Buscar

trabalho isaías

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO DO LIVRO DO PROFETA ISAIAS
CURSO – BACHAREL EM TEOLOGIA
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BETEL BRASILEIRO
Recomendações para a leitura do Livro de Isaias
Para alcançar uma boa compreensão do livro de Isaias é necessário ter um conhecimento da história que está refletida, assim como as inquietudes teológicas que dão energia ao livro desde o princípio até o fim.
A história refletida nos capítulos 1-39 é denominada pelo papel da Assíria no cenário internacional. 
O chamado de Isaias chega ao último ano do reinado de Uzias (Azarias) em Jerusalém (792 – 740 a.C. – II Rs 15.1-7), que havia sido um tempo de decadência para a Assíria e por tanto de relativa paz em Judá e Israel. Porém, no tempo da morte de Uzias, a Assíria havia reafirmado seu poder no mundo do oriente próximo através de uma série de reis (Tiglat-pilezer III – 744 – 727 a.C.; Salmanazer V – 726 – 722 a.C., Sargon II – 721 e Senaqueribe – 704 – 681 a.C.) 
Muitas das conspirações políticas em Samaria e Jerusalém teve haver com os reis de Israel e Judá quanto a pagar ou reter os tributos à Assíria. Estas conspirações formam o pano de fundo das duas séries de narrações de Isaias 7 – 9 e 36 – 39. Em cada caso, Isaias anuncia a libertação de Sião, porém prediz o exílio babilônico (39: 5 – 7). 
O marco histórico apresentado em Isaias 40 – 55está situado na última parte deste exílio, isto é, depois de que a mensagem de Jeremias e Ezequiel foi ouvida e os exilados estavam estabelecidos na Babilônia. Toda esta seção de Isaias é dominada pela expectativa de um novo êxodo, desde o exílio, levados através do deserto com promessas de água e uma travessia a salvo, até chegar a Sião, o lugar onde Jeová voltará a estabelecer sua morada. Porém os exilados não receberam esta mensagem consoladora, não podem crer que Jeová usará a Ciro da Pérsia para o cumprimento de seus propósitos, assim o segundo êxodo chega a ser parte de um futuro ainda mais distante.
As paixões teológicas de Isaias encontram seu foco em quatro pontos:
	Jeová, como o “Santo de Israel”, termo encontrado 30 vezes em Isaias e somente sei no restante do A.T.
	Israel, como o “Povo Santo de Jeová” (62.12)
	Sião (Jerusalém), como a “cidade santa” e o “Monte Sião” (11.9; 7.13)
	A inclusão das nações (gentias) como seu povo (2.2; 52.15)
Jeová, como o “Santo de Israel” se encontra no coração de tudo: a visão de Isaias (cap 6), a justiça e os juízos de Jeová (5.19 – 25) e a misericórdia e compaixão de Jeová como Redentor de Israel (41.14; 43.3-15; 62.12). Assim, em Isaias o termo santo leva as características essenciais: 
	A absoluta “singularidade” de Jeová, o Criador e Sustentador de todas as coisas e de todas as nações, o que não tem rival, porque não existe outro deus. Ao ler, não é possível passar por cima deste tema, especialmente quando toma a forma de uma reprimenda severa quanto à natureza “desprovida de vida” de tais ídolos, que tem olhos que não podem ver e, ouvidos que não pode ouvir (44.6 – 20)
	A absoluta santidade de Jeová no sentido moral / ético. Como um Deus que é santo, demanda santidade de seu povo, isto é, eles devem refletir sua imagem (compaixão, amor, bondade, fidelidade) e não a seus ídolos. Depois de tudo, a idolatria inevitavelmente leva à injustiça em que: os ídolos que não tem vida são injustos e seus adoradores chegam a ser como eles. 
No centro da história de Isaias se encontra Israel, redimido, porém rebelde, obstinado, porém amado. É na relação de Jeová com eles, relatada uma e outra vez, fazendo referência ao êxodo e ao pacto dravídico que se revela sua misericórdia e compaixão. Deve julga-los, porém nunca os dará por perdidos. É aqui onde o tema do “remanescente” de Jeová para salvação encaixa na história geral. A história desta redenção culmina com um Messias servo que redimirá tanto a Israel como as nações, morrendo por eles, uma história que se cumpriu em Jesus Cristo na cruz.
O símbolo essencial da relação entre Jeová e seu povo é sua presença com eles em Jerusalém, no Monte Sião. Aqui é onde Israel tem profanado sua relação (1.10 – 25), e sem dúvida, é aqui onde Jeová tem o plano de restaurar sua relação (1.26-31) para que as nações se unam a eles em adoração (2.1-5) Assim que o livro começa com uma Sião profanada, porém com a promessa de sua restauração, e termina (caps 65,66) com a expressão final da promessa da Cidade santa e seu povo santo que inclui os gentios.
Capítulos 1 – 12 – Discursos com respeito a Jerusalém
	Leia o capítulo o capitulo 1 para captar a condição moral e espiritual, assim como o marco histórico deste livro.
Isaias cujo o siguinificado do nome è O Senhor salva, era um profeta do reino do Sul(Judà).O Reino do norte havia sido destruido pelos Assisrios e Isaias viveu na època dos reis Uzias, Jotâo, Acaz e Ezequias. Exerceu seu ministèrio entre 740 e 680 a.C, aproximadamente. A mensagem de Isaias revela um povo insensivel, declara acusaçôes, condenações e julgamento de Deus sobre Israel, Juda e as nações. As profecias de Isaias levaram os piedosos a reagirem com reverência e louvor.
Isaias fala para Judá e Jerusalém.
O desespero de um povo que havia sido escolhido por Deus como o seu povo, porem naõ reconheceram.
Nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias reis de Judá.
O desejo der Deus é de que possamos comprender de que ele não se agrada de rituais e cerimônias, mas sim que lhe sejamos obedientes.
Espera-se que ouçam a mensagem e obedeçam em sinal de arrependimento.
Sucederá que os pecadores receberão a punição e os arrependidos a redenção 
2-Leia os capítulos de 2 a 12 um por um e faça o seguinte:
Marque as seguintes palavras e frases chaves: remanescente, Israel, Judá, Samaria, Assíria, Ai de..., O Santo de Israel e Senhor dos Exércitos.
3.4
	Há sofrimento e exilio em um futuro imediato para Judá,até mesmo para a sofisticação de Jerusalem.Sua experiência será semelhantes a das damas luxuosa de Samaria conforme.”Amós 4:1-3”
	O Senhor julgará o povo e tirará deles tudo em que eles confiam, lideres,juizes,profetas e até a água e o alimento.
	O Senhor dos Exercitos.
Não haveria maridos em numeros para as mulheres pois os homens mortos seria muito grande.
4:2
	O Rrenovo do Senhor será de beleza e de glória, rebento novo que brotaria do toco da arvore de Davi, seria aquele que purificaria Sião de todas as suas mazelas e a transformaria em benção para o mundo.
Cap.5:7 “Senhor dos Exercitos”
	Sobre o seu povo, destacou o Senhor havia estado com os Israelitas e de tudo o que o Senhor fez por eles,agora só restava trazer juizo para que uma vinha sem frutos e transforma-la em refugo. 
Fala sobre a cobiça, embriaguez,idiferença,dissimulação, orgulho e injustiça.
Se não houvesse arrependimento e nem aceitasse a sua oferta de perdão, então ao Senhor,só rrestaria enviar o juizo.
As seis exclamações de “ais” proclamando indiguinação da parte do Deus por causa da ganância,bebedice e outros pecados que aparecen do v.v.8 ao 22.
Cap.7 e 8 
Aviso a casa de Davi (Judá) e Israel no tempo de Acaz.
Emanuel,um resto volverá,rápido despojo,presa segura.
v.v.1-9.uma promessa para o rei. 
v.v.10-16.um sinal para casa de Davi.
v.v.17-25.uma advertência para Judá.
Cap.8:1-4. Os nomes dos filhos do profeta como sinal para o povo, que seria uma testemunha permanente das predições de Deus em relação à vitima seguinte da Assiria, o próprio povo de Judá.
v.v5-10.Deus ofereceu paz ao povo, porem eles escolheram a guerra.
v.v11-15. O profeta perguntava se era correto a aliança com a Assiria e se era da vontade do Senhor, tal aliaça,mas os lideres perguntavam se a alinça agradava ao povo. A escuridão foi a escolha do povo, em momento de desespero, foram em busca de ouvir os demônios,esperavam pela luz,mas se viram em uma grande escuridão.
	
Cap. 9
promessa de um Redentor.
	v. 8 o julgamento de Jacó (Israel e Samaria)
v. 13 Senhor dos Exercitos
cap. 10
“Ais”
Os injustos colherão aquilio que plantarem
O avanço dos Assirios
“Ai” ainda que servindo como instrumento, não estavam isento da responsabilidade de seus atos.
Cap. 11
O Senhor promete levantar uma nova esperança da disnastia davidica, apesar do julgamento sobre Judá .
O Espirito Santo repousará sobre o descendente.
Cap.12
Cantico de louvor pelo “dia da vitória”,esse hino fora colocado por Deus na boca do profeta, porém quando todos cantarão quando cheegarem ao lugar de descanso.
v.6
Sião e o Santo de Israel.
c-Anote todas essas palavras chaves.
3-Conforme for lendo cada capítulo tome nota do seguinte e anote tudo que aprender.
b-Marque também todos os casos em que apareçam as frases nos últimos dias, naquele dia, (assegure-se a que dias se referem).
	
2.2“Nos ultimos dias”.Referência que pode incluir un longo processo de cumprimento,incluindo reinado de Ezequias, e Josias,o periodo de restauração após o exilio, o primeiro advento de nosso Senhor e a era presente, e a gloriosa consumação.
2.11 “Naquele dia”. O dia do Senhor trará julgamento contra os ímpios, mas benção e salvação aos piedosos. A referência de Isaias engloba eventos históricos, como a queda de Israel,Assiria e de Judá e a vinda do julgamento e da salvação.
	O nome da pessoa com quem Deus fala e do que Deus lhe diz quanto a sua conduta.
R: no cap.1,Deus fala com Judá e Jerusalém, eles não compreendia a Deus por causa da dureza de seus corações.
No cap.3,para as filhas de Sião, no diz repeito a sua arrogância e a preocupação com a beleza externa.
No cap.4,fala para as mulheres de Israel,elas ficarão desesperada por causa de sua vergonha.
No cap.5,fala para um homem que plantou uma vinha,esta “vinha é Israel”,mas a vinha não deu bons fruto, seus frutos eram azedos. 
No cap.7,Deus fala com Acaz,para eque ele n ão ficasse preocupado e nem ansioso.
No cap.8,está falando para Damasco e Samaria,eles tinham rejeitado a proteção do senhor e procuraram os inimigos .
No cap 9, Deus fala com os povos que viviam na terra (gentios), que nas suas aflições e humilhações do passado,nasceria o Salvador e todas as coisas será depositada em seus ombros.
No cap.10, O Senhor fala contra os juizes injustos,estabeleceram leis e decretos para roubar e causar dano aos pobres, viuvas e os orfãos. 
No cap.11 O Senhor fala sobre o ramo de Jessé,que unificaria todo o Israel.
No cap.12, está falando para o remanecente de Israel, pois a ira de Deus tinha dispersado todo o povo entre as nações.
Observe as consequências de tal conduta
no cap.1,O Senhor ordena que eles suspendam o culto e as celebrações,porque ele não estava recebendo nada, e Deus queria obediência do seu povo.
No cap.3, o juizo de Deus viria de forma que,sua beleza seria desfigurada e todo o seu orgulho uma grande ruina. 
	Veja se há alguma exortação ou suplica e se segue alguma promessa de que Deus curará, bendirá ou atuará a favor do que pede.
	No cap.4,todo orgulho e soberba causaram dor e se tranfomarão em pó.
	'No cap.5 Deus esperava que seu povo desse bons frutos,por isso foram levados cativos pelos inimigos. 
No cap.7,O rei confia na promessa do Senhor que a nação não seria destruida.
No cap.8,foram saqueadas pelo rei da Assiria e toda a riqueza de Damasco eos bens de Samaria foram levdos pelo rei da Assiria.
No cap.9, haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino.
No cap.10, Deus odeia a propina, a mentira e o engano. Os juizes injustos conhecerão o juizo de Deus.
No cap.11,que repousaria sobre ele o Espirito do Senhor para dar sabedoria, ententimento, conselho, poder, conhecimenrto e temor do Senhor.
No cap.12,eles cantarão salmos de louvor pela salvação do Senhor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais