Buscar

teste 1 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso
	Comércio Exterior (TCD0012_01 / D.0249_80)
	Teste
	Parada para a Prática – Aula 01
	Iniciado
	24/07/19 20:19
	Enviado
	24/07/19 20:23
	Data de vencimento
	05/08/19 23:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1 em 1 pontos  
	Tempo decorrido
	3 minutos
	Instruções
	Responda de acordo com o conteúdo visto nos capítulos 1 e 2.
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas
Pergunta 1
	
	
	
	O comércio exterior brasileiro vem se desenvolvendo a cada ano, porém ainda temos um longo caminho a percorrer. Nosso país importa e exporta os mais variados tipos de produtos e possui parcerias comerciais com muitos países. Podemos ressaltar as parcerias com toda a União Europeia, Estados Unidos, Argentina, Japão entre outros.
Baseado no texto base capítulo 1, no qual estudamos os principais produtos brasileiros de exportação, podemos afirmar que esses produtos são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
De agropecuária, mineração e petróleo. Apesar do volume de exportação de produtos de alta tecnologia estar aumentando, aqueles ainda têm maior representatividade nas exportações brasileiras.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Integração econômica é um conjunto de regras e fatores econômicos e comerciais que visam à junção entre economias de dois ou mais países. Peter Robson diz que o conceito de integração econômica é basicamente a eficiência da utilização de recursos, englobando a livre circulação de bens, de fatores de produção e a não existência de discriminação.
ROBSON, P. Teoria econômica da integração internacional. Coimbra: Ed. Coimbra, 1985.
 
Vimos no texto-base que o ciclo de integração econômica passa por quatro importantes etapas. Analise as alternativas a seguir e indique a resposta que apresenta essas quatro fases do ciclo de integração econômica:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Zona de Preferência Tarifária, Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	O comércio exterior é uma atividade comercial muito antiga. Podemos percebê-lo em vários momentos da história do ser humano. Por exemplo, no século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos) precisavam recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio desses produtos.
Com base nos estudos do texto-base, no qual estudamos o que são exportações e algumas de suas características, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
 
I. (  ) Exportação significa que pessoa jurídica ou pessoa física está vendendo um produto ou serviço para empresa de outro país.
II. (  ) Uma vantagem da exportação é que se trata de uma alternativa para levar desenvolvimento às empresas.
III. (  ) O aumento das exportações de um país não eleva a renda disponível na economia.
IV. (  ) Exportação significa simplificação do processo interno da empresa, já que, para exportar, são desnecessárias adaptação de produto e contratação e treinamento de equipe especializada.
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V, V, F, F.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	O Brasil participa de vários acordos e tratados internacionais, como são denominados os blocos econômicos. Esses blocos são importantes para os países no sentido de proporcionar inovações tecnológicas, aumento dos negócios nas áreas de segurança, redução de tributos, livre circulação de bens e pessoas, desenvolvimento do comércio, controle ambiental entre outras vantagens.
No texto base, estudamos alguns blocos econômicos e seus países-membros. Dessa forma, é possível afirmar que o Brasil é participante dos seguintes blocos econômicos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Mercosul e Aladi.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	A balança comercial brasileira teve um superávit no ano de 2015, ou seja, houve mais exportações do que importações. Isso aconteceu, principalmente, por conta da crise nacional e do petróleo, com redução das importações devido à alta do dólar norte-americano, mais do que precisamente pelo aumento das exportações de diversos produtos, mesmo com a moeda em cotação favorável à empresa exportadora neste mesmo ano.
No texto-base, estudamos as importações e exportações brasileiras e também o potencial do Brasil no mercado externo e podemos perceber como o comércio exterior afeta a economia dos países. Com base no conteúdo estudado, podemos afirmar que o resultado da balança comercial brasileira em 2015 teve saldo positivo apesar de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
o Brasil ser um país importador de grande quantidade de produtos acabados, matérias-primas, máquinas e equipamentos e bens de capital.

Continue navegando