Buscar

significados de termos na pedagogia

Prévia do material em texto

Avaliação: a avaliação precisa ser entendida como instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados e às habilidades desenvolvidas. É uma ação que necessita ser contínua, pois o processo de construção de conhecimentos pode oferecer muitos subsídios ao educador para perceber os avanços e dificuldades dos educandos e, assim, rever a sua prática e redirecionar as suas ações se necessário.
Construtivismo: é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
Cultura: conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social. Forma ou etapa evolutiva das tradições e valores intelectuais, morais, espirituais (de um lugar ou período específico).
Práxis: a práxis é constituída de dois pólos indissociáveis - a teoria e a prática – que se complementam e se nutrem a partir das reais necessidades que enfrentamos no cotidiano.
Tecnicismo: refere-se ao abuso da tecnicidade, ou seja, o uso excessivo ou a supervalorização dos aspectos técnicos de algo, muitas vezes em detrimento do conjunto dos outros aspectos que possam caracterizá-lo, tais como aspectos políticos, filosóficos, etc.
Tecnicismo Pedagógico: tendência que predominou no período pós-64 até meados da década de 80, caracterizando-se pela ênfase aos aspectos técnicos da Didática em detrimento de suas outras dimensões (humana e política).

Continue navegando

Outros materiais