Buscar

As 5 forças competitivas de Porter

Prévia do material em texto

As 5 forças competitivas de Porter
Definição
Forças de Porter é uma ferramenta que tem como principal finalidade relacionar a empresa ao seu meio.
 Analisando seu ambiente interno e externo através de cinco critérios: Fornecedores, Entrantes potenciais, Compradores (Clientes), Produtos/Serviços substitutos e Concorrentes.
Ameaça de novos entrantes
Os novos entrantes, ou novos concorrentes, oferecem ameaça à estratégia empresarial da organização, uma vez que podem inserir no mercado novos produtos ou produtos diferenciados e podem competir com políticas difíceis de serem acompanhadas como preço baixo, por exemplo.
Poder de negociação dos clientes
 
O poder de negociação dos clientes nada mais é do que o poder de barganha dos clientes e pode ser observado quando forçam o preço dos produtos/serviços para baixo, quando exigem melhoria de qualidade ou quando forçam um aumento na competição entre as empresas.
Os principais fatores que potencializam a influência dos clientes podem ser, por exemplo, conhecimento do mercado e das empresas, estipularem quantidade e frequência de consumo e ameaça de produtos substitutos.
 
Poder de negociação dos fornecedores
Um alto poder de negociação dos fornecedores é prejudicial à rentabilidade da empresa, uma vez que estes podem variar os preços dos produtos/serviços fornecidos e a empresa pode não ser capaz de repassar estes preços ao consumidor.
Os fornecedores podem exercer grande influência nas empresas, se este possuir um produto/serviço diferenciado e altamente importante para o funcionamento do negócio.
O poder de negociação dos fornecedores também é elevado se seu produto for único ou o mercado possuir poucos fornecedores que o produzem.
Ameaça de produtos/serviços substitutos
Produtos ou serviços novos no mercado que possuem função similar ou equivalente ao produto/serviço de sua empresa ou que possam substituir seus produtos são uma ameaça à sua empresa.
Fatores que potencializam esta ameaça são, por exemplo, a relação preço/rendimento deste produto, as chances do cliente alterar suas preferências e baixa capacidade de sua empresa acompanhar o desenvolvimento no setor.
Rivalidade entre concorrentes
Essa força está ligada à rivalidade entre concorrentes diretos da sua empresa. Esta rivalidade surge quando as empresas competem pelos mesmos clientes e criam formas de agir sobre eles, gerando assim a competição.
Essa rivalidade é intensificada principalmente quando há um número reduzido de clientes, crescimento baixo do setor ou grande número de concorrentes que entram no mercado, por exemplo.

Continue navegando

Outros materiais