Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia - Filosofia Geral - 261031 (4)

User badge image
Leh V.

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Então, por não sermos capazes de lidar com a vida como ela é, o que acontece quando abrimos mão do terno e da gravata, e as nossas pulsões e paixões começam a ter o mínimo de chance de aparecer, nós, por não nos sentirmos fortes o suficiente para afirmar a vida como ela é, construímos a ideia de verdade.
De acordo com o texto acima, discorra sobre a importância filosofia, na vida contemporânea.

O filósofo, autor do texto que originalmente descreve a alegoria da caverna, é:
a) Kant.
b) Sócrates.
c) Aristóteles.
d) Platão.
e) Heidegger.

A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: Philo e Sophia. Philo deriva-se de Philia, que significa ________, amor fraterno, respeito entre iguais. Sophia quer dizer __________ e dela vem à palavra Sophos, sábio.
Complete as lacunas acima com uma das opções abaixo.
a) Amizade e ignorância;
b) Ignorância e amizade;
c) Amizade e respeito;
d) Amigo e sabedoria.
e) Sabedoria e amizade

A Filosofia seria isso mesmo: uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores. Há mesmo quem afirme não caber à Filosofia 'resolver', e sim unicamente sugerir questões e propor problemas, fazer perguntas cujas respostas não têm maior interesse, e com o fim unicamente de estimular:
a) A reflexão, aguçar a curiosidade.
b) A sabedoria e o questionamento.
c) O conhecimento e a ignorância.
d) A filosofia e o senso comum.

Discípulo e sucessor de Tales. ______________ recusa-se a ver a origem do real em um elemento particular; todas as coisas são limitadas e o limitado não pode ser, sem injustiça, a origem das coisas.
a) Parmênides.
b) Pitágoras.
c) Anaximandro.
d) Demócrito.

Já se vê que a filosofia é, antes de tudo, uma atitude e uma tarefa das quais resultam “Filosofias” como produto. Atitude ou disposição de amor à verdade, que supõe, sobretudo, muita humildade e nenhuma arrogância de espírito: “A palavra grega ‘philósophos’ foi formada em oposição a ‘sophós’ e significa 'o que ama o saber', em contraposição a ao possuidor de conhecimentos (dono da verdade) que se designava por sábio. Esse sentido da palavra manteve-se até hoje: é a demanda da verdade e não a sua posse que constitui:
a) a essência do homem.
b) a essência da filosofia.
c) a origem de todas as coisas.
d) a origem do universo.

Na linguagem cotidiana, a palavra ironia tem um significado depreciativo, sarcástico ou de zombaria. Mas não é esse o sentido da ironia socrática. Analise as assertivas abaixo à luz do conhecimento do primeiro momento do método socrático:
I. Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber.
II. Sócrates começava o seu método afirmando que só sabia que nada sabia.
III. Sócrates tinha por objetivo aumentar nos seus discípulos a arrogância e preservação do saber.
IV. Sócrates considerava como primeira virtude do sábio era de adquirir consciência da própria ignorância.
a) Somente a IV.
b) I, II e IV.
c) II e III.
d) Somente a II.
e) I e II.

O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos.
As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente:
a) moral.
b) político.
c) filosófico.
d) cosmológico.
e) religioso.

A reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se para si mesmo como fonte desse pensamento. A esse respeito assinale a alternativa INCORRETA.
a) A reflexão filosófica é radical, isso significa que ela vai à raiz do problema.
b) A base da reflexão filosófica encontra-se exclusivamente no mundo objetivo, na realidade exterior dos homens.
c) Podemos dizer que a reflexão filosófica é o pensamento interrogando a si mesmo.
d) A reflexão filosófica é questionamento, 'por quê?', 'o quê?' e 'para quê?'.
e) A crítica faz parte do processo de reflexão filosófica.

Em vez de perguntar "que horas são?", podemos indagar "o que é o tempo?". Em vez de dizermos "ficou maluca?" ou "está sonhando?", podemos nos perguntar "o que é o sonho", a loucura, a razão? Portanto,
a) não é possível diferenciar entre senso comum e atitude filosófica.
b) filosofar implica assumir, no plano do pensamento, os mesmos parâmetros habitualmente empregados na vida cotidiana.
c) filosofar significa ater-se à aceitação imediata da realidade.
d) a filosofia começa pela reafirmação necessária das crenças e preconceitos do senso comum.
e) a atitude filosófica diferencia-se estruturalmente do senso comum.

O homem é naturalmente filósofo, 'amigo da sabedoria'. E é verdade. Ávido de saber, não se contenta em viver o momento presente e aceitar passivamente as informações fornecidas pela experiência imediata, como fazem os animais. Seu olhar interrogativo quer conhecer o porquê das coisas, sobretudo o porquê da própria vida.
Com relação a esse assunto, analise as proposições a seguir:
I. Movido pelo espanto e pela admiração, o homem abandona o senso comum e faz despertar uma consciência crítica, que o afasta da ignorância e busca, na filosofia, uma nova forma de conhecimento, que tem, 'no saber pelo saber', seu fundamento primordial.
II. A filosofia é procura e não posse, definindo o trabalho filosófico como um trabalho de reflexão. Definir a filosofia como reflexão é concebê-la como um conhecimento do conhecimento, um saber do saber.
III. A filosofia é, de imediato, algo que o homem faz, que o homem tem feito. O que primeiro devemos tentar, pois, é definir esse 'fazer', que chamamos filosofia.
IV. A filosofia não é uma simples abstração independente da vida. Ela é, ao contrário, a própria manifestação da vida humana e a sua mais alta expressão.
V. A filosofia é uma atitude acrítica que o ser humano assume no enfrentamento da realidade que o cerca, tendo em vista a posse de um saber sobre essa realidade.
a) apenas I, II, III e V.
b) apenas II, III, IV e V.
c) apenas I, III e IV.
d) apenas I, II, III e IV.
e) I, II, III, IV e V.

Vivemos hoje grave crise mundial de valores. É difícil, para a grande maioria da humanidade, saber o que é correto e o que não é. Esse obscurecimento do horizonte ético redunda numa insegurança muito grande na vida e numa permanente tensão nas relações sociais que tendem a se organizar ao redor de interesses particulares do que ao redor do direito e da justiça.
Com relação a esse assunto, analise os itens abaixo:
I. O homem é um ser, que possui um senso ético e uma consciência moral, ou seja, constantemente avalia e julga suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
II. Os valores éticos se oferecem, portanto, como expressão e garantia de nossa condição de sujeitos, proibindo moralmente o que nos transforma em coisa usada e manipulada por outros.
III. A consciência moral, como juiz interno, avalia a situação, consulta as normas estabelecidas, interiorizando-as como suas ou não, toma decisões e julga seus próprios atos.
IV. Para ser responsável, é preciso ser plenamente consciente, é preciso ser capaz de discernir entre o bem e o mal, é preciso ter conhecimento dos valores morais.
V. Em cada época, a realização da moral é separável de certos princípios básicos ou regras básicas de comportamento. A realização da moral é assunto exclusivo dos indivíduos; é necessário examinar as instâncias individuais que influem no seu comportamento moral.
a) Apenas I, II, IV e V.
b) Apenas I, II, III e IV.
c) Apenas II, IV e V.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III, IV e V.

Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se segue: O conhecimento filosófico é, diversamente do conhecimento científico, um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência.
Tomando como base o conhecimento filosófico, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
( ) A filosofia é um tipo de saber, que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia tudo aquilo que postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente.
( ) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que suscita e não apenas em virtude das respostas que proporciona a esses mesmos problemas.
( ) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por isso mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso desta, é particular e, no caso da filosofia, é universal.
( ) O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica.
( ) O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos fundamentos. Sua dimensão de profundidade e radicalidade o distingue do conhecimento científico.
a) V, F, V, F, V
b) F, V, F, V, V
c) V, V, F, F, V
d) V, V, V, V, V [CORRETA]
e) F, V, F, V, F

Conhecemos o homem a partir dos seus atos. Pelos atos o homem se relaciona com a realidade. Todos os atos humanos e todas as relações com a realidade estão penetrados pelo conhecimento. O conhecimento não é um elemento isolado, ao lado de outros atos, mas participa de toda a:
a) Sabedoria
b) Sociedade
c) Conduta humana [CORRETA]
d) Reflexão

A tarefa que hoje se impõe ineludivelmente ao homem é, em não pequena parte, teórica: compreender e expressar o que ele é, o que ele pode e deve ser. A filosofia tem aqui uma posição central, pois a pergunta pela essência lhe pertence primordialmente. Mas, a resposta não pode ser descoberta por pura reflexão. Também se requer a participação, dum lado, daquelas formas do saber que, embora vinculada a aspectos parciais e a um determinado método, são nutridas de experiência e objetividade demonstráveis – é o conhecimento:
a) Científico [CORRETA]
b) Filosófico
c) Racional
d) Intelectual

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Então, por não sermos capazes de lidar com a vida como ela é, o que acontece quando abrimos mão do terno e da gravata, e as nossas pulsões e paixões começam a ter o mínimo de chance de aparecer, nós, por não nos sentirmos fortes o suficiente para afirmar a vida como ela é, construímos a ideia de verdade.
De acordo com o texto acima, discorra sobre a importância filosofia, na vida contemporânea.

O filósofo, autor do texto que originalmente descreve a alegoria da caverna, é:
a) Kant.
b) Sócrates.
c) Aristóteles.
d) Platão.
e) Heidegger.

A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: Philo e Sophia. Philo deriva-se de Philia, que significa ________, amor fraterno, respeito entre iguais. Sophia quer dizer __________ e dela vem à palavra Sophos, sábio.
Complete as lacunas acima com uma das opções abaixo.
a) Amizade e ignorância;
b) Ignorância e amizade;
c) Amizade e respeito;
d) Amigo e sabedoria.
e) Sabedoria e amizade

A Filosofia seria isso mesmo: uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores. Há mesmo quem afirme não caber à Filosofia 'resolver', e sim unicamente sugerir questões e propor problemas, fazer perguntas cujas respostas não têm maior interesse, e com o fim unicamente de estimular:
a) A reflexão, aguçar a curiosidade.
b) A sabedoria e o questionamento.
c) O conhecimento e a ignorância.
d) A filosofia e o senso comum.

Discípulo e sucessor de Tales. ______________ recusa-se a ver a origem do real em um elemento particular; todas as coisas são limitadas e o limitado não pode ser, sem injustiça, a origem das coisas.
a) Parmênides.
b) Pitágoras.
c) Anaximandro.
d) Demócrito.

Já se vê que a filosofia é, antes de tudo, uma atitude e uma tarefa das quais resultam “Filosofias” como produto. Atitude ou disposição de amor à verdade, que supõe, sobretudo, muita humildade e nenhuma arrogância de espírito: “A palavra grega ‘philósophos’ foi formada em oposição a ‘sophós’ e significa 'o que ama o saber', em contraposição a ao possuidor de conhecimentos (dono da verdade) que se designava por sábio. Esse sentido da palavra manteve-se até hoje: é a demanda da verdade e não a sua posse que constitui:
a) a essência do homem.
b) a essência da filosofia.
c) a origem de todas as coisas.
d) a origem do universo.

Na linguagem cotidiana, a palavra ironia tem um significado depreciativo, sarcástico ou de zombaria. Mas não é esse o sentido da ironia socrática. Analise as assertivas abaixo à luz do conhecimento do primeiro momento do método socrático:
I. Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber.
II. Sócrates começava o seu método afirmando que só sabia que nada sabia.
III. Sócrates tinha por objetivo aumentar nos seus discípulos a arrogância e preservação do saber.
IV. Sócrates considerava como primeira virtude do sábio era de adquirir consciência da própria ignorância.
a) Somente a IV.
b) I, II e IV.
c) II e III.
d) Somente a II.
e) I e II.

O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos.
As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente:
a) moral.
b) político.
c) filosófico.
d) cosmológico.
e) religioso.

A reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se para si mesmo como fonte desse pensamento. A esse respeito assinale a alternativa INCORRETA.
a) A reflexão filosófica é radical, isso significa que ela vai à raiz do problema.
b) A base da reflexão filosófica encontra-se exclusivamente no mundo objetivo, na realidade exterior dos homens.
c) Podemos dizer que a reflexão filosófica é o pensamento interrogando a si mesmo.
d) A reflexão filosófica é questionamento, 'por quê?', 'o quê?' e 'para quê?'.
e) A crítica faz parte do processo de reflexão filosófica.

Em vez de perguntar "que horas são?", podemos indagar "o que é o tempo?". Em vez de dizermos "ficou maluca?" ou "está sonhando?", podemos nos perguntar "o que é o sonho", a loucura, a razão? Portanto,
a) não é possível diferenciar entre senso comum e atitude filosófica.
b) filosofar implica assumir, no plano do pensamento, os mesmos parâmetros habitualmente empregados na vida cotidiana.
c) filosofar significa ater-se à aceitação imediata da realidade.
d) a filosofia começa pela reafirmação necessária das crenças e preconceitos do senso comum.
e) a atitude filosófica diferencia-se estruturalmente do senso comum.

O homem é naturalmente filósofo, 'amigo da sabedoria'. E é verdade. Ávido de saber, não se contenta em viver o momento presente e aceitar passivamente as informações fornecidas pela experiência imediata, como fazem os animais. Seu olhar interrogativo quer conhecer o porquê das coisas, sobretudo o porquê da própria vida.
Com relação a esse assunto, analise as proposições a seguir:
I. Movido pelo espanto e pela admiração, o homem abandona o senso comum e faz despertar uma consciência crítica, que o afasta da ignorância e busca, na filosofia, uma nova forma de conhecimento, que tem, 'no saber pelo saber', seu fundamento primordial.
II. A filosofia é procura e não posse, definindo o trabalho filosófico como um trabalho de reflexão. Definir a filosofia como reflexão é concebê-la como um conhecimento do conhecimento, um saber do saber.
III. A filosofia é, de imediato, algo que o homem faz, que o homem tem feito. O que primeiro devemos tentar, pois, é definir esse 'fazer', que chamamos filosofia.
IV. A filosofia não é uma simples abstração independente da vida. Ela é, ao contrário, a própria manifestação da vida humana e a sua mais alta expressão.
V. A filosofia é uma atitude acrítica que o ser humano assume no enfrentamento da realidade que o cerca, tendo em vista a posse de um saber sobre essa realidade.
a) apenas I, II, III e V.
b) apenas II, III, IV e V.
c) apenas I, III e IV.
d) apenas I, II, III e IV.
e) I, II, III, IV e V.

Vivemos hoje grave crise mundial de valores. É difícil, para a grande maioria da humanidade, saber o que é correto e o que não é. Esse obscurecimento do horizonte ético redunda numa insegurança muito grande na vida e numa permanente tensão nas relações sociais que tendem a se organizar ao redor de interesses particulares do que ao redor do direito e da justiça.
Com relação a esse assunto, analise os itens abaixo:
I. O homem é um ser, que possui um senso ético e uma consciência moral, ou seja, constantemente avalia e julga suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
II. Os valores éticos se oferecem, portanto, como expressão e garantia de nossa condição de sujeitos, proibindo moralmente o que nos transforma em coisa usada e manipulada por outros.
III. A consciência moral, como juiz interno, avalia a situação, consulta as normas estabelecidas, interiorizando-as como suas ou não, toma decisões e julga seus próprios atos.
IV. Para ser responsável, é preciso ser plenamente consciente, é preciso ser capaz de discernir entre o bem e o mal, é preciso ter conhecimento dos valores morais.
V. Em cada época, a realização da moral é separável de certos princípios básicos ou regras básicas de comportamento. A realização da moral é assunto exclusivo dos indivíduos; é necessário examinar as instâncias individuais que influem no seu comportamento moral.
a) Apenas I, II, IV e V.
b) Apenas I, II, III e IV.
c) Apenas II, IV e V.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III, IV e V.

Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se segue: O conhecimento filosófico é, diversamente do conhecimento científico, um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência.
Tomando como base o conhecimento filosófico, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
( ) A filosofia é um tipo de saber, que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia tudo aquilo que postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente.
( ) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que suscita e não apenas em virtude das respostas que proporciona a esses mesmos problemas.
( ) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por isso mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso desta, é particular e, no caso da filosofia, é universal.
( ) O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica.
( ) O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos fundamentos. Sua dimensão de profundidade e radicalidade o distingue do conhecimento científico.
a) V, F, V, F, V
b) F, V, F, V, V
c) V, V, F, F, V
d) V, V, V, V, V [CORRETA]
e) F, V, F, V, F

Conhecemos o homem a partir dos seus atos. Pelos atos o homem se relaciona com a realidade. Todos os atos humanos e todas as relações com a realidade estão penetrados pelo conhecimento. O conhecimento não é um elemento isolado, ao lado de outros atos, mas participa de toda a:
a) Sabedoria
b) Sociedade
c) Conduta humana [CORRETA]
d) Reflexão

A tarefa que hoje se impõe ineludivelmente ao homem é, em não pequena parte, teórica: compreender e expressar o que ele é, o que ele pode e deve ser. A filosofia tem aqui uma posição central, pois a pergunta pela essência lhe pertence primordialmente. Mas, a resposta não pode ser descoberta por pura reflexão. Também se requer a participação, dum lado, daquelas formas do saber que, embora vinculada a aspectos parciais e a um determinado método, são nutridas de experiência e objetividade demonstráveis – é o conhecimento:
a) Científico [CORRETA]
b) Filosófico
c) Racional
d) Intelectual

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
PROVA DO ALUNO
Protocolo: 261031
Página 1 - 05/06/2017 às 08:32
P1 e P2
Curso: Pedagogia
Disciplina: Filosofia Geral
Data de aplicação: 18/05/2017
Data de Gabarito: 02/06/2017
RGM: 053.16455 Aluno(a): CLAUDIA LEORGINA MINELLA DA CUNHA
PROVA 01
Questão 1 - Aula
# - A ideia de subordinação do homem em relação a Deus e da razão à fé acabou tendo grande predominância
durante vários séculos no pensamento filosófico medieval. Mais do que refletir interesses que legitimavam o
poder religioso da época, o negativismo impregnado no ideário de Santo Agostinho deve ser visto como uma
consequência próxima às conturbações, guerras e invasões que viriam a marcar a formação do mundo
medieval.
Contudo, as transformações experimentadas com a Baixa Idade Média viriam a promover uma interessante
revisão da teologia agostiniana. A chamada filosofia escolástica apareceria com o intuito de promover a
harmonização entre os campos da fé e da razão.
 
De acordo com o texto discorra sobre a importância da Filosofia da Idade Média para a Filosofia
Contemporânea, destacando a necessidade de estuda-la.
na idade média é importante para a formação social, politica, cultural e economica do mundo, falar da idade
média é de certa forma falar de nós mesmo Ela representa o longo período de gestação no qual foi criado o
mundo moderno. na idade contemporânea a concentração de pessoas promove uma ampla cadeia de inflexões
na difulgação de informações, na produção de bens de consumo e no próprio ritmo de vida de cada individuo.
nesecitamos de estuda-la para progredir na vida, para crescimento da vida humana, estudar faz bem a mente e
ao ser humano.
-
Parecer do professor:
Questão 2 - Aula
# - Então, por não sermos capazes de lidar com a vida como ela é, o que acontece quando abrimos mão do
terno e da gravata, e as nossas pulsões e paixões começam a ter o mínimo de chance de aparecer, nós, por não
nos sentirmos fortes o suficiente para afirmar a vida como ela é, construímos a ideia de verdade. De acordo
com o texto acima, discorra sobre a importância filosofia, na vida contemporânea.
o se humano busca em sociedade viver em paz e plena felicidade, porem, não é capaz de lidar com a vida como
ela realmente é, e nisso a filosifia que por sua vez é intigante ao conhecimento, faz com que o serr humano seja
levado a reflexão, pátra conhecer´se a si mesmo e só então construir uma ideia de mundo de verdade
-
Parecer do professor:
Questão 3 - Aula
# - O filósofo, autor do texto que originalmente descreve a alegoria da caverna, é
a) Kant.
b) Sócrates.
c) Aristóteles.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
PROVA DO ALUNO
Protocolo: 261031
Página 2 - 05/06/2017 às 08:32
d) Platão. [CORRETA]
e) Heidegger
Questão 4 - Aula
# - A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: Philo e Sophia. Philo deriva-se de Philia, que
significa ________, amor fraterno, respeito entre iguais. Sophia quer dizer __________ e dela vem à palavra
Sophos, sábio. Complete as lacunas acima com uma das opções abaixo. 
a) Amizade e ignorância;
b) Ignorância e amizade;
c) Amizade e respeito;
d) Amigo e sabedoria. [CORRETA]
e) Sabedoria e amizade
Questão 5 - Aula
# - A Filosofia seria isso mesmo: uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou
questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores. Há mesmo quem afirme não
caber à Filosofia “resolver”, e sim unicamente sugerir questões e propor problemas, fazer perguntas cujas
respostas não têm maior interesse, e com o fim unicamente de estimular: 
a) A reflexão, aguçar a curiosidade. [CORRETA]
b) A sabedoria e o questionamento
c) O conhecimento e a ignorância
d) A filosofia e o senso comum
Questão 6 - Aula
# - Discípulo e sucessor de Tales. ______________ recusa-se a ver a origem do real em um elemento particular;
todas as coisas são limitadas e o limitado não pode ser, sem injustiça, a origem das coisas. 
a) Parmênides.
b) Pitágoras.
c) Anaximandro. [CORRETA]
d) Demócrito.
Questão 7 - Aula
# - Na geração do cosmo, a preponderância à terra, ao fogo, à água e ao ar costuma ser atribuída,
respectivamente, aos seguintes pensadores pré-socráticos: 
a) Parmênides, Heráclito, Tales e Pitágoras.
b) Xenófanes, Heráclito, Tales e Anaxímenes. [CORRETA]
c) Pitágoras, Anaxágoras, Tales e Anaximandro.
d) Empédocles, Anaximandro, Tales e Parmênides.
Questão 8 - Aula
# - Já se vê que a filosofia é, antes de tudo, uma atitude e uma tarefa das quais resultam “Filosofias” como
produto. Atitude ou disposição de amor à verdade, que supõe, sobretudo, muita humildade e nenhuma
arrogância de espírito: “A palavra grega ‘philósophos’ foi formada em oposição a ‘sophós’ e significa “o que
ama o saber”, em contraposição a ao possuidor de conhecimentos (dono da verdade) que se designava por
sábio. Esse sentido da palavra manteve-se até hoje: é a demanda da verdade e não a sua posse que constitui: 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
PROVA DO ALUNO
Protocolo: 261031
Página 3 - 05/06/2017 às 08:32
a) a essência da filosofia. [CORRETA]
b) a essência do homem.
c) a origem de todas as coisas.
d) a origem do universo.
Questão 9 - Aula
# - Na linguagem cotidiana, a palavra ironia tem um significado depreciativo, sarcástico ou de zombaria. Mas
não é esse o sentido da ironia socrática. Analise as assertivas abaixo à luz do conhecimento do primeiro
momento do método socrático:
I. Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber.
II. Sócrates começava o seu método afirmando que só sabia que nada sabia.
III. Sócrates tinha por objetivo aumentar nos seus discípulos a arrogância e preservação do saber.
IV. Sócrates considerava como primeira virtude do sábio era de adquirir consciência da própria ignorância.
 
Podemos considerar como correta(s): 
a) Somente a IV.
b) I e II.
c) Somente a II.
d) II e III.
e) I, II e IV. [CORRETA]
Questão 10 - Aula
# - O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a
Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito
eminentemente: 
a) moral.
b) político.
c) filosófico.
d) cosmológico. [CORRETA]
e) religioso.
PROVA 02
Questão 1 - Aula
# - De acordo com a frase, desenvolva uma reflexão filosófica: Então, por não sermos capazes de lidar com a
vida como ela é, o que acontece quando abrimos mão do terno e da gravata, e as nossas pulsões e paixões
começam a ter o mínimo de chance de aparecer, nós, por não nos sentirmos fortes o suficiente para afirmar a
vida como ela é, construímos a ideia de verdade. 
O mundo é apenas um espelho, quando você se olha, percebe como a vida é passageira, e temos medo da
mudança porque não somos capazes de lidar com a vida dificíl, isso é o que pensamos, será mesmo? é difícíl
porque você tem medo de mudar, temos que dar chance a vida, deixar de ter medo, para de olhar para si
mesmo e seguir em frente, temos que ser forte o suficiente e construir nosa própria verdade. jogar fora tudo
que nos faz mal para assim viver um dia de cada vez, como se fosse o ultimo, deixar de lado as difereças, a
solidão, apartir do momento que você abre mão do seu do presente e passa a viver a vida como tem que ser,
você ganha uma vida, e descobre a verdadeira felicidade.
-
Parecer do professor:
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
PROVA DO ALUNO
Protocolo: 261031
Página 4 - 05/06/2017 às 08:32
Questão 2 - Aula
# - Quando conheço, torno-me idêntico com o outro, não fisicamente, mas intencionalmente. Em outros termos:
estou totalmente junto do outro, a distância se anula. O que a frase quer dizer?Comente. 
ao conhecer o próprio ego podemos viver em sicronia com o racioanal e emocional, Estar próximo significa
conhecer-se, de tal modo que não haja descompasso com o corpo e mente. se nós distanciar das coisas
importantes da vida, ficamos sozinhos, sem vida, sem nada. nada terá significado ao ponto de nos anular-mos
da vida e das pessoas que nos rodeia.
-
Parecer do professor:
Questão 3 - Aula
# - "A reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se
para si mesmo como fonte desse pensamento".
 A esse respeito assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Podemos dizer que a reflexão filosófica é o pensamento interrogando a si mesmo.
b) A reflexão filosófica é radical, isso significa que ela vai à raiz do problema.
c) A base da reflexão filosófica encontra-se exclusivamente no mundo objetivo, na realidade exterior dos
homens. [CORRETA]
d) A reflexão filosófica é questionamento, "por quê?", "o quê?" e "para quê?".
e) A crítica faz parte do processo de reflexão filosófica.
Questão 4 - Aula
# - Em vez de perguntar "que horas são?", podemos indagar "o que é o tempo?". Em vez de dizermos "ficou
maluca?" ou "está sonhando?", podemos nos perguntar "o que é o sonho", a loucura, a razão?" Portanto,
a) não é possível diferenciar entre senso comum e atitude filosófica.
b) filosofar implica assumir, no plano do pensamento, os mesmos parâmetros habitualmente empregados na
vida cotidiana.
c) filosofar significa ater-se à aceitação imediata da realidade.
d) a filosofia começa pela reafirmação necessária das crenças e preconceitos do senso comum.
e) a atitude filosófica diferencia-se estruturalmente do senso comum. [CORRETA]
Questão 5 - Aula
# - Um professor afirma que o filósofo X é um grande pensador cuja obra é mais relevante que a do filósofo Y
porque as pessoas que têm realmente conhecimento do que é a filosofia preferem o filósofo X. Em seguida, ao
responder a dúvida de um aluno a respeito das pessoas que teriam realmente conhecimento do que é a
filosofia, afirma que elas podem ser identificadas por preferirem o pensador X ao Y.
 
Este é um exemplo de raciocínio circular, ao qual se convencionou chamar de petição de princípio, e é
caracterizado por ser formalmente
a) inválido e falso.
b) inválido e incapaz de estabelecer a verdade de sua conclusão.
c) inválido, mas capaz de estabelecer a verdade de sua conclusão.
d) válido e capaz de estabelecer a verdade de sua conclusão.
e) válido, mas incapaz de estabelecer a verdade de sua conclusão. [CORRETA]
Questão 6 - Aula
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
PROVA DO ALUNO
Protocolo: 261031
Página 5 - 05/06/2017 às 08:32
# - O homem é naturalmente filósofo, ‘amigo da sabedoria’. E é verdade. Ávido de saber, não se contenta em
viver o momento presente e aceitar passivamente as informações fornecidas pela experiência imediata, como
fazem os animais. Seu olhar interrogativo quer conhecer o porquê das coisas, sobretudo o porquê da própria
vida. Com relação a esse assunto, analise as proposições a seguir:
 
I. Movido pelo espanto e pela admiração, o homem abandona o senso comum e faz despertar uma consciência
crítica, que o afasta da ignorância e busca, na filosofia, uma nova forma de conhecimento, que tem, “no saber
pelo saber”, seu fundamento primordial.
II. A filosofia é procura e não posse, definindo o trabalho filosófico como um trabalho de reflexão.
Definir a filosofia como reflexão é concebê-la como um conhecimento do conhecimento, um saber do saber.
III. A filosofia é, de imediato, algo que o homem faz, que o homem tem feito. O que primeiro devemos tentar,
pois, é definir esse ‘fazer’, que chamamos filosofia.
IV. A filosofia não é uma simples abstração independente da vida. Ela é, ao contrário, a própria manifestação da
vida humana e a sua mais alta expressão.
V. A filosofia é uma atitude acrítica que o ser humano assume no enfrentamento da realidade que o cerca,
tendo em vista a posse de um saber sobre essa realidade.
 
 
Estão CORRETAS 
a) apenas I, II, III e V.
b) apenas II, III, IV e V.
c) apenas I, III e IV.
d) apenas I, II, III e IV. [CORRETA]
e) I, II, III, IV e V.
Questão 7 - Aula
# - Vivemos hoje grave crise mundial de valores. É difícil, para a grande maioria da humanidade, saber o que é
correto e o que não é. Esse obscurecimento do horizonte ético redunda numa insegurança muito grande na vida
e numa permanente tensão nas relações sociais que tendem a se organizar ao redor de interesses particulares
do que ao redor do direito e da justiça.
Com relação a esse assunto, analise os itens abaixo:
I. O homem é um ser, que possui um senso ético e uma consciência moral, ou seja, constantemente avalia e
julga suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
II. Os valores éticos se oferecem, portanto, como expressão e garantia de nossa condição de sujeitos, proibindo
moralmente o que nos transforma em coisa usada e manipulada por outros.
III. A consciência moral, como juiz interno, avalia a situação, consulta as normas estabelecidas, interiorizando-as
como suas ou não, toma decisões e julga seus próprios atos.
IV. Para ser responsável, é preciso ser plenamente consciente, é preciso ser capaz de discernir entre o bem e o
mal, é preciso ter conhecimento dos valores morais.
V. Em cada época, a realização da moral é separável de certos princípios básicos ou regras básicas de
comportamento. A realização da moral é assunto exclusivo dos indivíduos; é necessário examinar as instâncias
individuais que influem no seu comportamento moral.
 
 
Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS. 
a) Apenas I, II, IV e V.
b) Apenas I, II, III e IV. [CORRETA]
c) Apenas II, IV e V.
d) Apenas II, III e IV.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
PROVA DO ALUNO
Protocolo: 261031
Página 6 - 05/06/2017 às 08:32
e) I, II, III, IV e V.
Questão 8 - Aula
# - Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se segue:
O conhecimento filosófico é, diversamente do conhecimento científico, um conhecimento crítico, no sentido de
que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência.
 
Tomando como base o conhecimento filosófico, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
( ) A filosofia é um tipo de saber, que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia tudo aquilo que
postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente.
( ) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que suscita e não apenas em virtude das
respostas que proporciona a esses mesmos problemas.
( ) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por
isso mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso desta, é particular e, no
caso da filosofia, é universal.
( ) O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica.
( ) O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos fundamentos. Sua dimensão de profundidade e
radicalidade o distingue do conhecimento científico.
 
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a) V, F, V, F, V
b) F, V, F, V, V
c) V, V, F, F, V.
d) V, V, V, V, V [CORRETA]
e) F, V, F, V, F
Questão 9 - Aula
# - Conhecemos o homem a partir dos seus atos. Pelos atos o homem se relaciona com a realidade. Todos os
atos humanos e todas as relações com a realidade estão penetrados pelo conhecimento. O conhecimento não é
um elemento isolado, ao lado de outros atos, mas participa de toda a: 
a) Sabedoria
b) Sociedade
c) Conduta humana [CORRETA]
d) Reflexão
Questão 10 - Aula
# - A tarefa que hoje se impõe ineludivelmente ao homem é, em não pequena parte, teórica: compreender e
expressar o que ele é, o que ele pode e deve ser. A filosofia tem aqui uma posição central, pois a pergunta pela
essência lhe pertence primordialmente. Mas,a resposta não pode ser descoberta por pura reflexão. Também se
requer a participação, dum lado, daquelas formas do saber que, embora vinculada a aspectos parciais e a um
determinado método, são nutridas de experiência e objetividade demonstráveis – é o conhecimento: 
a) Científico [CORRETA]
b) Filosófico
c) Racional
d) Intelectual

Mais conteúdos dessa disciplina