Buscar

BOCA E MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO - Evandro - certo

Prévia do material em texto

ANATOMIA DA BOCA E MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO
Prof. Evandro – 08 de fevereiro de 2018 
Cavidade Bucal
● Limites 
	- Anterior: lábios
	- Posterior: istmo das fauces 
	- Teto: palato duro e mole (úvula - projeção músculo fibrosa que tem como função fechar a comunicação 	entre a nasofaringe e a orofaringe durante a deglutição). 
	- Assoalho: língua e abaixo dela temos outro grupo muscular que forma o assoalho da cavidade bucal.
	- Laterais: bochechas formadas por músculos e um coxim gorduroso. 
● A cavidade oral é dividida em duas partes 
- Vestíbulo da boca (entre os lábios e a arcada dentária tanto superior como inferior) 
- Cavidade própria da boca (entre os dentes e o istmo das fauces). 
● Nos lábios há uma fenda que chamamos de rima da boca (entre os lábios quando fechados). Toda constituição dos lábios é muscular. O orbicular da boca que faz o movimento de abertura, participa na fala, beijo, etc. Toda essa musculatura é modificada por um conjunto de músculos superiores e inferiores que podem elevar, deprimir, etc. 
● Bochecha tem uma formação puramente muscular. Os dois músculos principais são o bucinador (participa da deglutição, ele coloca o alimento entre os dentes) e o risório (traciona lateralmente a rima da boca). 
Há um ducto que sai na parte supero lateral de cada bochecha, é o ducto da glândula parótida. 
Compondo a bochecha há um coxim gorduroso, situado a mucosa e a parte muscular. Esse coxim gorduroso pode ser retirado na bichectomia com fim estético. 
● Istmo da Fauces: marca o limite da cavidade bucal com a orofaringe e laringofaringe. Lateralmente a ele há duas pregas: a palatoglossa (vai do palato até a língua) e a palatofaríngea (vai do palato até a faringe). Entre essas duas pregas está situada, lateralmente, as amígdalas. 
● Quando levantamos a língua observamos o frênulo da língua que prende a arcada dentária a ele. 
Embaixo da língua há um plexo venoso muito grande e é importante para administração de medicamentos (via sublingual - absorção rápida). 
● Teto: parte óssea é o palato que continua numa parte músculo-fibrosa que é a úvula. A úvula é conjunto de músculos (levantador do véu palatino, etc) que tem função de elevar e impedir que o alimento de ir para cavidade nasal. 
● Assoalho: é preenchido pela língua e possui um grupo muscular (digástrico, genio hioideo, milo hioideo) que estabilizam o hioide e auxiliam na deglutição. 
● Língua
- A língua é um músculo puro. 
- Os músculos extrínsecos são os que se inserem na língua. 
- Músculos intrínsecos são os que compõem a língua. 
- Ela é dividida em ápice, corpo e raiz. 
- Há o sulco terminal que marca o limite entre o corpo e a raiz. No sulco está localizado o forame cego que é a origem embriológica da glândula tireoidea
- Geralmente, na raiz nós encontramos um tecido linfoide, a tonsila lingual. 
- A frente do sulco terminal ficam as papilas gustativas (fungiformes, circunvaladas, foliadas, etc) e cada uma tem especificamente um receptor para um tipo de paladar. 
	Mm. Extrínsecos: genioglosso, hioglosso, estiloglosso e o palatoglosso (protrusão, retração, lateralização – modificam a posição da língua).
	Mm. Intrínsecos: longitudinal superior, longitudinal inferior, transverso e vertical (modificam o formato da língua). 
- Artéria e a Veia lingual vascularizam a língua. 
- Inervação sensitiva: glossofaríngeo, facial e trigêmeo.
Glândulas Salivares 
São elas Parótida, Submandibular e Sublingual. Elas produzem a saliva. 
● Funções: 
	- Manter a mucosa da boca úmida
	- Lubrifica o alimento durante a mastigação 
	- Inicia a digestão através da amilase salivar
	- Serve como colutório (antisséptico) intrínseco 
	- Prevenção de cáries
	- Papel importante no paladar
- A Parótida é anterior ao pavilhão auricular. A Submandibular fica abaixo do ângulo da mandíbula e a Sublingual está em baixo da língua. 
- O ducto parotídeo perfura a musculatura da bochecha e deságua na parte superolateral do vestíbulo da boca (entre os dentes e a bochecha). 
- O ducto da submandibular deságua lateralmente ao frênulo da língua. As sublinguais liberam a saliva embaixo da língua. 
● O nervo facial passa entre os lobos da parótida. A parótida possui dois lobos, o superficial e o profundo. Na remoção de tumores de parótida há o risco de lesão no nervo facial levando a paralisia facial. 
● A vascularização da cavidade bucal é dada pela artéria facial que vão dar os ramos que vão vascularizar toda essa região. A artéria facial caminha em direção ao nariz e dá origem a artéria angular. A mesma coisa veia. Então temos um triângulo na região nasal no qual temos a comunicação da veia facial com uma veia que drena o seio petroso. Eventualmente (muito raro), processos infecciosos nessa região do nariz pode caminhar pela veia angular indo para a veia oftálmica e chegar ao seio petroso e desenvolver um trombose do seio cavernoso. É uma situação extremamente grave, porém rara. 
● A drenagem linfática da cavidade bucal é feita pelos linfonodos submandibulares (principalmente) e depois caem no cervical profundo até chegar ao ducto torácico. 
- Câncer de lábio superior drena para os linfonodos submandibulares, mas, câncer de lábio inferior primeiro drena para os linfonodos mentuais para depois ir para os submandibulares.
- Cirurgia Ortognática: trabalha com as deformidades, trabalha com a parte óssea.

Continue navegando