Buscar

Atividade I da AD1 2019 2º

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2019/2º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a):Anna Karina Palla de Araujo Xavier
Polo: Magé
Orientações:
Esta primeira atividade da AD1 vale 2,0 pontos e será disponibilizada na ferramenta “Atividades”. 
Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 18/08/2019).
Não deixe para postar a atividade no último dia e, em caso de dificuldades na postagem, peça ajuda aos mediadores a distância.
Pré-requisito: Leitura do artigo desenvolvido por Henry M. Boettinger, cujo título é: "A Administração é realmente uma Arte?", publicado originalmente pela Harvard Business Review.
Apresentação da Atividade:
no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas digitada, folha A4;
texto em time new roman, letra tamanho 12, intervalo 1,5 entre linhas;
importante: não é resumo do texto, assim sendo a nota será zero;
texto deve ser de cunho pessoal, coeso e coerente;
cópia do texto e de outras fontes, sem citação do autor, será penalizada.
Atividade I
Administração é realmente uma arte. A partir da essência do texto, desenvolva uma análise sintética dos argumentos apresentados pelo autor que sustentam essa afirmativa.
O Administrador é a peça estratégica que busca os melhores resultados, calculando os riscos e possíveis problemas. Qual a uma orquestra sinfônica, essa deve ser a harmonia de um administrador. Porem, grandes artistas não existem sem algumas etapas a conhecer e barreiras a transpor. Quando analisamos de forma íntima a administração, surge alguns conceitos que levam a uma reflexão, como podemos conceituar a administração? Dentro de ciência que representa todo conhecimento adquirido através de pesquisa, estudo e prática. Ciência que deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber" . O que podemos dizer da ciência administrativa que nada mais e do que um conjunto de conhecimentos e saberes, normas e funções, que não podem existir sem que haja pesquisas, análises e praticas em busca de alcançar um objetivo. Também podemos enquadrar a administração em tecnologia, que nada mais é que um produto da ciência , que busca envolver um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas, é a aplicação do conhecimento para resolver os problemas. Assim unindo os conceitos científicos e tecnológicos temos a arte que é a união entre o estudo, a percepção daquilo que se faz intimo e necessário, o conhecimento de algo, aliado métodos e técnicas que deem expressão a uma inspiração. Como em qualquer outro trabalho artístico, a obra nunca se encontra acabada, a seleção ou não de vários elementos , que dará o formato a algo que está sendo construído, a necessidade de transformar algo que ainda tem problemas, são o principal mister da questão. O administrador não se dá por satisfeito enquanto não atinge o seu objetivo final, e esse está sempre se modificando e aprimorando em rumo á cada vez , melhores resultados. Como disse Peter Drucker “A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo” e criação depende da administração assim administrar é arte.

Continue navegando