Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Arte e Novas Tecnologias - Avaliação Discursiva UNIASSELVI

Pré-visualização | Página 1 de 1

1.
	O sistema tecnológico disponível atualmente teve suas origens na década de 1970, período em que surgiu uma série de inventos e descobertas. O microprocessador, por exemplo, principal dispositivo de difusão da microeletrônica, foi inventado em 1971 e difundido em meados dessa década. O microcomputador, por sua vez, apareceu em 1975 e em 1977 foi introduzido o primeiro produto comercial da Apple, o Apple II (PEREIRA; SILVA, 2010, p. 151). Diante dessas informações, disserte sobre o início da tecnologia da informação.
FONTE: PEREIRA, D. M.; SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como aliadas para o desenvolvimento. Caderno de Ciências Sociais Aplicadas. Bahia, n. 10, 2010. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891>. Acesso em: 25 ago. 2017.
	Resposta Esperada:
No início da década de 1970 surgiu, nos Estados Unidos, um novo padrão tecnológico que privilegia a disseminação da informação: a Tecnologia da Informação. Essa foi uma época caracterizada por protestos de jovens, mudanças sociais e econômicas, a ênfase na personalização, na interatividade, na formação de redes e a busca por novas descobertas tecnológicas. As novas tecnologias da informação diversificam-se, especialmente com a criação e popularização do microcomputador e do surgimento da internet.
	2.
	Para Ana Mae Barbosa, a interdisciplinaridade é a condição epistemológica da pós-modernidade, e a interculturalidade, a condição política da democracia. Para a autora, a aliança entre essas duas condições basilares da vida garantirá um humanismo em constante reconstrução para responder às imponderáveis e permanentes mudanças sociais. Tendo em vista esse contexto tecnológico em que estamos inseridos, disserte sobre o conceito de interdisciplinaridade.
FONTE: BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
	Resposta Esperada:
A interdisciplinaridade permite trazer qualidades dos diversos saberes. Ordena o conhecimento através da integração e da conciliação de conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de promover novos conhecimentos. A interdisciplinaridade permite uma visão holística, permite a quebra da rigidez dos compartimentos onde as disciplinas se encontram isoladas nos currículos, busca a integração curricular. A interação interdisciplinar tem como objetivo ampliar o entendimento sobre um determinado problema e encontrar soluções mais completas e inovadoras.