Buscar

memoria e cognição

Prévia do material em texto

Cognição, Memória e aprendizado 
Plasticidade neural: os neurônios respondem a estímulos químicos e elétricos, esses estímulos influenciam na formação ou deformação de sinapses e o encefalo está em um equilíbrio dinâmico e sofre alterações o tempo todo. Para isso os neurônios precisam se multiplicar, migrar, crescer, sobreviver, diferenciar, morrer, reconectar.
A proliferação neural é induzida por fatores pró mitóticos.
Drogas, traumas, percepções sensoriais, podem induzir uma reconfiguração dos circuitos neurais ---> plasticidade neural. (rearranjo sináptico que influencia na memória, o sistema conecta e desconecta).
Quanto mais jovem, maior a plasticidade neural, por isso maior capacidade de memorização, reabilitação e pode estar mais suscetível a drogas. 
LTP - Potenciação sináptica de longo período. Atividade do glutamato. Após o fortalecimento sináptico a ação do LTP faz com que tenha muito glutamato e cortisol e com isso a memória é melhorada, porque aumenta a atividade neurofisiológica.
LTD - Depressãos sináptica de longo período. Atividade do GABA. Diminui a atividade sináptica e leva a redução do glutamato nos neurônios, o que causa um enfraquecimento na ativade da memória.
Se aumentar os niveis de gaba e diminuir o glutamato tem como consequência a amnésia.
O óxido nitroso é excelente analgésico e péssimo anestésico.
Aumenta a atividade do sistema quando despolarizo as células, aumento de forma repetitiva, aumentando a frequência de disparo dos potenciais de ação, isso tende a manter a conexão maior das células, as sinapses vão ficar mais fortes e mais rápidas, muda sua função e sua forma, porque cria mais sinapses e faz com que o sistema cresça mais. Menos atividade as sinapses vão falecendo e podem até deixar de existir. --- isso é a memória.
A informação entra, é processada, é armazenada e depois evocada, se for armazenada e não for evocada, ela não será lembrada. 
As drogas psicoativas mudam o balanço neuroquímico do cérebro, afetando diferentes circuitos nervosos.
Vários estímulos podem interferir nas atividades sinápticas da memória como, música, xadrez, jogos, traumas e alimentos.
A ritalina intensifica a atividade, o postulado de reb--> quando aumenta atividade mais sinapses tem. 
A maconha diminui a atividade, por isso a "paz"
A cafeína acelera as funções neurológicas.
Como funciona uma substancia excitatória - ela altera a função dos disparos, aumentando a atividade das sinapses e sua intensidade: Despolarização.
Substancia inibitoria -a atividade cognitiva e os potenciais vão reduzir: Hiperpolarização. ex: rivotril, etanol, benzodiazepinicos, anestésico, oxido nitroso.
Somação de PIPS torna mais dificil a deflagração de potenciais de ação. 
Memoria: sensação + percepção ( pode ser manipulada)
O que é a memoria? Qual é a sua relação com o aprendizado? Como a memoria é formada? 
Atenção --> memória ---> aprendizagem
aquisição, armazenamento ou retenção, evocação ou recuperação. --> plasticidade neural
 hipocampo consolidação
Informação sensorial ---> Memoria de curta duração ----> memoria de longa duração
 ------------------------> Leva tempo

Continue navegando