Buscar

Resumo de Provas - PPM - A2 Med Unoeste 4 termo

Prévia do material em texto

RESUMO DE PROVAS PPM IV – A2 
QUESTÃO 1 Valor da questão: 3,5 pontos. - Área de Conhecimento: SEMIOLOGIA MÉDICA - FISIOPATOPTOLOGIA (2016.01)
Os pacientes submetidos aos fatores de risco a saber: exposição ocupacional, exposição ambiental, poluição ambiental e fumaça do cigarro, associados a predisposição genética promovem um quadro de estresse oxidativo permanente na árvore respiratória. Os mecanismos de defesa da árvore respiratória sendo vencidos, levam a danos irreversíveis no trato respiratório. As lesões irreversíveis acometem principalmente os septos alveolares, tornando-os bolsas inelásticas, represando quantidades cada vez maiores de ar. O estadiamento baseia-se no resultado da expirometria: 
Leve : VEF1 >80% 
Moderado 50 < VEF1< 80% 
Grave : VEF1 < 50% 
Muito Grave: VEF1 < 30% OU VEF1< 50% E PaO2 <60% 
QUESTÃO 1 
Pneumotórax Hipertensivo é a presença de grande quantidade gás no espaço pleural ocasionando desvio contralateral da traquéia. As etapas do exame físico tóracico e os respectivos achados semiológicos esperados no Pneumotórax Hipertensivo são: Inspeção: pode ser evidenciado abaulamento dos espaços intercostais. Expansibilidade diminuída e Frêmito toracovocal diminuída ou ausente. Percussão: som timpânico. Na ausculta é esperado encontrar ruídos respiratórios diminuídos ou ausentes. As possíveis alterações imaginológicas presentes são: Hipertransparência no hemitórax acometido com ausência de vascularização (hipodensidade radiológica devido acúmulo pleural de ar), desvio contralateral da traquéia (grande quantidade de ar pleural desvia a traqueia para ohemitórax contralateral) e presença de linha pleural (imagem radiológica patognômica de pneumotórax, devido visualização de ar entre as pleuras visceral e parietal).
QUESTÃO2 
Enfisematoso: pink puffer (PP), soprador rosado e o Bronquítico crônico: blue bloater (BB), pletórico, cianótico. A base fisiopatológica da DPOC é a inflamação do tecido pulmonar, promovendo obstrução crônica ao fluxo aéreo. Quando há degradação da elastina, predomina o aumento do conteúdo aéreo dos espaços alveolares e consequente hiperdistensão e ruptura dos septos alveolares (enfisema pulmonar). Quando a elastase neutrofilica induz mais produção de secreção, tem-se a bronquite crônica. Logo o enfisematoso é: mais magro, tem mais dispneia, tem pouca expectoração, utiliza os pontos de ancoragem, volume residual muito aumentado e raramente tem edema e ICC. Já o bronquitico: obeso, dispneia discreta, muita secreção, policitemia, cor pulmonale, edema e ICC. 
QUESTÃO 2 Valor da questão: 1,75 pontos - Área de Conhecimento: SEMIOLOGIA MÉDICA – FISIOPATOLOGIA 
Inspeção – taquipnéia / dispneia / presença de tiragem / redução da expansão torácica 
Palpação - expansibilidade reduzida / aumento do frêmito toracovocal À ESQUERDA 
Percussão – macicez NA BASE ESQUERDA 
Ausculta respiratória - redução do som vesicular→ estertores finos →sopro brônquico ou tubário → estertores grossos, roncos e sibilos NA BASE ESQUERDA 
Ressonância vocal – pectorilóquia fônica / áfona / egofônica Frêmito pleural/atrito pleural ou propedêutica de Derrame pleural NA BASE ESQUERDA 
QUESTÃO 3 Valor da questão: 1,75 pontos - Área de Conhecimento: SEMIOLOGIA MÉDICA – FISIOPATOLOGIA 
O diagnóstico de asma está correto. A confirmação expirométrica se faz necessária para complementação diagnóstica e estadiamento da patologia. Com relação aos sintomas clínicos e patologias associadas seriam: tosse seca, sibilância (chiado no peito), dispneia . alguns sintomas menos comuns que podem ser encotrados seriam: tosse produtiva,fala entrecortada, tiragens intercostais ou de fúrculas estrenais, sintomas nasais como rinorreia coriza e espirros, e a patologia associada poderia ser dermatite ou rinite. 
QUESTÃO 3
Tosse é a inspiração rápida e profunda, seguida de fechamento da glote, contração dos músculos expiratórios, principalmente o diafragma, terminando com uma expiração forçada, após abertura súbita da glote. Na fisiopatologia da tosse ocorrem estímulos das: Vias aferentes, que partem das zonas tussígenas até o bulbo, mediadas pelo vago e Vias eferentes, que dirigem-se do bulbo até a glote e músculos expiratórios. Estas são formadas pelo nervo laríngeo recorrente (fechamento da glote), nervo frênico e por nervos que inervam a musculatura expiratória. 
QUESTÃO 4 Valor da questão: 1,0 ponto - Área de Conhecimento: SEMIOLOGIA MÉDICA - FISIOPATOLOGIA 
De acordo com a apresentação clinica: Pneumonias adquiridas na comunidade, Pneumonias adquiridas no hospital, Pneumonias aspirativas e pneumonias nos imunocomprometidos 
QUESTÃO 5 Valor da questão: 1,0 ponto - Área de Conhecimento: ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR - APH 
O médico introduziu a cânula mais que os 3 centímetros indicados pela técnica, erro conhecido como intubação seletiva à direita. Para solução, o socorrista deverá desinsuflar o cuff e puxar a cânula por 2 ou 3 cm trazendo sua extremidade distal para o centro da traquéia. Em seguida novamente insuflar o cuff e realizar novamente a conferência com as 5 ventilações e auscultas. 
QUESTÃO 6 Valor da questão: 1,0 ponto. - Área de Conhecimento: SEMIOLOGIA MÉDICA - FISIOPATOLOGIA 
Pleural – mais comum , Linfonodos – AIDS, Pericárdica , Peritoneal, Laríngea, Intestinal, Renal , Supra-renal, Osteoarticular, Genital, Ocular, Cutânea , Sistema nervoso central 
QUESTÃO 4 
Tosse quintosa. A tosse quintosa ocorre em acessos, também sendo chamada de tosse comprimida, típica da coqueluche.
QUESTÃO 5
Central, periférica, mista e presença de hemoglobina anormal (meta-hemoglobina).
QUESTÃO 6 
Puncão lombar através dos espaços L3-L4 ou L4-L5
Questão 7 
Alternativa D. Parábola de Damoiseau. Este achado é sinônimo da opacificação homogênea que oblitera o seio costofrênico, também chamado de sinal do menisco.
Questão 8 
Alternativa B. Sequência correta para estadiamento dos pacientes DPOC conforme a espirometria. 
Questão 9 
Alternativa Correta:B
A Cânula orotraqueal deve ser posicionada na traqueia para que seja possível um aporte de oxigênio adequado para o pulmão direito e esquerdo.
Questão 10 
Alternativa Correta: A
Quando você vê a passagem do tubo entre as pregas vocais, você deve auscultar a presença de murmúrio vesicular em ambos os ápices pulmonares que devem ser pesquisados na porção superior e lateral dos dois hemitórax, logo abaixo das axilas e nas porções superiores e anteriores de ambos os hemitórax. Se a intubação ocorreu “às cegas” (sem a visualização da passagem da COT) você deve começar a ausculta pelo epigástrio, para afastar a possibilidade de intubação esofágica.

Continue navegando