Buscar

apol2

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Considere o extrato de texto: 
“Já em 1979, B.G. Rader identificara dois grandes problemas nas investigações históricas ligadas ao tema [esporte]: a) trabalhos excessivamente descritivos; b) carência de evidências documentais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, V. A.; FORTES, R. História do Esporte: panorama e perspectivas. Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 22, p. 11-35, jul./dez., 2010. p. 16. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base O trato do esporte nos simpósios da Associação Nacional de História (ANPUH) sobre as fontes utilizadas nos trabalhos sobre o esporte nos eventos, analise as afirmativas a seguir: 
I. Há uma dificuldade de acesso aos jornais e revistas do século XX, por isso essa é uma fonte pouco utilizada.
II. Nos estudos de história do esporte, o uso de fontes documentais e história oral é predominante nos eventos pesquisados.
III. Inicialmente os estudos se embasavam em fontes secundárias, mas posteriormente cresceu o uso de periódicos.
IV. Fontes de natureza literária, imagética e de radiodifusão são raramente utilizados nos trabalhos de história do esporte nos referidos eventos.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	II e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I, II e IV
Questão 2/5 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Atente para os seguintes extratos de texto: 
“[...] Se vais de vestido novo
O teu próprio andar o diz,
E ao passar por entre o povo
Até teu corpo é feliz. [...]” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PESSOA, F. Quadras ao gosto popular. p. 28. <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000001.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2019. 
“Gordofobia médica: como o preconceito na saúde afeta pacientes gordas [...]
Entre os casos, estava a história da publicitária Andréa Gouvea. A paulistana de 31 anos residente em Manaus acumulava alguns episódios marcantes. [...] Mais recentemente, há cinco anos, a agressão partiu de um dermatologista. Dessa vez, ela resolveu não sofrer sozinha e compartilhou o caso na internet. ‘Fui tirar uma pinta, e ele disse que removeria por questão de saúde, já que eu claramente não ligava para estética. Ainda falou para eu me cuidar, pois, pelo meu corpo, via-se que eu não era saudável.’ Na época, Andréa praticava dois esportes – futebol americano e jiu-jítsu – e mantinha uma alimentação balanceada. Para o médico, porém, a saúde dela se resumia ao peso. ‘Fui julgada como doente por ser gorda’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, C. Gordofobia médica: como o preconceito na saúde afeta pacientes gordas. Claudia, São Paulo, 24 jan. 2019. <https://claudia.abril.com.br/saude/gordofobia-medica-como-o-preconceito-na-saude-afeta-pacientes-gordas/>. Acesso em 11 fev. 2019. 
Considerando os extratos de textos e os conteúdos do texto-base Fenomenologia e Educação Física: uma revisão dos conceitos de corpo e motricidade sobre o corpo na fenomenologia, analise as afirmativas a seguir: 
I. “Até teu corpo é feliz” na poesia aproxima-se com o entendimento de corpo da fenomenologia, pois supõe que o corpo é mediador ativo entre sujeito e mundo.
II. Na visão fenomenológica, o corpo em movimento permite constatar uma representação, ilustrado na poesia por “O teu próprio andar o diz”.
III. Quando Merleau-Ponty coloca que o corpo próprio é acessível à doença, ele confirma a fala do médico, pois o corpo deve ser analisado apenas no biológico.
IV. A crítica ao dermatologista, na perspectiva fenomenológica, se dá porque os aspectos biológicos do corpo são irrelevantes, ao contrário dos sociais e culturais. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	II e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I, II e IV
Questão 3/5 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia a passagem de texto: 
“ [...] a significação do esporte contemporâneo expressa o desejo da sociedade industrial por competir, alcançar a perfeição, a fama individual e a riqueza, satisfaz o desejo de uma rápida mobilidade social, de superar barreiras biológicas e culturais e abolir as desigualdades étnicas, de gênero e raciais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BETTI, M. O papel da Sociologia do Esporte na retomada da Educação Física. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, supl. 5, p.191-93, set., 2006. p. 191. 
Considerando essa citação e os conteúdos do texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas sobre as abordagens do esporte pela Educação Física, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. ( ) Entre as abordagens do esporte pela Educação Física, é possível identificar um enfoque mais técnico, motor e biológico do esporte.
II. ( ) As abordagens do esporte pela Educação Física são variações de um mesmo viés e matriz teórica advindas da Sociologia.
III. ( ) Entre as abordagens, identifica-se uma tendência a combater o esporte de rendimento, sobretudo na Educação Física escolar.
IV. ( ) Uma das abordagens enfoca as dinâmicas socioculturais relativas ao esporte na forma como elas se apresentam na sociedade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – V – F
Questão 4/5 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia a passagem de texto: 
“[...] História do Esporte, aqui entendida como um campo profissional de investigação histórica que vem se delineando nas últimas décadas, não somente conduzido por ‘historiadores de formação’, mas certamente por pesquisadores que, independentemente de sua filiação acadêmica original, procuram se aproximar dos debates teóricos e metodológicos da disciplina História”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, V. A.; FORTES, R. História do Esporte: panorama e perspectivas. Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 22, p. 11-35, jul./dez. 2010. p. 14. 
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base O trato do esporte nos simpósios da Associação Nacional de História (ANPUH) sobre as abordagens do tema esporte nos eventos da Associação Nacional de História na primeira fase (1961-1975), analise as afirmativas a seguir: 
I. A primeira aparição relacionada ao esporte aconteceu no primeiro evento em 1961, com estudo aprofundado do futebol na Roma Antiga.
II. As menções iniciais ao esporte aconteciam em trabalhos que abordavam o tema imigração na história das cidades e inventário de fontes.
III. Destacam-se, nos primeiros trabalhos apresentados, a profundidade e quantidade de abordagens sobre a Educação Física.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 5/5 - Aspectos das Humanidades na Educação Física
Leia o excerto de texto: 
“Jerry Thomas e Thomas Reeve [...] relatam que alguns departamentos norte-americanos estão engajados em substituir a cinesiologia por algo como biologia ou fisiologia integrativa. Investigações que privilegiam questões socioculturais e pedagógicas têm perdido espaço no campo acadêmico, seja ele denominado de cinesiologia ou de educação física”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MANOEL, Edson de Jesus; CARVALHO, Yara Maria de. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 389-406, maio/ago., 2011. p. 400. 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Apropriação das ciências humanas pela Educação Física: análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012 sobre o campocientífico nas ciências humanas, é correto afirmar que:
	
	A
	São referidas como ciências duras em função de uma presença mais forte da 
experimentação e do cálculo.
	
	B
	São as áreas de conhecimento que descartam pesquisas 
de experimentação e estatística.
	
	C
	Nas ciências humanas, é possível conhecer e controlar todas as variáveis
 das pesquisas que são propostas.
	
	D
	Seus procedimentos são, muitas vezes, construídos ou modificados
 durante o processo da pesquisa.
	
	E
	Em razão da imprevisibilidade, há um menor rigor metodológico de 
percepção e análise de informações.

Continue navegando