Buscar

Prova UNIASSELVI Introdução a Segurança do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução à Segurança no Trabalho - Dissertativa
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (299058)
Introdução à Segurança no Trabalho (SEG74)
Prova: 3692838
QUESTÃO:
1. O anexo 14 da NR15 disponibiliza uma relação das atividades que são consideradas insalubres com relação aos agentes biológicos. Num hospital, a recepcionista, responsável por catalogar os visitantes dos pacientes, entrou com uma ação judicial pedindo insalubridade por agentes biológicos. O assistente técnico da empresa alega que ela não tem direito, pois ela não está enquadrada nas atividades descritas neste anexo. Analisando este contexto, por que muitos profissionais de segurança do trabalho, conhecedores das normas, não consideram o simples fato de que um trabalhador, ao realizar suas atividades em um ambiente hospitalar, tenha atividade insalubre associada aos agentes biológicos?
RESPOSTA ESPERADA:
Alguns profissionais da segurança do trabalho, ao interpretar a norma e seu respectivo anexo, consideram insalubres as atividades em hospital apenas em áreas de isolamento com pacientes com doenças infectocontagiosas, em que o trabalhador possua contato permanente com os mesmos, exatamente ao "pé da letra" da norma.
QUESTÃO:
2. De acordo com o artigo 19, da Lei 8213/91 (BRASIL), "Acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou pertubação funcional que cause morte, perda, redução permanente ou temporária de sua capacidade para o trabalho". Na empresa (com nome fictício) GRAVERISCO, João cortou a mão durante a execução da limpeza de peixe, pegando três dias de atestado, Manoel teve o braço amputado ao realizar a manutenção de um equipamento, Joana por exposição prolongada a determinado agente físico adquiriu uma doença profissional, e Henrique descobriu que sofre de Mal de Alzheimer, uma doença degenerativa. Explique esses casos e em quais destes há a caracterização de acidente de trabalho e por qual motivo.
FONTE: BRASIL. Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Presidência da República - Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm>. Acesso em: 19 nov. 2013.
RESPOSTA ESPERADA:
João sofreu um acidente de trabalho, estava em horário de trabalho, teve lesão corporal e causou perdas inclusive à produção, não receberá benefício da Previdência, pois teve afastamento de apenas 3 dias.
Manoel também sofreu um acidente de trabalho com redução permanente da capacidade laboral.
Joana também caracteriza um acidente de trabalho, mesmo se tratando de doença, pois foi uma doença desencadeada pelo exercício do trabalho.
Henrique não pode dizer que sofreu um acidente de trabalho, pois sua doença é degenerativa, o que não caracteriza tê-la desenvolvido durante o exercício do trabalho.
QUESTÃO:
3. Durante a elaboração do Mapa de Risco de um determinado setor de uma empresa XY, os trabalhadores (cipeiros) concluíram que o círculo maior do Mapa deveria ser dividido ao meio e pintado com as cores “verde” e “amarela”. O círculo intermediário deveria ser pintado totalmente na cor “azul”, e o círculo menor deveria ser pintado totalmente na cor “vermelha”. Qual o significado da representação deste Mapa de Risco? Disserte sobre o que pode ser identificado com as informações passadas.
RESPOSTA ESPERADA:
Com a representação gráfica especificada na questão, pode-se identificar que neste setor temos:
Risco grande (círculo maior) para riscos físicos (verde) e para riscos ergonômicos (amarela).
Risco médio (círculo médio) para riscos de acidentes e risco pequeno para riscos químicos.
Pode-se identificar que não existem riscos biológicos, pois não existe círculo pintado com a cor marrom.

Continue navegando