Buscar

etica crista familia


Prévia do material em texto

L.4 - ÉTICA CRISTÃ NA FAMÍLIA
Leitura diária: Destaca a formação da tradicional família cristã criada por Deus no Jardim do Éden (Homem + Mulher = Filhos). Também denota as leis a respeito da família, bem como as bênçãos alcançadas através deste respeito. 
A Constituição Federal da República Brasileira (1988, p.1) conceitua família em seu art. 226, a saber: “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”.
Para Meditar: Marcos 12:29-31 (O amor a Deus, bem como o respeito e o amor ao próximo)  - Romanos 12:2 (O dever de transformar a nossa sociedade através de nosso testemunho.
OBJETIVOS:
Conceituar biblicamente a família (Respostas - Tópico 1)
Destacar a importância da família (Respostas - Tópico 2)
Apresentar a vontade de Deus para a família (Respostas - Tópico 3)
A família é uma das instituições mais importantes da sociedade e ela vem, ao longo do tempo, passando por diversas transformações, alterando o seu significado de acordo com o ambiente e com o momento histórico em que se encontra. 
Desde o advento da Constituição Federal em 1988, passaram a ser reconhecidas outras formas de família, diferentes daquela vista por muitos como a forma “tradicional”. É claro que todas essas famílias já existiam antes e mereciam proteção. Porém, depois de 1988 elas passaram a ser juridicamente reconhecidas, tendo, portanto, seus direitos resguardados por lei. 
OBS: A partir da Déc. 80 – Surgem novas perspectivas no país, como o fim da ditadura, volta a democracia, ruptura com o conservadorismo (tradicionalismo) expansão de movimentos sociais a favor do negro, da mulher, família, educação, direitos sociais e etc...
Família Matrimonial: aquela formada pelo casamento, tanto entre casais heterossexuais quanto homoafetivos.
Família Informal: formada por uma união estável, tanto entre casais heterossexuais quanto homoafetivos. (clique aqui para ler sobre união estável (hiperlink)
Família Monoparental: família formada por qualquer um dos pais e seus descendentes. Ex.: uma mãe solteira e um filho.
Família Anaparental: Prefixo Ana = sem. Ou seja, família sem pais, formada apenas por irmãos.
Família Unipessoal: Quando nos deparamos com uma família de uma pessoa só. Para visualizar tal situação devemos pensar em impenhorabilidade de bem de família. O bem de família pode pertencer a uma única pessoa, uma senhora viúva, por exemplo.
Família Mosaico ou reconstituída: pais que têm filhos e se separam, e eventualmente começam a viver com outra pessoa que também tem filhos de outros relacionamentos.
Família Simultânea/Paralela: se enquadra naqueles casos em que um indivíduo mantém duas relações ao mesmo tempo. Ou seja, é casado e mantém uma outra união estável, ou, mantém duas uniões estáveis ao mesmo tempo.
Família Eudemonista: família afetiva, formada por uma parentalidade socioafetiva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https ://direitofamiliar.jusbrasil.com.br/artigos/410528946/voce-sabia-que-existem-varios-tipos-de-familia
https://leonardopetro.jusbrasil.com.br/artigos/459692174/os-varios-tipos-de-familia
http://www.dhnet.org.br/tempo/tempo_br.htm

Continue navegando