Buscar

Analise da Proposta Pedagogica da Escola

Prévia do material em texto

Analise da Proposta Pedagógica da Escola
Os conteúdos a ser trabalho na sala de aula são: Absolutismo e mercantilismo; Revolução Inglesa no século XVII; Revolução Francesa; Iluminismo; Independência das treze colônias Inglesas na América; Ciclo do ouro; Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.
Os objetivos buscados pela proposta é fazer com que os alunos compreendam as características da sociedade atual, identificando às relações sociais e econômicas, os regimes políticos, as questões ambientais comparando-as com as características de outros tempos e lugares. Pretende formar nos alunos atitude de solidariedade e compromisso social, valorizando a justiça e os direitos fundamentais do ser humano, a valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar as diferenças entre pessoas, grupos e povos, considerando a diversidade um elemento importante para a vida democrática.
A metodologia ocorre através de aulas expositivas e dialogadas, leituras e interpretações de textos. Os temas serão trabalhados de forma direta e interrogativa para construir os conceitos a partir de noções bastante particulares dos alunos. Os conteúdos não serão tratados de forma fechada, mas a proposta é de um diálogo permanente entre eles, retomando as noções de conteúdos já aprendidos.
Os recursos a serem utilizados são por meio de aulas expositivas, com o uso do quadro branco; a utilização de documentários e filmes que também será um meio constante de estudo e reflexão; o uso da arte será fundamental para sintonizar os alunos na recriação dos ambientes históricos; mapas e desenhos que sejam objetos de visualização mais interessantes para despertar a curiosidade científica dos alunos; pesquisas em revistas, livros e internet no sentido de habituar os alunos a buscar respostas para suas dúvidas.
As avaliações devem ser realizadas no decorrer das aulas, envolvendo todas as atividades desenvolvidas dentro e fora sala, abrangendo todos os conteúdos trabalhados, servindo como mecanismo para indicar as conquistas e as dificuldades dos alunos. A avaliação é realizada por meio de trabalhos individuais, duplas e em grupos, testes e a participação dos alunos durante o processo de ensino. Sendo assim as avaliações somaram pontos e que no final do bimestre será calculado, e o aluno para ser considerado apto no que diz respeito ao aproveitamento deve obter nota mínima 5,0 ao final do bimestre.

Continue navegando