Buscar

Avaliação final Comercio Exterior

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO/UEMANET
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
DISCILPLINA: COMERCIO ELETRONICO
PROFESSOR Á DISTANCIA: CLAUDENIR MARTINS
ALUNO: THALISON SOUSA DA SILVA
Avaliação Final - Comércio Exterior
1°) O comércio exterior pode ser caracterizado como uma boa oportunidade para os empresários e ao mesmo tempo para o país por desenvolver a economia nacional. Nesse contexto, assinale a opção com uma vantagem para o desenvolvimento do país decorrente do comércio exterior.
a) Aumento do poder nuclear.
b) Desenvolvimento de outros idiomas.
c) Oportunidade para a geração de empregos.
d) Permite o controle de doenças.
e) Facilita a entrada de novos produtos no país.
2°) O comércio exterior pode implicar no controle da moeda em virtude de quanto mais exportações trazem consigo, mais dólares para o país.  Assim, diante dessa informação, qual a consequência direta de uma maior quantidade de dólares na economia nacional?
a) Menor preço das commodities.
b) Menor preço do capital próprio.
c) Retenção direta do imposto de renda.
d) Aumento do número de empregos no país importador.
e) Flexibilidade na política de cotas.
3°) O Mercosul apresenta um importante estágio da integração que caracteriza os blocos econômicos quando se analisa as suas fases. Nesse contexto, qual das facilidades já foi implantada em virtude do avanço das relações entre os países que integram o Mercosul?
a) Maior custo de produção.
b) Custo do capital é menor.
c) Avanço da indústria nuclear.
d) Dispensa da utilização do passaporte.
e) Maior quantidade de agentes alfandegários.
4°) Quando se pensa em comércio exterior, logo vem à memória o aumento das importações e não das exportações. Entretanto, o Brasil auxilia no processo de exportação por meio de entidades que controlam, por exemplo, o valor dos tributos que são devidos. Assim, assinale a opção que contenha o órgão responsável por esse controle.
a) Casa da moeda.
b) Ministério das Relações Exteriores.
c) Palácio do Planalto.
d) Secretaria do desenvolvimento econômico.
e) Administração aduaneira.
5°) Existe uma preocupação com a política de importações de forma a evitar que o Brasil seja conhecido como um possível “canteiro” de oportunidades para os produtos estrangeiros. Diante disso, é comum a implantação de barreiras não tarifárias designadas como “cotas”. Nesse contexto, o que seriam as barreiras não tarifárias e mais precisamente o que seriam as cotas? Explique sua resposta.
6°) Existe uma grande preocupação quando se pensa em frete, seguro e na responsabilidade sobre as mercadorias que são destinadas ou oriundas do comércio exterior. Visando evitar problemas, surgiram os INCOTERMS que, embora pensados para o comércio exterior, são usados de forma frequente no Brasil. Diante disso, explique o que são os incoterms e quais são os mais utilizados no Brasil. 
7°) O Brasil incentiva de forma considerável as exportações, uma vez que é possível verificar a suspenção do pagamento de tributos quando se deseja exportar. Tal situação também ocorre quando se importa para que, em seguida, se proceda a uma nova exportação da mesma mercadoria anteriormente importada.  Diante disso, qual o nome do regime especial aplicado nessa situação? O que acontece se a mercadoria importada não é novamente exportada? Explique sua resposta.

Continue navegando