Prova Online introdução a administração
9 pág.

Prova Online introdução a administração


DisciplinaIntrodução à Administração34.295 materiais848.073 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Prova Online
Disciplina: 100786 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Para se manter competitiva e atuante no mercado, a Cia. de Cópias Stencil quer compreender a evolução do pensamento estratégico ao longo do tempo e aplicar os princípios mais atuais. A empresa identificou que o pensamento estratégico iniciou pelo planejamento financeiro, planejamento de longo prazo, planejamento estratégico, administração estratégica, gestão estratégica e, atualmente, por meio de novas formas de gerir a organização.
Para auxiliar a direção da Cia Stencil, assinale os componentes das novas formas de gerir organizações:
a )
 Projeção de tendências, estudo de cenários e mercados, projetar o futuro. 
b )
 Análise da estrutura do segmento, contexto econômico e competitivo, cadeia de valor. 
c )
 Pensamento sistêmico, integração entre planejamento e controle, coordenação de todos os recursos para o objetivo. 
d )
 Orçamento anual, administração por objetivos, cumprimento do orçamento. 
e )
 Pensar estratégico e olhar fora da organização, co-criação e colaboração, acompanhar complexidade e mudanças constantes. 
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Dos diferentes fundamentos e teorias das abordagens da administração, assinale a alternativa que contempla os fundamentos da escola clássica e científica:
I. Eliminar o desperdício de esforços e de movimentos inúteis com a adaptação dos operários à tarefa; definir métodos e estabelecer normas para a execução do trabalho, facilitando o treinamento dos operários e melhorando a eficiência e o rendimento da produção pela especialização das atividades; distribuição uniforme do trabalho, para que não haja períodos de falta ou de excesso de trabalho e estabelecimento de uma base uniforme para salários equitativos e prêmios de produção.
II. Estudar principalmente o lado humano das organizações (já que nasceu como oposição à visão mecanicista e operacional), evidenciando a existência dos aspectos humanos do trabalhador, importantes para a produtividade nas organizações.
III. Princípio de produtividade - o máximo de produção em um determinado período de tempo. Princípio de intensificação - aumentar a velocidade de giro do capital, visando pouca imobilização. Princípio de economicidade - reduzir ao mínimo o volume de matéria-prima em transformação, definindo que tempo é energia humana e o estoque inútil representa capital imobilizado.
IV. Aplicação da filosofia de produção em massa, a preços baixos, pagando altos salários e com organização eficiente do trabalho, obtendo maior rapidez de fabricação, reduzindo o tempo de manufatura de cada item na linha de produção.
a )
 As afirmativas I, II e III correspondem às abordagens científica e clássica. 
 
b )
 As afirmativas I, III e IV correspondem às abordagens científica e clássica. 
c )
 As afirmativas II, III e IV correspondem às abordagens científica e clássica. 
d )
As afirmativas I, II, III e IV correspondem às abordagens científica e clássica.
e )
 As afirmativas II e IV correspondem às abordagens científica e clássica
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Após assistir a uma palestra da PROQUAL, uma consultoria internacional voltada à qualidade e produtividade, o casal Mário e Elisa ficou empolgado em aplicar conceitos de pensamento estratégico em sua churrascaria com 30 funcionários permanentes e pelo menos 40 eventuais, que trabalham nos finais de semana e feriados para atender mais de 15.000 clientes ao mês, em média. Situada num recanto ecológico que recebe quase 300.000 turistas ao ano, esse volume crescente de visitantes está fazendo surgir concorrentes, que passam a ameaçar a posição da Churrascaria Recanto das Flores. O dilema do casal é como fazer com que seus funcionários passem a pensar estrategicamente.
Assim, das diversas alternativas que imaginaram, assinale a mais interessante:
a )
Adquirir diversos livros que tratam sobre pensamento e planejamento estratégico e fazer com que os funcionários leiam e estudem sobre o assunto.
b )
Por recomendação de amigos do casal, quem deve pensar estrategicamente são os donos e diretores; assim, eles devem fazer mais cursos e se aperfeiçoar no assunto.
c )
 Contratar a PROQUAL ou outra empresa de consultoria para incitar os colaboradores a pensar estrategicamente. 
d )
Acompanhar a complexidade e as permanentes mudanças do ambiente externo através da assinatura de revistas de economia e jornais, para se manter atualizados e ampliar a visão estratégica.
 
e )
 Conversas permanentes com os colaboradores estimulando-os a conversar com os clientes e identificar pontos de melhoria, deixá-los livres para dar ideias sem censura e chacota.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Assinale a alternativa que identifica atividades dos profissionais especializados em organização, sistemas e métodos: 
I) São responsáveis por auxiliar na direção dos planos, pois é a partir de suas determinações que se atribuem tarefas e se emitem instruções a serem seguidas. Por vezes, também transmite metas e objetivos.
II) Devem ter a capacidade de levantar dados e analisá-los, reunindo ideias de forma lógica e utilizando métodos e técnicas de análise.
III) A habilidade humana desses profissionais consiste na capacidade de trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes, seus desejos e motivações aplicando uma liderança efetiva.
IV) Devem estar aptos para treinar os demais funcionários, sabendo lidar com suas resistências, e inserindo-os em uma nova cultura. Ainda, deve ter criatividade na resolução de problemas, desenvolvendo as habilidades interpessoais que são necessárias para criar e manter uma rede de contatos com as pessoas que estejam fora ou dentro da cadeia de comando do administrador.
V) Participa de projetos de estruturação e reestruturação de linhas de produção, implementação da robótica e automação em operações de manufatura e transporte interno e/ou externo.
a )
 I, II, III e V. 
b )
 II e III. 
c )
 II, III e VI. 
d )
 I, II e V. 
 
e )
 I, II, III, IV e V. 
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
A IAED - International Association for Executive Development (Associação Internacional para o Desenvolvimento de Executivos) tem como tema central do congresso internacional deste ano: As Principais Competências e Habilidades do Administrador da Nova Era.
Assinale a alternativa que identifica essas tendências:
I. Responsabilidade social
II. Aprendizagem permanente
III. Negociação e mudança
IV. Visão estratégica e multidimensional
V. Adaptabilidade situacional
a )
 II, III, V. 
b )
 I, III, IV, V. 
 
c )
 I, II, III, IV, V. 
d )
 I, II, III, V. 
e )
 I, III, IV. 
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A Sra. Matilde possui uma pequena floricultura num bairro de São Paulo há mais de 30 anos. Com o passar do tempo percebeu que a população cresceu, surgiram concorrentes - supermercados com seção de flores e outras empresas oferecendo produtos via internet - com maior variedade e preços mais acessíveis. O Élvio, sobrinho da Sra. Matilde está sugerindo a ela faça uma análise estratégica da floricultura.
Assinale a alternativa que identifica as ações imaginadas pelo Élvio:
a )
 Fazer um orçamento e executar uma grande reforma na loja - novos móveis, nova pintura, criar um ambiente mais contemporâneo, mandar fazer uma nova sinalização visual na fachada - para chamar a atenção das pessoas que transitam na rua.
b )
Verificar, junto a uma empresa especializada, o valor do imóvel e do ponto comercial, para decidir se irá vender o ponto e alugar o imóvel, ou vender o ponto e o imóvel e aplicar os valores no mercado financeiro; obtendo, com isso, uma renda