Buscar

projeto_tcc

Prévia do material em texto

PROPOSTA DE PESQUISA DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
SOBRENOME, Nome
RU: 000000
1.TEMA: 
O PRAZER DE APRENDER A LER E ESCREVER
2. PROBLEMA: 
Como pode ser prazeroso aprender a ler e escrever nos anos iniciais?
3. JUSTIFICATIVA: 
O tema abordado tem a finalidade de mostrar como pode ser divertido para o aluno dos anos iniciais aprender a ler e escrever, a ideia é apreciar a experiência do aluno na leitura e na escrita de forma prazerosa, confrontando a comodidade de alguns professores tradicionais, que só trabalham visando a gramática, visto que não é apenas aprender a ler e escrever e sim oportunizar ao aluno a se expressar oralmente, entendendo, e tendo gosto pelo que está aprendendo, deixando muito mais divertido, onde o mesmo aprende sem perceber.
4. OBJETIVOS:
4.1 OBJETIVO GERAL:
Descrever a importância de se aprender a ler e escrever não apenas como mais um item do currículo, mas tornando algo em que as crianças dos anos iniciais tenham prazer e aprendam sem perceber.
4.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS:
Discutir formas para que esse processo de alfabetização e letramento sejam pensados para que se tornem prazerosos.
Descrever a importância do lúdico dentro do processo de alfabetização e letramento.
Analisar de que forma o professor pode planejar uma prática pedagógica construtiva que alcance sucesso no processo de alfabetização e letramento.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: 
A pesquisa será baseada em autores como Emília Ferreira, Marlene Carvalho, Ana Teberosky, e Jean Piaget, que são grandes pesquisadores quando o tema é alfabetização, Emília Ferreiro, era contrária ao uso de cartilhas, acreditava em uma proposta construtivista de ensino, onde a sala de aula se transformava totalmente, criando o que se chama de ambiente alfabetizador. Junto com ela nesse pensamento estava Ana Teberosky, que também acreditava em uma sala alfabetizadora, uma cultura letrada, utilizando livros, e textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. Marlene Carvalho, foi autora do livro Alfabetizar e Letrar, Um diálogo entre a teoria e a pratica. E segundo Piaget, mudou a maneira dos educadores entenderem a educação, em suas investigações, as práticas pedagógicas voltaram-se para a interação e para a mediação, tornando o professor, o agente que auxilia o aluno a construir seu conhecimento, não sendo um mero transmissor de conhecimento.
6. METODOLOGIA: 
A base da pesquisa será bibliográfica feita em fontes documentais, assim como livros, revistas, sites e artigos científicos, será feita uma abordagem qualitativa, com intuito de obter uma pesquisa não passível de mediação numérica, investigando mais a fundo questões pertinentes para ter mais contribuições nos estudos que envolvem o ambiente educacional.
7. REFERÊNCIAS:
A INFLUÊNCIA DE PIAGET NA ALFABETIZAÇÃO. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-influencia-de-piaget-na-alfabetizacao/149359 acesso em 09 de julho de 2019.
ANA TEBEROSKY: “DEBATER E OPINAR ESTIMULAM A LEITURA E A ESCRITA” Disponível em:
<https://novaescola.org.br/conteudo/251/ana-teberosky-debater-e-opinar-estimulam-a-leitura-e-a-escrita> acesso em 09 de julho de 2019
CARVALHO, MARLENE. ALFABETIZAR E LETRAR. 5°ED. PETRÓPOLIS: VOZES, 2008
EMILIA FERREIRO, A ESTUDIOSA QUE REVOLUCIONOU A ALFABETIZAÇÃO. Disponível em: <https://novaescola.org.br/.../emilia-ferreiro-estudiosa-que-revolucionou-alfabetizacao> acesso em 09 de julho de 2019.

Continue navegando