Buscar

Prova Gestão estratégica e projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO ESTRÁTEGICA E PROJETOS
		1. A avaliação participativa pede critérios que necessitam de um registro. Aquele que diz respeito diretamente ao que é o conteúdo do registro, estando adequado ao pensamento de cada grupo, chama-se critério: (Ref.: 201805107888) 
( ) Formal; ( ) descritivo; ( ) sugestivo; ( ) de mérito; ( ) de informação
	
	
	
	2. A respeito de operacionalização e avaliação de planos e programas, assinale a opção correta.  (Ref.: 201805107865)
	
	
	
	
	A avaliação é processo por meio do qual se busca a adequação permanente do que foi planejado e executado com o que foi intencionado na etapa de planejamento.
	
	
	A elaboração do plano de pesquisa de avaliação, uma das atividades preliminares ou preparatórias da avaliação, consiste na etapa de definição prévia dos seguintes aspectos: passos fundamentadores do estudo avaliativo, marco teórico de referência, universo do programa, definição de objetivos e metas.
	
	
	A avaliação participativa é a técnica que combina os procedimentos das avaliações externa e interna com o objetivo de superar as dificuldades e os limites de cada um desses métodos avaliativos.
	
	
	A totalidade é a perspectiva que preside a avaliação de eficiência, que se relaciona, por sua vez, ao estudo dos efeitos da ação sobre a questão objeto do planejamento.
	
	
	O programa consiste no documento em que os objetivos e metas são sistematizados e compatibilizados a fim de o uso dos recursos ser otimizado.
		3. Com a adoção de métodos e técnicas de pesquisa, foi possível avaliar um programa de saneamento básico que abasteceu um determinado estrato populacional com sistemas de água e esgoto num certo período de tempo, o que repercutiu positivamente nas condições de saúde na região abrangida. Nesse exemplo, foi possível verificar a relação de: (Ref.: 201805107832)
	
	
	
	
	funcionalidade entre o programa e o produto.
	
	
	causalidade entre o programa e o resultado.
	
	
	condicionalidade entre o programa e o financiamento.
	
	
	correspondência entre o programa e a metodologia.
	
	
	equivalência entre o programa e o prazo de execução.
		
4. Em linhas gerais, a análise de políticas públicas:  (Ref.: 201805116466)
	
	
	
	
	trata-se se de uma atividade muito mais ampla que a avaliação de programas.
	
	
	volta-se menos ao esclarecimento de seu processo de construção.
	
	
	volta-se mais à recomendação prática de como aprimorá-la.
	
	
	constitui-se, na realidade, em um campo de investigação na perspectiva técnica-profissional em que se realiza a avaliação.
	
	
	trata especificamente do contexto econômico de surgimento da política e dos atores participantes.
	
	5. Sob a ótica cotidiana, marque a opção correta acerca dos sistemas de monitoramento de programas e projetos públicos do Brasil.  (Ref.: 201805492654)
	
	
	
	
	Não há lacunas de formação e problemas decorrentes de pouco domínio de conceitos e técnicas no campo de monitoramento e avaliação, na comunidade de gestores brasileira.
	
	
	Problemas na especificação dos instrumentos de monitoramento e avaliação das ações governamentais, felizmente, não causam frustrações com resultados, mesmo os ansiosamente esperados, e questionamentos sobre a utilidade dos estudos.
	
	
	Os sistemas de monitoramento para acompanhar as ações e programas governamentais no Brasil funcionam adequadamente.
	
	
	Muitos são os exemplos de pesquisas de avaliação que, mesmo motivadas por preocupação legítima e meritória com a eficácia e efetividade do gasto público, revelam, infelizmente, resultados triviais, metodologicamente questionáveis ou com baixa apropriação para reformulação dos programas.
	
	
	É comum encontrar, nos gabinetes e escritórios de gestores e técnicos do setor público, especialmente em nível estadual e dos grandes municípios, sistemas de monitoramento que permitam acompanhar, por meio de um conjunto consistente e atualizado de indicadores, a ação governamental, da alocação do gasto público ao impacto junto aos públicos beneficiários.
	
	6. Como as organizações públicas se dedicam à produção de serviços que, normalmente, são heterogêneos, os processos de mensuração e gerenciamento de seus desempenhos tornam-se processos difusos e extremamente complexos. Com base no exposto, a literatura aponta que os indicadores de desempenho devem refletir outcomes e outputs, que avaliam, respectivamente: (Ref.: 201805107880)
	
	
	
	
	eficiência e produtos.
	
	
	impactos e finanças.
	
	
	eficiência e finanças.
	
	
	produtos e impactos.
	
	
	impactos e produtos.
		7. A avaliação e o monitoramento constituem um imperativo da prática profissional. A esse respeito, assinale a opção correta.  (Ref.: 201805107830)
	
	
	
	
	No âmbito da assistência social, a avaliação deve ser realizada somente ao final dos trabalhos a fim de elucidar o que se obteve com as intervenções.
	
	
	A avaliação é um instrumento pedagógico utilizado para controlar as ações existentes e fiscalizar as técnicas utilizadas.
	
	
	O monitoramento e a avaliação têm por função evitar os ajustes e as adequações do previsto em um processo de planejamento.
	
	
	A avaliação, para ser efetiva, deve obedecer a critérios rígidos, independentemente do cenário político encontrado no território.
	
	
	Monitoramento e Avaliação são instrumentos estratégicos para a execução do plano: identificam ganhos e dificuldades, provêm os agentes sociais de informações que levam ao contínuo ajuste e aperfeiçoamento, bem como possibilitam o exercício do controle social pela sociedade.
	
	8. Sobre os conceitos de projetos, analise. I - Temporários: todo projeto tem início e fim definidos previamente. II - Exclusivos: todo produto ou serviço gerado por um projeto é diferente de outros produtos e serviços já existentes. III - Progressivos: conforme um projeto é melhor compreendido, maior é o seu detalhamento. Assinale a opção correta. (Ref.: 201805107862)
	
	
	
	
	somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	somente a afirmativa I está correta.
	
	
	todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
		9. O marco lógico é uma ferramenta utilizada por grande parte das organizações financiadoras de projetos sociais para facilitar o processo de avaliação desses projetos. Sobre esse tipo de instrumento metodológico, é correto afirmar que: 1) é incompatível com metodologias de avaliação participativas. 2) confere destaque aos indicadores de finalidade dos projetos segundo o critério único de qualidade. 3) provê uma terminologia uniforme que facilita a comunicação e serve para reduzir ambiguidades na apresentação dos projetos. 4) pelo excessivo foco nos nexos causais entre os elementos que compõem um projeto, o método do marco lógico dificulta sua sumarização. 5) apresenta-se como uma matriz que condensa informações acerca dos objetivos e das atividades, indicadores, meios de verificação e hipóteses relativas a fatores externos que implicam riscos. Estão corretas, apenas: (Ref.: 201805116485)
	
	
	
	
	3, 4 e 5.
	
	
	2, 3 e 5.
	
	
	1, 2 e 3.
	
	
	3 e 5.
	
	
	2 e 4.
		10. Sobre a elaboração de projetos, planos e programas é correto afirmar:  (Ref.: 201805116459)
	
	
	
	
	Programa é o desdobramento do plano em unidades menores contemplando setores diferenciados através dos projetos.
	
	
	O plano resulta da reunião dos projetos e determina os programas.
	
	
	O projeto deriva de vários planos delineando decisões de caráter político mais geral.
	
	
	Os projetos determinam os programas e definem os planos.
	
	
	Os programas determinamos planos que são a menor unidade programática.