Logo Passei Direto
Buscar

Unicesumar - Ensino a Distância pdf atividade 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O modo de produção capitalista se desenvolveu pelo processo de compra e venda de mercadorias, a força de trabalho se tornou uma mercadoria.  O operário se torna mais _____________  quanto mais riqueza produz, quanto mais _____________ a produção em poderio e em extensão. O operário converte-se em mercadoria cada vez mais _____________ à medida que cria mais mercadorias. O valor crescente do mundo das coisas determina a proporção direta da _____________ do mundo dos homens. O trabalho produz não só mercadorias; se produz a si mesmo e ao operário como mercadorias e o faz na proporção em que produz as mercadorias em geral.
Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
Pobre, aumenta, barata, desvalorização.
Rico, aumenta, barata, desvalorização.
Pobre, diminui, barata, desvalorização.
Pobre, aumenta, cara, desvalorização.
Pobre, aumenta, barata, valorização.

A gênese da questão social, no Brasil, está associada ao processo de industrialização e urbanização do país. Ela foi vista, por muito tempo, como questão de polícia, pois não considerava os reais motivos das manifestações oriundas dos movimentos sociais.
A questão social, enquanto caso de polícia, apontava alguns pontos. Sobre eles, relacione as colunas que seguem:
(1) Intervenção repressiva
(2) A pobreza não foi problematizada
(3) Ser pobre
( ) Ameaça a classe dominante.
( ) Polícia Civil e Militar.
( ) 1930.

Leia com atenção o conceito que segue: Sufrágio universal é o direito do cidadão de poder eleger os seus representantes e de poder de ser eleito, é um fundamento básico da democracia. Consiste no direito de participar do processo eleitoral, desde que esteja em dia com os seus direitos políticos. A Constituição Federal prevê, no art. 14, que a soberania do povo é garantida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos.
A partir dos seus estudos acerca do tema na Unidade II do livro da disciplina, analise as sentenças a seguir:
I - A participação política apesar da ideia de amplitude contida na nomenclatura da palavra “povo”, é restrita aos cidadãos com ensino superior.
II - O sufrágio para a democracia deve revelar-se como a vontade do povo, a verdadeira participação da sociedade na vida política e nas decisões tomadas pelo governo, não existindo limitações fundadas em discriminações sociais, raciais, intelectuais, de sexo, cor e/ou idade.
III - O sufrágio universal é o direito de votar e ser votado inerente a todos os indivíduos da sociedade, desde que respeitadas às restrições trazidas pela Constituição Federal com o intuito apenas de garantir a mínima capacidade possível para aqueles que participarão do processo eleitoral, os chamados cidadãos.
I apenas.
I e II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III apenas.

Leia o texto “Problema Social” de composição de Guará/Fernandinho interpretados por Ana Carolina e Seu Jorge: Se eu pudesse eu dava um toque em meu destino Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão Nem um bom menino que vendeu limão. Trabalhou na feira pra comprar seu pão. Não aprendia as maldades que essa vida tem Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém Juro que nem conhecia a famosa Funabem Onde foi a minha morada desde os tempos de neném É ruim acordar de madrugada e pra vender bala no trem Se eu pudesse eu tocava em meu destino. Hoje eu seria alguém Seria um intelectual. Mas como não tive chance de ter estudado num colégio legal Muitos me chamam de pivete Mais poucos me deram um apoio moral Se eu pudesse eu não seria um problema social.
Após a leitura e análise do texto, bem como o estudo da Unidade III do livro da disciplina, analise as afirmacoes a seguir sobre a questão social brasileira e suas expressões:
I - Trabalho Infantil, exclusão social
II - Injustiças sociais, falta de políticas públicas eficientes e eficazes.
III - Um alerta para a situação pela qual passa nossa sociedade, para questões sociais, políticas e econômicas;
IV - Aponta questões familiares, banalização de algumas questões como o processo de pauperização da população.
I apenas.
I e II apenas.
I, II, III apenas.
II, III, IV apenas.
I, II, III, IV.

Não se deve reduzir as políticas sociais apenas ao ângulo da reprodução da exploração capitalista. Deve-se considerar a realidade da correlação das forças sociais que existem e, atém mesmo, da contradição existente do próprio sistema.
Assinale a alternativa que apresente como se deve compreender a ação do Estado na elaboração de políticas sociais.
As ações não podem ser concebidas apenas como ações autônomas e beneficentes do Estado, tais ações revelam, muitas vezes, o resultado de concretas, prolongadas e, muitas vezes, violentas demandas das classes populares.
As ações do Estado na elaboração das políticas sociais são práticas filantrópicas e caritativas de atendimento das necessidades emergenciais da classe trabalhadora.
As ações do Estado não podem ser concebidas como práticas que envolvem relações de poder e conflito de interesses, pois todas as medidas criadas pelo Estado têm a adesão total da classe trabalhadora.
As ações do Estado são concebidas como medidas de controle e manutenção da classe trabalhadora a partir de práticas arbitrárias e antidemocráticas.
As ações do Estado não podem ser concebidas apenas como ações autônomas e beneficentes, mas as ações são resultados da diminuição da desigualdade social e da divisão social da riqueza socialmente produzida.

A questão social e suas múltiplas manifestações são fruto das contradições entre as classes sociais: burguesa X proletária, próprias da sociedade capitalista, com as sequelas que aparecem na constituição do capitalismo monopolista.
Com base nas informações apresentadas e nos conhecimentos sobre questão social, analise as afirmações a seguir:
I. A questão social está diretamente relacionada com o processo de formação e desenvolvimento da classe trabalhadora e sua inserção no contexto político.
II. A questão social não se refere as desigualdades geradas pelo modo de produção capitalista.
III. As expressões da questão social, na realidade brasileira, evidenciam-se no capitalismo concorrencial.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.

Considere com atenção a citação a seguir: ... a pobreza ultrapassa a privação material e se seus termos foram definidos ainda no Brasil escravagista, configurando os dilemas de uma época obcecada pela construção da nacionalidade num país de escravos, suas expressões foram redefinidas e reelaboradas no terreno conflituoso da vida urbana.
A partir do apresentado na citação acima, das aulas conceituais e da leitura do material da disciplina, analise as afirmações abaixo:
I - É importante ter em mente que a questão social não pode ser entendida e interpretada como expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e seu ingresso no cenário político.
II - A questão social é tomada como um conjunto de expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e, principalmente, do seu ingresso no cenário político.
III - Os trabalhadores (proletários) produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela. É assim que o trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidas, gerando assim as desigualdades, insatisfações e diversos problemas ligados a esta situação.
IV - É necessário pensar a questão social sem perder de vista a processualidade, ou seja, “analisar a emergência política de uma questão, adentrar nos processos e mecanismos que permitem que essa problemática tome força pública, que se insira na cena política.
I e III apenas.
I e IV apenas.
II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

Existe uma teoria que entende o trabalho como fonte geradora do valor, mas, principalmente, percebe que entende que existe uma dupla natureza do trabalho – concreto e abstrato – e uma diferença de magnitude do valor de troca e do valor de uso da força de trabalho.
Assinale a alternativa que apresente a teoria citada acima.
Teoria marxiana da mais-valia.
Teoria comteana da mercadoria.
Teoria de Engels sobre a alienação.
Teoria de Adam Smith sobre a mão invisível.
Teoria de Lukacs sobre a ontologia do ser social.

A questão social varia de acordo com a sociedade, por exemplo, a questão da habitação tem particularidades em cada país, podendo variar em número, intensidade e gravidade, assim como também variam as formas de enfrentar a questão.
Assinale a alternativa que contenha a discussão que envolve a nova questão social.
A nova questão social nada mais é que novas formas de expressão para um fenômeno cuja essência permanece a mesma, dado que se mantêm os mecanismos fundamentais às leis da acumulação capitalista, gerando simultaneamente a riqueza de poucos e a miséria de muitos.
A nova questão social nada mais é do que a mudança na essência da questão social, agora fruto do individualismo e da competitividade entre os sujeitos na sociedade capitalista.
A nova questão social nada mais é do que a mudança no processo de desenvolvimento da sociedade capitalista, que criou uma nova questão social, mas as formas de combatê-la se mantem inalteradas.
A nova questão social nada mais é do que uma nova forma de combater a sua essência, buscando alternativas de superar a pobreza e a desigualdade social através da solidariedade e do voluntariado.
A nova questão social é uma realidade apenas em países que ainda estão em subdesenvolvimento, nos países desenvolvidos a questão social se mantem inalterada.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O modo de produção capitalista se desenvolveu pelo processo de compra e venda de mercadorias, a força de trabalho se tornou uma mercadoria.  O operário se torna mais _____________  quanto mais riqueza produz, quanto mais _____________ a produção em poderio e em extensão. O operário converte-se em mercadoria cada vez mais _____________ à medida que cria mais mercadorias. O valor crescente do mundo das coisas determina a proporção direta da _____________ do mundo dos homens. O trabalho produz não só mercadorias; se produz a si mesmo e ao operário como mercadorias e o faz na proporção em que produz as mercadorias em geral.
Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
Pobre, aumenta, barata, desvalorização.
Rico, aumenta, barata, desvalorização.
Pobre, diminui, barata, desvalorização.
Pobre, aumenta, cara, desvalorização.
Pobre, aumenta, barata, valorização.

A gênese da questão social, no Brasil, está associada ao processo de industrialização e urbanização do país. Ela foi vista, por muito tempo, como questão de polícia, pois não considerava os reais motivos das manifestações oriundas dos movimentos sociais.
A questão social, enquanto caso de polícia, apontava alguns pontos. Sobre eles, relacione as colunas que seguem:
(1) Intervenção repressiva
(2) A pobreza não foi problematizada
(3) Ser pobre
( ) Ameaça a classe dominante.
( ) Polícia Civil e Militar.
( ) 1930.

Leia com atenção o conceito que segue: Sufrágio universal é o direito do cidadão de poder eleger os seus representantes e de poder de ser eleito, é um fundamento básico da democracia. Consiste no direito de participar do processo eleitoral, desde que esteja em dia com os seus direitos políticos. A Constituição Federal prevê, no art. 14, que a soberania do povo é garantida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos.
A partir dos seus estudos acerca do tema na Unidade II do livro da disciplina, analise as sentenças a seguir:
I - A participação política apesar da ideia de amplitude contida na nomenclatura da palavra “povo”, é restrita aos cidadãos com ensino superior.
II - O sufrágio para a democracia deve revelar-se como a vontade do povo, a verdadeira participação da sociedade na vida política e nas decisões tomadas pelo governo, não existindo limitações fundadas em discriminações sociais, raciais, intelectuais, de sexo, cor e/ou idade.
III - O sufrágio universal é o direito de votar e ser votado inerente a todos os indivíduos da sociedade, desde que respeitadas às restrições trazidas pela Constituição Federal com o intuito apenas de garantir a mínima capacidade possível para aqueles que participarão do processo eleitoral, os chamados cidadãos.
I apenas.
I e II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III apenas.

Leia o texto “Problema Social” de composição de Guará/Fernandinho interpretados por Ana Carolina e Seu Jorge: Se eu pudesse eu dava um toque em meu destino Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão Nem um bom menino que vendeu limão. Trabalhou na feira pra comprar seu pão. Não aprendia as maldades que essa vida tem Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém Juro que nem conhecia a famosa Funabem Onde foi a minha morada desde os tempos de neném É ruim acordar de madrugada e pra vender bala no trem Se eu pudesse eu tocava em meu destino. Hoje eu seria alguém Seria um intelectual. Mas como não tive chance de ter estudado num colégio legal Muitos me chamam de pivete Mais poucos me deram um apoio moral Se eu pudesse eu não seria um problema social.
Após a leitura e análise do texto, bem como o estudo da Unidade III do livro da disciplina, analise as afirmacoes a seguir sobre a questão social brasileira e suas expressões:
I - Trabalho Infantil, exclusão social
II - Injustiças sociais, falta de políticas públicas eficientes e eficazes.
III - Um alerta para a situação pela qual passa nossa sociedade, para questões sociais, políticas e econômicas;
IV - Aponta questões familiares, banalização de algumas questões como o processo de pauperização da população.
I apenas.
I e II apenas.
I, II, III apenas.
II, III, IV apenas.
I, II, III, IV.

Não se deve reduzir as políticas sociais apenas ao ângulo da reprodução da exploração capitalista. Deve-se considerar a realidade da correlação das forças sociais que existem e, atém mesmo, da contradição existente do próprio sistema.
Assinale a alternativa que apresente como se deve compreender a ação do Estado na elaboração de políticas sociais.
As ações não podem ser concebidas apenas como ações autônomas e beneficentes do Estado, tais ações revelam, muitas vezes, o resultado de concretas, prolongadas e, muitas vezes, violentas demandas das classes populares.
As ações do Estado na elaboração das políticas sociais são práticas filantrópicas e caritativas de atendimento das necessidades emergenciais da classe trabalhadora.
As ações do Estado não podem ser concebidas como práticas que envolvem relações de poder e conflito de interesses, pois todas as medidas criadas pelo Estado têm a adesão total da classe trabalhadora.
As ações do Estado são concebidas como medidas de controle e manutenção da classe trabalhadora a partir de práticas arbitrárias e antidemocráticas.
As ações do Estado não podem ser concebidas apenas como ações autônomas e beneficentes, mas as ações são resultados da diminuição da desigualdade social e da divisão social da riqueza socialmente produzida.

A questão social e suas múltiplas manifestações são fruto das contradições entre as classes sociais: burguesa X proletária, próprias da sociedade capitalista, com as sequelas que aparecem na constituição do capitalismo monopolista.
Com base nas informações apresentadas e nos conhecimentos sobre questão social, analise as afirmações a seguir:
I. A questão social está diretamente relacionada com o processo de formação e desenvolvimento da classe trabalhadora e sua inserção no contexto político.
II. A questão social não se refere as desigualdades geradas pelo modo de produção capitalista.
III. As expressões da questão social, na realidade brasileira, evidenciam-se no capitalismo concorrencial.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.

Considere com atenção a citação a seguir: ... a pobreza ultrapassa a privação material e se seus termos foram definidos ainda no Brasil escravagista, configurando os dilemas de uma época obcecada pela construção da nacionalidade num país de escravos, suas expressões foram redefinidas e reelaboradas no terreno conflituoso da vida urbana.
A partir do apresentado na citação acima, das aulas conceituais e da leitura do material da disciplina, analise as afirmações abaixo:
I - É importante ter em mente que a questão social não pode ser entendida e interpretada como expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e seu ingresso no cenário político.
II - A questão social é tomada como um conjunto de expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e, principalmente, do seu ingresso no cenário político.
III - Os trabalhadores (proletários) produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela. É assim que o trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidas, gerando assim as desigualdades, insatisfações e diversos problemas ligados a esta situação.
IV - É necessário pensar a questão social sem perder de vista a processualidade, ou seja, “analisar a emergência política de uma questão, adentrar nos processos e mecanismos que permitem que essa problemática tome força pública, que se insira na cena política.
I e III apenas.
I e IV apenas.
II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

Existe uma teoria que entende o trabalho como fonte geradora do valor, mas, principalmente, percebe que entende que existe uma dupla natureza do trabalho – concreto e abstrato – e uma diferença de magnitude do valor de troca e do valor de uso da força de trabalho.
Assinale a alternativa que apresente a teoria citada acima.
Teoria marxiana da mais-valia.
Teoria comteana da mercadoria.
Teoria de Engels sobre a alienação.
Teoria de Adam Smith sobre a mão invisível.
Teoria de Lukacs sobre a ontologia do ser social.

A questão social varia de acordo com a sociedade, por exemplo, a questão da habitação tem particularidades em cada país, podendo variar em número, intensidade e gravidade, assim como também variam as formas de enfrentar a questão.
Assinale a alternativa que contenha a discussão que envolve a nova questão social.
A nova questão social nada mais é que novas formas de expressão para um fenômeno cuja essência permanece a mesma, dado que se mantêm os mecanismos fundamentais às leis da acumulação capitalista, gerando simultaneamente a riqueza de poucos e a miséria de muitos.
A nova questão social nada mais é do que a mudança na essência da questão social, agora fruto do individualismo e da competitividade entre os sujeitos na sociedade capitalista.
A nova questão social nada mais é do que a mudança no processo de desenvolvimento da sociedade capitalista, que criou uma nova questão social, mas as formas de combatê-la se mantem inalteradas.
A nova questão social nada mais é do que uma nova forma de combater a sua essência, buscando alternativas de superar a pobreza e a desigualdade social através da solidariedade e do voluntariado.
A nova questão social é uma realidade apenas em países que ainda estão em subdesenvolvimento, nos países desenvolvidos a questão social se mantem inalterada.

Prévia do material em texto

11/08/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
1/7
ATIVIDADE 2 - SSOC - QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE - 2019C1
Período:29/07/2019 08:00 a 16/08/2019 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 17/08/2019 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
O modo de produção capitalista se desenvolveu pelo processo de compra e venda de mercadorias, a força
de trabalho se tornou uma mercadoria.  O operário se torna mais _____________  quanto mais riqueza produz,
quanto mais _____________ a produção em poderio e em extensão. O operário converte-se em mercadoria
cada vez mais _____________ à medida que cria mais mercadorias. O valor crescente do mundo das coisas
determina a proporção direta da _____________ do mundo dos homens. O trabalho produz não só
mercadorias; se produz a si mesmo e ao operário como mercadorias e o faz na proporção em que produz as
mercadorias em geral.
 
SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na
Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016.
 
Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
ALTERNATIVAS
Pobre, aumenta, barata, desvalorização.
Rico, aumenta, barata, desvalorização.
Pobre, diminui, barata, desvalorização.
Pobre, aumenta, cara, desvalorização.
Pobre, aumenta, barata, valorização.
2ª QUESTÃO
A gênese da questão social, no Brasil, está associada ao processo de industrialização e urbanização do país.
Ela foi vista, por muito tempo, como questão de polícia, pois não considerava os reais motivos das
manifestações oriundas dos movimentos sociais.
SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A. de B. Questão social na contemporaneidade. Maringá: UniCesumar,
2016 (adaptado).
A questão social, enquanto caso de polícia, apontava alguns pontos. Sobre eles, relacione as colunas que
seguem:
(1) Intervenção repressiva
(2) A pobreza não foi problematizada
(3) Ser pobre 
(  ) Ameaça a classe dominante.
 (  ) Polícia Civil e Militar.
 (  ) 1930.
A sequência correta é:
ALTERNATIVAS
11/08/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
2/7
1, 2, 3.
3, 2, 1.
3, 1, 2.
2, 1, 3.
1, 3, 2.
3ª QUESTÃO
Considere com atenção o trecho que segue:
 
... a questão social só se nos apresenta nas suas objetivações, em concretos que sintetizam as determinações
prioritárias do capital sobre o trabalho, onde o objetivo é acumular capital e não garantir condições de vida
para toda a população.
 
MACHADO,Ednéia Maria.Questão Social:objeto de estudo do serviço social? Disponível em
HTTP://www.ssrevista.uel.br. Acesso em 13. jul. 2019
 
A partir do exposto pelo autor supracitado, dos estudos e leituras que você realizou da Unidade III do livro
da disciplina, vimos que o desemprego, o analfabetismo, a fome, a favela, a falta de leitos em hospitais, a
violência, a inadimplência, as problemáticas indígenas, raciais e da mulher, a exploração, a violência, a 
exploração do trabalho infantil e da violência por e contra crianças e adolescentes, meio ambiente, são
entendidos pelo Serviço Social de maneira bastante específica.
ALTERNATIVAS
O exposto acima trata das expressões/manifestações da questão social brasileira
O exposto acima trata da realidade resultante da má organização e planejamento da família brasileira.
O exposto acima trata dos fundamentos históricos, teóricos, metodológicos e ortodoxos do Serviço Social enquanto
profissão.
O exposto acima trata das problemáticas resultantes da dependência química existente no seio familiar, sobretudo
do homem chefe de família.
O exposto acima trata das expressões/manifestações da questão social resultantes da Guerra Fria, ocorrida na
Rússia em 1922.
4ª QUESTÃO
11/08/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
3/7
Leia com atenção o conceito que segue:
Sufrágio universal é o direito do cidadão de poder eleger os seus representantes e de poder de ser eleito, é
um fundamento básico da democracia. Consiste no direito de participar do processo eleitoral, desde que
esteja em dia com os seus direitos políticos. A Constituição Federal prevê, no art. 14, que a soberania do
povo é garantida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos.
Fonte: https://www.todapolitica.com/sufragio-universal/ acesso em: 14 jul. 2019.
 
O conceito de sufrágio universal, tem um significado relevante na história de muitos países, sobretudo no
Brasil, permitindo a participação do povo na escolha dos seus representantes. A partir dos seus estudos
acerca do tema na Unidade II do livro da disciplina, analise as sentenças a seguir:
 
I - A participação política apesar da ideia de amplitude contida na nomenclatura da palavra “povo”, é restrita
aos cidadãos com ensino superior.
II - O sufrágio para a democracia deve revelar-se como a vontade do povo, a verdadeira participação da
sociedade na vida política e nas decisões tomadas pelo governo, não existindo limitações fundadas em
discriminações sociais, raciais, intelectuais, de sexo, cor e/ou idade.
III - O sufrágio universal é o direito de votar e ser votado inerente a todos os indivíduos da sociedade, desde
que respeitadas às restrições trazidas pela Constituição Federal com o intuito apenas de garantir a mínima
capacidade possível para aqueles que participarão do processo eleitoral, os chamados cidadãos.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas.
I e II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III apenas.
5ª QUESTÃO
11/08/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
4/7
Leia o texto “Problema Social” de composição de Guará/Fernandinho interpretados por Ana Carolina e Seu
Jorge:
 
Se eu pudesse eu dava um toque em meu destino
Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão
Nem um bom menino que vendeu limão. Trabalhou na feira pra comprar seu pão. Não
aprendia as maldades que essa vida tem
Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém
Juro que nem conhecia a famosa Funabem
Onde foi a minha morada desde os tempos de neném
É ruim acordar de madrugada e pra vender bala no trem
Se eu pudesse eu tocava em meu destino. Hoje eu seria alguém
Seria um intelectual. Mas como não tive chance de ter estudado num colégio legal
Muitos me chamam de pivete
Mais poucos me deram um apoio moral
Se eu pudesse eu não seria um problema social.
Fonte: www.letras.mus.br
 
Após a leitura e análise do texto, bem como o estudo da Unidade III do livro da disciplina, analise as
afirmações a seguir sobre a questão social brasileira e suas expressões:
 
I - Trabalho Infantil, exclusão social
II - Injustiças sociais, falta de políticas públicas eficientes e eficazes.
III - Um alerta para a situação pela qual passa nossa sociedade, para questões sociais, políticas e
econômicas;
IV - Aponta questões familiares, banalização de algumas questões como o processo de pauperização da
população.
 
É correto o que se afirma em:
 
ALTERNATIVAS
I apenas.
I e II apenas.
I, II, III apenas.
II, III, IV apenas.
I, II, III, IV.
6ª QUESTÃO
Não se deve reduzir as políticas sociais apenas ao ângulo da reprodução da exploração capitalista. Deve-se
considerar a realidade da correlação das forças sociais que existem e, atém mesmo, da contradição existente
do próprio sistema.
 
SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na
Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016.
 
Assinale a alternativa que apresente como se deve compreender a ação do Estado na elaboração de políticas
sociais.
ALTERNATIVAS
11/08/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
5/7
As ações não podem ser concebidas apenas como ações autônomas e beneficentes do Estado, tais ações revelam,
muitas vezes, o resultado de concretas, prolongadas e, muitas vezes, violentas demandas das classes populares.
As ações do Estado na elaboração das políticas sociais são práticas filantrópicas e caritativasde atendimento das
necessidades emergenciais da classe trabalhadora.
As ações do Estado não podem ser concebidas como práticas que envolvem relações de poder e conflito de
interesses, pois todas as medidas criadas pelo Estado têm a adesão total da classe trabalhadora.
As ações do Estado são concebidas como medidas de controle e manutenção da classe trabalhadora a partir de
práticas arbitrárias e antidemocráticas.
As ações do Estado não podem ser concebidas apenas como ações autônomas e beneficentes, mas as ações são
resultados da diminuição da desigualdade social e da divisão social da riqueza socialmente produzida.
7ª QUESTÃO
A questão social e suas múltiplas manifestações são fruto das contradições entre as classes sociais: burguesa
X proletária, próprias da sociedade capitalista, com as sequelas que aparecem na constituição do
capitalismo monopolista.
SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A. de B. Questão social na contemporaneidade. Maringá: UniCesumar,
2016 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas e nos conhecimentos sobre questão social, analise as afirmações a
seguir:
I. A questão social está diretamente relacionada com o processo de formação e desenvolvimento da classe
trabalhadora e sua inserção no contexto político.
II. A questão social não se refere as desigualdades geradas pelo modo de produção capitalista.
III. As expressões da questão social, na realidade brasileira, evidenciam-se no capitalismo concorrencial.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
8ª QUESTÃO
11/08/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
6/7
Considere com atenção a citação a seguir:
 
... a pobreza ultrapassa a privação material e se seus termos foram definidos ainda no Brasil escravagista,
configurando os dilemas de uma época obcecada pela construção da nacionalidade num país de escravos,
suas expressões foram redefinidas e reelaboradas no terreno conflituoso da vida urbana.
 
PEREIRA, Viviane Souza. Expressões da Questão Social no Brasil e População de Rua: Notas Para Uma
Reflexão. Revista Libertas (online) , Juiz de Fora, v.4, n.1, p. 179 - 205, jul-dez / 2009, p. 187.
A partir do apresentado na citação acima, das aulas conceituais e da leitura do material da disciplina, analise
as afirmações abaixo:
 
I - É importante ter em mente que a questão social não pode ser entendida e interpretada como expressões
do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e seu ingresso no cenário político.
II - A questão social é tomada como um conjunto de expressões do processo de formação e
desenvolvimento da classe operária e, principalmente, do seu ingresso no cenário político.
III - Os trabalhadores (proletários) produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela. É assim que o
trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidas, gerando assim as desigualdades, insatisfações e
diversos problemas ligados a esta situação.
IV - É necessário pensar a questão social sem perder de vista a processualidade, ou seja, “analisar a
emergência política de uma questão, adentrar nos processos e mecanismos que permitem que essa
problemática tome força pública, que se insira na cena política.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e III apenas.
I e IV apenas.
II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV .
9ª QUESTÃO
Existe uma teoria que entende o trabalho como fonte geradora do valor, mas, principalmente, percebe que
entende que existe uma dupla natureza do trabalho – concreto e abstrato – e uma diferença de magnitude
do valor de troca e do valor de uso da força de trabalho.
 
SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na
Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016.
Assinale a alternativa que apresente a teoria citada acima.
ALTERNATIVAS
Teoria marxiana da mais-valia.
Teoria comteana da mercadoria.
Teoria de Engels sobre a alienação.
Teoria de Adam Smith sobre a mão invisível.
Teoria de Lukacs sobre a ontologia do ser social.
11/08/2019 Unicesumar - Ensino a Distância
7/7
10ª QUESTÃO
A questão social varia de acordo com a sociedade, por exemplo, a questão da habitação tem
particularidades em cada país, podendo variar em número, intensidade e gravidade, assim como também
variam as formas de enfrentar a questão.
SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na
Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016.
 
Assinale a alternativa que contenha a discussão que envolve a nova questão social.
ALTERNATIVAS
A nova questão social nada mais é que novas formas de expressão para um fenômeno cuja essência permanece a
mesma, dado que se mantêm os mecanismos fundamentais às leis da acumulação capitalista, gerando
simultaneamente a riqueza de poucos e a miséria de muitos.
A nova questão social nada mais é do que a mudança na essência da questão social, agora fruto do individualismo e
da competitividade entre os sujeitos na sociedade capitalista.
A nova questão social nada mais é do que a mudança no processo de desenvolvimento da sociedade capitalista, que
criou uma nova questão social, mas as formas de combatê-la se mantem inalteradas.
A nova questão social nada mais é do que uma nova forma de combater a sua essência, buscando alternativas de
superar a pobreza e a desigualdade social através da solidariedade e do voluntariado.
A nova questão social é uma realidade apenas em países que ainda estão em subdesenvolvimento, nos países
desenvolvidos a questão social se mantem inalterada.

Mais conteúdos dessa disciplina