Buscar

FICHA-RESPOSTA - Filosofia da Educação - LIC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO - 2019
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍISCA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
MÓDULO B – FASE I
	Dados de identificação
	Polo: Mandirituba - PR
	Disciplina: Filosofia da Educação
	Tema: A filosofia do judô e suas contribuições para a formação de valores.
	NOME DO ALUNO: Alessandro Novaski Ribeiro
	RU: 1718541
	NOME DO ALUNO: Paulo Ricardo Martins dos Santos Novaski
	RU:
	NOME DO ALUNO: Paulo Rogério Ferreira 
	RU:
	NOME DO ALUNO:
	RU:
O judô na pratica escolar 
O judô é um sistema de luta corporal que constitui uma modalidade do antigo jiu-jitsu é conhecido como caminho suave ou como caminho da suavidade, é considerado uma arte marcial praticada como esporte de combate e foi fundada por Jigoro Kano em 1882, tendo como principal objetivo o fortalecimento físico, a mente e o espírito de forma integrada, alem disso é utilizada como defesa pessoal. O judô na filosofia do Seiryako Zenyo (máxima eficiência do corpo e espírito/ máxima eficiência e mínimo esforço) e Jita Kyoei ( propriedade e benefícios múltuos), todos que praticam o esporte buscam levar esses ensinamentos para as atividades do dia a dia. Geralmente os treinadores buscam as próprias origens do Japão o país de origem, os professores são chamados de senseis. Na pratica os movimentos comandos, posturas utilizadas pela arte marcial vão ao encontro da doutrina utilizada pelos japoneses tradicionais pois, presam o respeito, gentileza, hierarquia e valores humanos.
Levando o judô para a escola vale lembrar que o objetivo do professor de educação física não é a formação de lutadores, mas sim é necessário ensinar as lutas para que elas possam contribuir com os objetivos do componente escolar, um dos principais fatores educativos é a abordagem que permite a cultura corporal do movimento se faz no conhecimento e no reconhecimento de si próprio. Com isso se ve um corpo repleto de possibilidades, resultado de uma individualidade com a expressividade corporal.
O judô de um modo geral proporciona ao aluno uma ascençao no processo de conhecimento, desta forma deve se manter uma relação equilibrada entre ataque ao adiversario e a proteção aos contra ataques pode ser estabelecido. Essa arte marcial tem uma relação muito grande com a meditação, pois, consiste no ato de olhar para si mesmo e pensar muito. As artes marciais apresentadas ensinadas nas escolas não servem como mal insentivo, mas serve para aprender um pouco da cultura de antigamente alem de conhecimentos novos, os alunos deverão praticar o esporte em duplas na qual um terá que passar respeito um ao outro.

Continue navegando