Buscar

1674768_12838_CLAUDIA PORTFOLIO C

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome e RU: Claudia Schaedler Trampusch, RU 1784868
Nome e RU: Fatima Lúcia Bergmann, RU 1674768
Polo: Uninter Santa Rosa
	Ano/Série e idade do aluno:
2018 / 6ª ano / 12 anos.
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
Esta criança possui Autismo que é considerado uma dificuldade frequente de prestar atenção a detalhes, de seguir instruções, de terminar trabalhos escolares ou domésticos. Esta criança se distrai muito fácil, quando começa a fazer alguma coisa se esquece de terminar, como tarefas de escola, quando vai a algum lugar para no caminho para falar com alguém, para brincar ou apenas para entreter-se com um animal ou um passarinho que passa voando. Essa criança perde o interesse em uma tarefa ao se distrair com outras, elas tentam manter sua atenção em atividades mais longas que as usuais, mas não conseguem, pois precisa muito tempo em cima de uma única atividade. Contudo, essa criança é capaz de deter-se em uma atividade que aprecia. 
	Atividade escolhida (marque um X):
() Atividade 1
(x) Atividade 2
() Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
Para aplicar uma atividade com sucesso em uma criança com autismo, seria necessário ser algo que lhe chame muita atenção, pois essa criança só consegue realizar a atividade se for do seu gosto, algo que lhe interesse e de prazer ao fazer. Desta forma, a professora simulará situação de aprendizagem a fim de desenvolver os múltiplos. Disporá as crianças em grupos de 4 componentes e distribuirá a cada uma 20 palitos de picolé. Proporá o seguinte problema: Ana tem 10 palitos de picolé, seu colega Marcos tem o dobro desta quantidade. Quantos palitos Marcos tem ao total? O aluno autista deverá, usando os palitos de picolé, construir inicialmente um conjunto com 10 palitos. Após a professora solicitará que ele responda quanto é o dobro desta quantidade (10X2). Caso o aluno não consiga fazer o cálculo abstratamente, a professora o levará a construir dois conjuntos de dez elementos, mostrando a ele que 10+10 equivale a 10X2. E assim realizará a multiplicação por 2 desde o zero até o 10. Lembrando sempre de que esta atividade deve ser feita com o material dourado (palitos), a fim de que o aluno consiga fazer a representação numérica. Após isto, a professora solicitará ao aluno autista que dívida os palitos totais (20) com seu grupo, isto é: dividirá 20 por 4. O aluno deverá efetuar a contagem no ato da divisão por 4. 
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):
Construir o conceito de múltiplos.
Identificar os múltiplos do número 2.
Dividir de forma concreta os palitos no grupo de 4 elementos (divisão por 4).
	Resultados esperados (até 10 linhas):
A professora espera que o aluno autista consiga reconhecer a quantidade de palitos que fora dado a cada colega. A seguir, espera-se que o aluno em questão consiga significar conjuntos, além disto que realize a multiplicação por 2. Posterior a esta ação que construa toda a multiplicação por 2. Para, enfim, desenvolver o cálculo da divisão por 4.

Outros materiais