Buscar

gestao 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância 1 (AD1. 2018.2) 
1. No vídeo “O que é gestão?” são apontadas três importantes características do conceito de “Gestão”. Cite essas três características e dê um exemplo de cada uma delas. 
● A via publica de transito livre para carros, ciclistas e pedestres passarem, sem o controle do semáforo ou do guarda de transito causa uma confusão e bagunça, pois eles coordenaram o transito, esse acontecimento caracterizamos de Coordenadora de recursos.
●Quando um gestor de uma empresa tem resultados positivos ou negativos de maneira não intencional, por falta de não gerir sua equipe, cauda um resultado não esperado ou apenas teve surte, essa característica se denomina de Ação intencional.
●Um grupo de pesssoas decidem viajar, o questionamento sobre o planejamento, destino e objetivo da viagem são organizados detalhadamente, essa características se denomina de Trabalhando para atingir um objetivo.
2. De acordo com os conteúdos estudados, escreva o que você entendeu sobre os conceitos de “Gestão” e de “Gestão do Conhecimento”. 
Gestão é o ato de gerir ou administrar/ Gestão do conhecimento é o mecanismo de organização para assegurar e implementar o conhecimento, para ele seja introduzido no tempo adequado e para as pessoas indicadas.
3. De acordo com Furlaneto e Oliveira (2006) (no texto “A gestão em foco: uma introdução”), quais são os fatores estratégicos para a implantação da gestão do conhecimento? Explique, resumidamente, do que se trata cada um desses fatores.
Alta administração- Controle e decisão abordada através do desenvolvimento e gestão do conhecimento. 
Cultura organizadora- Um aspecto que interfere positivamente ou negativamente no processo de gestão do conhecimento
Novas estruturas organizacionais- Inovação na organização, aprimoramento de conhecimento autônoma de grupos multidisciplinares.
Práticas e políticas de gestão de pessoas- Práticas que influenciam de forma positiva ou negativa a motivação em compartilhar o conhecimento
Tecnologias e sistemas de informação- Ligação da tecnologia com o conhecimento, de forma negativa ou positiva, aumentando a velocidade dos acontecimentos.
Mensuração de resultados-Observar e analisar resultados dos investimentos em projetos de gestão do conhecimento
Aprendizado com o ambiente-Elementos do ambiente externo que interferem na formação de conhecimento organizacional.
Orientação para processos-Atitudes relacionadas à organização interna processual que possam influenciar a gestão do conhecimento
4. Com base nos conteúdos estudados conceitue “cultura organizacional” e explique como a essência da cultura de uma empresa é expressa e o que ela representa. 
É expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa e representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização, ela condiciona a administração das pessoas.
5. Considerando as contribuições dos pensadores Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta para compreendermos a associação entre cultura organizacional e a cultura brasileira, comente como a cultura brasileira se reproduz no espaço organizacional.
três aspectos fundamentais de suas obras que integram o processo de interpretação: a condição temporal, o lugar social e a pessoa.
Gilberto Freyre fala das relações sociais no contexto colonial, da miscigenação racial, do enfoque cultural e regionalista;
 Sérgio Buarque de Holanda fala do rompimento com a herança lusitana, discute formas de colonização e cunha o conceito do "homem cordial". 
E Roberto DaMatta fala do dia a dia do brasileiro, dos espaços da casa e da rua e cunha a expressão "você sabe com quem está falando?"

Continue navegando