Buscar

Resolução do GT 16 setembro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESOLUÇÃO SES/MG Nº X, x DE MARÇO DE 2016
Institui Grupo de Trabalho temático em Acidentes de Trabalho Ampliados e Desastres (Sigla??) para assessorar e contribuir no desenvolvimento de ações, formação e atuação dos profissionais e das comunidades para atuarem na gestão integral do risco e nas situações de acidentes de trabalho ampliados e desastres.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o art. 93, § 1º da Constituição do Estado de Minas Gerais, o inciso IV do art. 222 da Lei Delegada Estadual nº 180, de 20 de janeiro de 2011. 
Tomando como referência a Convenção Nº 174 Sobre a Prevenção de Acidentes Industriais Maiores e entendendo o conceito de acidente de trabalho ampliado enquanto evento com potencial de causar, simultaneamente, múltiplos danos ao meio ambiente e à população exposta, seja de trabalhadores ou da comunidade, trazendo consequências imediatas, ou de médio e longo prazo.
A ocorrência destes produzem efeitos que extrapolam os limites físicos das empresas, colocando em risco além dos trabalhadores, a comunidade e o meio ambiente. Não é somente a capacidade de provocar grande número de óbitos que caracteriza um acidente ampliado, mas também o potencial da gravidade e extensão dos seus efeitos que excede a capacidade local de resposta, ultrapassando os limites espaciais e temporais. ( FREITAS et al, 1995)
 E considerando que:
 O Decreto Nº 7.602/2011, dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST, tendo como objetivos a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho. E ainda cita que a PNSST deverá ser implementada por meio da articulação continuada das ações de governo no campo das relações de trabalho, produção, consumo, ambiente e saúde, com a participação voluntária das organizações representativas de trabalhadores e empregadores.
A Portaria 1.823/2012 que Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora determina que todos os trabalhadores deverão ser contemplados, priorizando pessoas e grupos em situação de maior vulnerabilidade, como aqueles inseridos em atividades ou em relações informais e precárias de trabalho, em atividades de maior risco para a saúde, submetidos a formas nocivas de discriminação. Define ainda que as ações devem enfatizar a vigilância, visando à promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.
A citação de TORGA (2016), que relaciona a sociedade atual com riscos tecnológicos, industriais, sociais e ambientais, e dessa forma entende-se as causas dos desastres como sendo socioambientais. Segundo a autora, a possibilidade de conhecer as vulnerabilidades e prever os acontecimentos torna possível preparar para enfrenta-los, entendo a realidade como uma possibilidade de construção contínua e coletiva. 
O conceito de desastres segundo a OMS como “Uma grave perturbação do funcionamento de uma comunidade ou uma sociedade causando prejuízos humanos, materiais, econômicos ou ambientais que excedem a capacidade da comunidade ou da sociedade afetada para lidar com os seus próprios recursos 
A gestão integral dos riscos busca a redução dos riscos de desastres, tornando as cidades mais preparadas e resilientes. Uma vez que se acredita ser esta uma forma de investimento custo-eficiente na prevenção de perdas futuras. 
A OMS que conceitua a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença ou de enfermidade. E a constitui enquanto direito fundamental de todo o ser humano, sem distinção de raça, religião, credo político, condição econômica ou social, sendo, essencial para a paz e a segurança e depende da mais estreita cooperação dos indivíduos e dos Estados.
- saúde mental e trabalho (levantar a questão do adoecimento psíquico...)
- a Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde), que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências; 
- a Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, estabelece que saúde têm como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
- que baseado nas evidencias técnicas de adoecimento da população envolvida em acidentes de trabalho ampliados e desastres é necessário monitorar situação de saúde e assistir a população atingida direta ou indiretamente ao longo da Bacia do Rio Doce no Estado de Minas Gerais pelo rompimento da barragem de rejeito de Fundão.
RESOLVE:
Art. 1º Instituir no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) o Grupo de Trabalho de Acidentes de Trabalho Ampliados e Desastre com o objetivo de assessorar e contribuir no desenvolvimento de ações de preparação dos profissionais de saúde do SUS (básica, média, alta complexidade e vigilância em saúde) para atuar na temática de acidentes de trabalho ampliado e desastres em conformidade com a Politica Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Art. 2º O Grupo de Trabalho de Acidentes de Trabalho Ampliados e Desastres é composto de forma intra e intersetorial, sendo suas atribuições:
Propor e contribuir com ações intra e interinstitucionais de atenção integral, vigilância em saúde, vigilância em saúde do trabalhador e vigilância nos ambientes e processos de trabalho em situações de acidentes de trabalho ampliados e desastres.
Propor e contribuir para a inclusão da análise da dinâmica do trabalho na gestão integral do risco.
Construir modelo de organização da informação para ações de VISAT em situações de risco de acidente de trabalho ampliado e desastres;
Propor e contribuir no desenvolvimento de ações de formação de profissionais e comunidade para atuar na gestão integral do risco e nas situações de acidentes de trabalho ampliados e desastres
Propor ações e desenvolver produtos na temática de saúde mental e trabalho em situação de acidente de trabalho ampliado e desastres.
Desenvolver, estimular e acompanhar estudos e pesquisas sobre a situação de saúde e trabalho da população nos territórios impactados direta ou indiretamente pelos acidentes de trabalho ampliados e desastres.
 Subsidiar a construção de plano de contingência nas questões de Saúde do Trabalhador com articulação intra e interinstitucional;
Estabelecer parcerias com instituições que atuem no campo da saúde, trabalho e ambiente para o desenvolvimento de atividades de monitoramento, prevenção, promoção e recuperação da saúde relacionadas as situações de risco de acidentes de trabalho ampliados e desastres. 
Propor estratégias de Gestão Participativa, Controle social e Vigilância Popular em saúde do trabalhador em situações de risco de acidentes de trabalho ampliados e desastres.
Propor e contribuir para o aperfeiçoamento de políticas, legislações, normas e protocolos de Saúde do Trabalhador para prevenção de riscos e de situações de acidentes de trabalhado ampliado e desastres.
 Desenvolver Planos de Ação específicos para assessoria de acordo com a singularidade dos riscos e eventos , 
Propor metodologia e diretrizes para monitorar e acompanhar a situação de saúde dos trabalhadores atingidos pelo desastre.
Contribuir para a criação e ou aprimoramento da legislação de saúde do trabalhador objetivando prevenir novos acidentes do trabalho ampliados e desastre e estabelecer condutas nas ocorrências de acidentes de trabalho ampliados visando minimizar os impactos trabalhistas, ambientais, econômicos e sociais.
Fomentar e acompanhar a realização de estudos e pesquisas sobre a situação de saúde e trabalho da população nos municípios impactados direto ou indiretamente pela lama, em virtude das alterações sociais, ambientais, culturais, deslocamento compulsório, perda ou restrição de acesso a recursos necessários à reprodução do modo de vida, perda ou redução de fontes de emprego, renda ou meios de sustento.
INCLUIR UM ITEM GENÉRICO
§ Único Para efeito do campo de atuação do Grupo de Trabalho de Acidentes de Trabalho Ampliados e Desastres entende-se como população trabalhadora atingida pelo acidente de trabalho ampliado da Samarco Mineração S.A. os empregados e terceirizados da mineradora, os envolvidos no resgate, salvamento, assistência e atendimento às vitimas e os demais trabalhadores formais e informais atingidos direta ou indiretamente ao longo da Bacia do Rio Doce no Estado de Minas Gerais pelo rompimento da barragem de rejeito de Fundão.
Art. 3º O Grupo de Trabalho de Acidentes do Trabalho Ampliados e Desastres de que trata o art. 1º desta Resolução será composto por representantes indicados pelas seguintes instituições: 
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais:
I.1. Diretoria de Saúde do Trabalhador (DSAT);
I.2. Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual);
I.3. Diretoria de Vigilância Epidemiológica/Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer (PAV/MG);
I.4. Superintendência Regional d Saúde de Belo Horizonte (SRS/BH/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST);
I.5. Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova (SRS/Ponte Nova/ Referência Técnica de Promoção à Saúde e Saúde do Trabalhador).
Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte (CEREST BH);
Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Contagem (CEREST Contagem);
Secretaria Municipal de Saúde de Mariana;
Escola de Medicina de Universidade Federal de Ouro Preto;
Escola de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais/Serviço de Saúde do Trabalhador;
Escola de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/Projeto Conexões de Saberes; 
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais/Departamento de Psicologia;
Conselho Federal de Psicologia;
Superintendência do Trabalho de Minas Gerais do Ministério do Trabalho e Previdência Social;
Ministério Público do Trabalho;
Ministério da Saúde. 
§ Único Poderão ser convidados a integrar o Grupo de Trabalho de Acidentes de Trabalho Ampliados e Desastres, se necessário, outras instituições e órgãos públicos.
Art. 4º As atividades do Grupo são de caráter público, não podendo ser remunerados em qualquer hipótese.
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. 
Fausto Pereira dos Santos
Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS
RESOLUÇÃO SES/MG Nº X, DE MARÇO DE 2016
Nomeia membros do Grupo de Trabalho de Acidentes de Trabalho Ampliados e Desastres.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, no uso da atribuição prevista no art. 93, § 1º, inciso III da Constituição do Estado de Minas Gerais, o inciso IV do art. 222, da Lei Delegada Estadual nº 180, de 20 de janeiro de 2011, e considerando a Resolução SES//MG nº X, de x março de 2016, que Institui o Grupo de Trabalho de Acidentes de Trabalho Ampliados e Desastres.
RESOLVE:
Art. 1º Nomear os membros que irão compor a Grupo de Trabalho de Acidentes de Trabalho Ampliados e Desastres para avaliar as condições de saúde e monitorar a população trabalhadora atingida pelo acidente de trabalho ampliado da Samarco Mineração S.A e propor medidas preventivas, normas e procedimentos objetivando prevenir novos acidentes ampliados de trabalho, a que se refere à Resolução SES/MG nº X, de X de março de 2016, a saber:
I Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais: 
I.1. Diretoria de Saúde do Trabalhador (DSAT):
Marta de Freitas 
Aline Lima de Azevedo
Ana Carolina Santana de Souza
I.2. Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual):
Kennedy Crepalde Ribeiro
Danielle Costa Capistrano Chaves
I.3. Diretoria de Vigilância Epidemiológica/Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer (PAV/MG):
Kátia Santos Dias
I.4. Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS/BH/ Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST):
Magda Helena Reis Cota de Almeida
I.5. Superintendência Regional d Saúde de Ponte Nova (SRS/Ponte Nova/ Referência Técnica de Promoção à Saúde e Saúde do Trabalhador
Maria Célia Riguetto Nunes
II. Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte (CEREST BH):
Maria Cristina Fonseca
Jussara Medeiros Silva
Alexandre Terra Silveira de Faria
Cristina Furquim Werneck Moreira
Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Contagem (CEREST Contagem):
Maria Regina Greggio
Fátima Lucia Caldeira Brant de Oliveira
Secretaria Municipal de Saúde de Mariana:
Sérgio Rossi Ribeiro
Thaís Cristina Rodrigues Vieira
Natércia Nobre 
Marilene Romão Gonçalves 
Escola de Medicina de Universidade Federal de Ouro Preto:
Olivia Maria de Paula Alves Bezerra 
Andre Talvani Pedrosa da Silva 
Escola de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais/Serviço de Saúde Do Trabalhador:
Jandira Maciel da Silva
Tarcisio Marcio Magalhães Pinheiro
Escola de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/Projeto Conexões De Saberes:
Claudio Scliar
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais/Departamento de Psicologia
Georgina Maria Veras Motta
Lívia de Oliveira Borges 
Conselho Federal de Psicologia:
Rogério de Oliveira Silva
Eliana Márcia Martins Fittipaldi Torga
Superintendência do Trabalho de Minas Gerais do Ministério do Trabalho e Previdência Social:
Mário Parreiras de Faria
Marcos Ribeiro Botelho
Ministério Público do Trabalho
Ministério da Saúde /Renast
Jorge Mesquita Huet Machado 
Isabella de Oliveira Campos Miquilin
Art. 2º O GT de que trata o artigo anterior deverá observar o disposto na Resolução SES/MG nº x, de março de 2016, na realização de seus trabalhos.
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. 
Fausto Pereira dos Santos 
Secretário de Estado de Saúde

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando