (Livro-base, p. 92).
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e III, apenas.
Questão 4/5 - Currículo e Sociedade
Considere o seguinte extrato de texto:
“De acordo com as perspectivas tradicionais [não críticas], o currículo era concebido como uma questão simplesmente técnica, pois se resumia em discutir as melhores e mais eficientes formas de organizá-lo e aceitar mais facilmente o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, pretendendo ser apenas teorias neutras, científicas ou desinteressadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: MALTA, Shirley Cristina Lacerda. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. Revista Espaço do currículo, v.6, n.2, Maio a Agosto de 2013, p. 340. Disponível em: < http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/viewFile/3732/9757>. Acesso em: 23/12/2014.
De acordo com as aulas e o livro-base A função do currículo no contexto escolar, analise as afirmativas a seguir que tratam das teorias não críticas de currículo:
I. O objetivo dos teóricos era a padronização dos processos pedagógicos.
II. As tendências pedagógicas: tradicional, escola nova e tecnicista baseiam-se em teorias não críticas do currículo.
III. No contexto dessa teoria, a função da instituição escolar é preparar indivíduos para agirem critica politica e socialmente.
IV. As teorias que são classificadas como não críticas caracterizam-se por terem uma postura neutra com relação a questões sociais e políticas envolvidas na educação.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	AfirmativaI, II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são corretas. As teorias não críticas decorrem de um período em que a escola foi direcionada a seguir os princípios da administração fabril. Assim, os teóricos visavam à padronização dos processos pedagógicos, por isso apresentam uma postura neutra com relação às questões sociais e políticas. As tendências pedagógicas que se baseiam em teorias não críticas são a pedagogia tradicional, a escola nova e a tecnicista. A afirmativa III está incorreta, pois o objetivo dessa teoria é formar para a execução e não ação (Livro-base, p. 89,90).
	
	C
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	Afirmativa II e III, apenas.
Questão 5/5 - Currículo e Sociedade
Leia o seguinte extrato de texto:
“Rompendo com essas visões [ora psicologizante, ora uma visão empresarial], no final da década de 1960 e na década de 1970, desenvolvem-se, nos Estados unidos e na Inglaterra, estudos no campo do currículo que inauguram a teoria crítica, ou seja, a negação das perspectivas behavioristas e empiristas, rejeitando o caráter instrumental, apolítico e ateórico da teoria curricular que se vinha até então desenvolvendo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 6.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base A função do currículo no contexto escolar, analise as afirmativas a seguir sobre a Teoria Crítica:
I. Denunciaram a utilização da escola e do currículo para a reprodução da estrutura social.
II. Nortearam a construção de uma escola e um currículo de acordo com o interesse dos oprimidos.
III. Apontaram a seleção, organização e distribuição do conhecimento como não sendo neutras e desinteressadas, mas sim obedecendo a interesses dos grupos dominantes.
IV. O currículo deve visar à libertação dos indivíduos, mas não sua emancipação, compreendendo que a educação deve conduzir à formação de cidadãos.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As Afirmativas I, II e III são verdadeiras. A teoria crítica empenhou-se em denunciar o papel da escola e do currículo na reprodução da estrutura social e apontaram caminhos para a construção de uma escola e um currículo afinados com os interesses dos oprimidos, porque compreendiam que a seleção, organização e distribuição do conhecimento não são ações neutras e desinteressadas, mas que atendem aos grupos que detém o poder econômico, que, por sua vez, viabilizam, por meio de imposição cultural, formas de opressão e dominação dos grupos economicamente desfavorecidos. A afirmativa IV está incorreta, pois uma das influências da teoria crítica é a escola de Frankfurt, que defende que o currículo deve ser elaborado visando à emancipação e à libertação (Livro-base, p. 63; p. 92,93).
	
	B
	Afirmativa IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e II, apenas.

Continue navegando