Buscar

prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Respondam-me com sinceridade: Por que, eu como consumidor, deveria comprar o seu produto ou serviço, se um de seus concorrentes também vende um produto ou serviço similar ao seu, ao mesmo preço? E há, ainda, outro que vende o mesmo produto ou serviço, cerca de 5% mais barato? Ahhh! Por que se eu levar um orçamento do seu concorrente você vai cobrir este orçamento com um desconto de dois reais? Ou vai me dizer que o seu produto é melhor do que o dos outros, somente por que ele é seu? Ou ainda, me dirá que em sua empresa os atendentes sorriem e me servirão um cafézinho? Então, o que sua empresa realmente agrega de valor ao seu produto ou serviço para que o consumidor decida pela sua empresa e não pelo concorrente? Quando digo agregar valor, não estou dizendo valores monetários ou características técnicas do seu produto, estou dizendo o que realmente sua empresa agrega de valor para manter este consumidor satisfeito e que o faça tomar a decisão de voltar a comprar de você.
ANTONIO, M. Agregar valor uma estratégia dos dias atuais e pouco utilizada pelas empresas. Portal Administradores, 2008. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/agregar-valor-uma-estrategia-dos-dias-atuais-e-pouco-utilizada-pelas-empresas/24104/>
A partir dos questionamentos apresentados, bem como da importância de agregar valor aos clientes, cite os cinco passos necessários para a criação de valor para o cliente.
	Consulte os clientes selecionados para determinar quais são os atributos de valor.
Ordene hierarquicamente a importância desses atributos na visão dos clientes
Pesquise, comparando com a concorrência, qual é a percepção de valor entregue pela empresa.
Pesquise as causas das percepções favoráveis e desfavoráveis dos clientes.
Desenvolva atributos de valor pensando também no futuro, para sempre atender e exceder as expectativas dos seus clientes (Aula 01, p. 10).
Questão 2/5
A área de comportamento do consumidor surgiu nos anos 1960. Era uma época em que o crescimento da competitividade exigia que as empresas entendessem as atitudes e os comportamentos de compra dos consumidores. O objetivo era desenvolver estratégias mercadológicas que obtivessem resultados positivos.
       Desse modo, explique e justifique a relevância da pesquisa e da análise do comportamento do consumidor.
	A pesquisa e a análise do comportamento do consumidor são entendidas como o “estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou dispõem de produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer as necessidades e desejos. A importância de pesquisar, entender e analisar o comportamento do consumidor está ligada a percepção da satisfação das necessidades do consumidor e da promoção do encantamento do mesmo. A compreensão dos fatores que influenciam esse comportamento nos ajuda a formar uma visão mais aprofundada da dinâmica do processo de compra (p.20 e 21).
Questão 3/5
Comprar para não ficar de fora
E ter para assim ser parte do agora
Posso parecer fútil em alguns momentos
Mas fútil é só um modo de julgamento
 
Passear, trabalhar, barganhar
O tempo nem ao menos me deixa variar
Enquanto permeio por ideias e afins
Percebo o quanto o mundo é difícil pra mim
 
Existo, mas só enquanto durarem os estoques
Vozes vazias em meio a tantas ações sem enfoque
Ando pra lá e pra cá sem certeza do destino
Holerite no fim do mês, prêmio divino
 
Sou parte do todo e pretendo me manter na linha
Sem diferenças, peculiaridades, tendo coisas que antes não tinha
Visto, calço, maqueio, troco
Até onde eu sei, campanha sem uma boa propaganda não ganha voto
 
Sou parte das coisas, são muitas coisas para ser parte
Quero adquirir, me envolver de todo tipo de arte
Trabalho duro, relógio fugaz, pessoas volúveis
Antes de ser autêntico, melhor ser todas as opções possíveis
	Os alunos devem apresentar os seguintes pontos em seus argumentos:
O comportamento do consumidor é o estudo das unidades compradas e dos processos de trocas envolvidos na aquisição, no consumo e na disposição de mercadorias, serviços, experiências e ideias. O comportamento do consumidor compreende o estudo do modo como as pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos para satisfazer às suas necessidades e desejos. O consumidor é dotado de personalidade e, por esse motivo, cada pessoa identifica e compreende o mundo de várias formas (percepção), reagindo automaticamente ao contexto através dos sentidos (Capítulo 01, p. 21).
Questão 4/5
As trocas de marketing existem porque são benéficas para ambas as partes. Elas são benéficas por causa dos princípios da especialização do trabalho e da satisfação do consumo. Para exemplificar a perspectiva dos benefícios da troca, pode-se empregar tal exemplo: um criador de gado poderia trocar um bife por uma abóbora porque está cansado de comer bifes e custa-lhe muito menos produzir um bife adicional do que cultivar abóboras. O plantador de abóboras também poderia trocar uma das suas abóboras por um bife por estar enjoado de comer abóboras e custa-lhe menos produzir uma abóbora adicional do que um bife. Portanto, se eles se encontrarem, é provável que ocorra uma troca entre o criador de gado e o plantador de abóboras.
RAYMUNDO, F. A. Marketing como processo de troca. Francisco A. Raymundo, 2010. Disponível em: < http://franciscoaraymundo.blogspot.com.br/2010/07/marketing-como-processo-de-troca.html>.
A partir do que se apresenta a respeito do processo de troca, salienta-se que para ocorrer qualquer tipo de troca, cinco condições devem ser satisfeitas. Nesse sentido, cite três das condições para a concretização de uma troca.
	Deve haver ao menos duas partes envolvidas;
Cada parte deve possuir algo que interesse à outra;
Cada parte deve ser capaz de se comunicar com a outra e entregar as mercadorias ou serviços pedidos;
Cada parte deve ser livre para aceitar ou rejeitar a oferta da outra;
Cada parte deve acreditar ser adequado a participar da negociação
Questão 5/5
 
Os fatores situacionais são forças temporárias, momentâneas, relacionadas ao momento da compra, que influenciam o comportamento do consumidor e vão alem das características da pessoa e do produto, estão associados ao ambiente físico de compra, ao ambiente social, ao tempo, tarefa e aos estados antecedentes.
RENNÓ, F. S. A. Os fatores socioculturais e situacionais e seu impacto no comportamento do consumidor jovem em relação ao vestuário. Dissertação (Mestrado em Administração), Faculdades Integradas Pedro Leopoldo, 2009.
A partir do que se apresenta na contextualização da questão, cite e caracterize dois fatores situacionais que impactam no comportamento de consumo.
	Tempo: A perspectiva do tempo é vital e extremamente influenciadora do comportamento. É preciso considerar também o tempo de espera que os consumidores entendem como aceitável (Aula 02, p. 28-29).
Razão de Compra: Comprar algo para si ou para outrem faz toda a diferença quando vamos às compras. O bem a ser adquirido pode ser para uso pessoal ou não. Pode ser para uma pessoa importante ou não, para a pessoa amada ou não. Notem que conhecer as razões faz muita diferença na hora da compra, e como tal, é altamente influenciadora dos nossos atos e decisões (Aula 02, p. 29-30).
Estado de Espírito: O estado de espírito acompanha o consumidor aonde quer que ele vá e, por conseguinte estará também presente no ato da compra.  O humor e a pré-disposição que estamos para ir as compras é determinante nas nossas tomadas de decisão (Aula 02, p. 30).
Conveniência: conveniência é também um fator considerado situacional, pois a decisão da compra não se dá exclusivamente e efetivamente por preferência, mas sim, por facilidade e praticidade (Aula 02, p. 30).
Presença de pessoas: Estar acompanhado de outras pessoas no momento da compra também exerce influência nas decisões, afinal, o indivíduo tende a representar, sobretudo quando está na presença de outras pessoas. Evidentementeessa influência vai depender de quem está acompanhando o comprador, pois tenderemos a agir de forma distinta se estivermos em companhia da mãe, amigos, namorada ou uma pretendente (Aula 02, 31).

Continue navegando