Buscar

Prova Online

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100749 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1 *
(ENADE - 2005) Após o Golpe de 1964, desencadeou-se uma dura repressão que atingiu, implacavelmente, a educação brasileira. Durante o Governo Costa e Silva foi aprovada e sancionada a Reforma Universitária, Lei nº 5540, de 28 de novembro de 1968, que atuou no sentido de:
I - promover a liberdade de ensino com a concentração das decisões nas mãos dos reitores;
II - institucionalizar o vestibular, idêntico em seu conteúdo para todos os cursos e áreas de conhecimento e unificado em sua execução;
III - extinguir as atividades de pesquisa, com a desarticulação do sistema de pós-graduação, em especial, nas universidades públicas;
IV - assegurar o controle do ensino superior brasileiro pela política do regime.
São corretos apenas:
a )
 I e IV.
 
b )
 II e IV.
c )
 I e III.
d )
 II e III.
e )
 III e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
De acordo com a Constituição de 1988, no que diz respeito à educação, 
 
a )
 o estado deve priorizar a consolidação e a prosperidade da nação, sendo a educação formal um instrumento para o sucesso desse projeto.
b )
 o suporte suplementar em termos de suprimentos didáticos e alimentação é de responsabilidade dos estados, não havendo necessidade de se discutir essa pauta na legislação federal.
c )
 a oferta de educação pública é dever do estado, mas as necessidades suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde são de responsabilidade dos pais dos estudantes.
d )
 a educação é um direito cidadão, assegurada gratuitamente para todos aqueles em situação de carência material.
 
e )
 a educação é um direito cidadão, não sendo apenas política pública para promoção do estado, mas um instrumento para a afirmação do indivíduo.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Qual das alternativas a seguir corresponde a princípios relevantes para a educação pensada a partir de um ângulo progressista?
 
a )
 A experiência constitui uma forma de aprendizagem mais significativa que a memorização.
b )
 A educação deve ser vista como um bem individual, não devendo nada ao meio social.
c )
 A criança deve ser respeitada e tratada como um adulto, sem ter seu intelecto subestimado pelo educador.
d )
 A memorização deve ser utilizada em associação com prêmios e castigos, de acordo com o modelo behaviorista pavloviano.
e )
 O aluno é um sujeito apenas na medida em que deve estar pronto para assimilar todas as informações oferecidas pelo professor.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4 *
(ENADE - 2005) Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.
"[...] Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa. [...] Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. [...] Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens."
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984.
A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
a )
 identidade e história/educação formal.
b )
 ciência e escolaridade/educação técnica.
 
c )
 educação e cultura/educação assistemática.
d )
 ideologia e filosofia/educação superior.
e )
 sabedoria e política/educação difusa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Nos termos da Constituição da República, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: 
a )
 educação básica, obrigatória e gratuita, cabendo aos municípios atuar prioritariamente nos níveis de ensino fundamental e médio.
b )
 acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, por meio de programas de financiamento estudantil.
 
c )
 educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
d )
 atendimento ao educando, em todos os anos do ensino fundamental, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
e )
 educação básica, obrigatória e gratuita, cabendo aos estados e ao Distrito Federal atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A educação recebida pelo indivíduo no período renascentista variava muito conforme suas origens. Marque a alternativa mais coerente sobre este tópico
a )
 Estudantes das classes subalternas, desde o século XII, frequentemente dependiam dos professores disponibilizados pelas dioceses locais.
b )
 Os colégios eram administrados por ordens religiosas, especialmente os beneditinos.
 
c )
 Os colégios de administração exclusivamente laica eram laboratórios de aprendizado, sempre experimentando com novas linhas de pensamento pedagógico.
d )
 A norma entre os jovens das classes subalternas era pagar preceptores, a fim de que pudessem contar com alguma forma de promoção social.
e )
 Os jovens de classe alta eram educados nas dioceses, junto de estudantes humildes, a fim de que pudessem aprender humildade na tradição medieval.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Sobre a disciplina de Educação Moral e Cívica, assinale a alternativa correta: 
 
 
a )
 Teve como finalidade principal conter o avanço de ideias consideradas subversivas, difundindo entre os jovens os valores que estavam de acordo com o pensamento do regime.
b )
 A prática do professor era baseada nos preceitos do ensino confessional católico, predominante nas instituições privadas do país.
c )
 A prática do professor estava focada na realização pessoal do aluno por meio de seu próprio esforço e comprometimento religioso.
d )
 Voltada à formação de indivíduos autônomos, preocupando-se com aspectos mensuráveis e observáveis, como modeladora do comportamento humano.
e )
 Buscava preparar os estudantes para o mercado de trabalho, tendo como pauta principal a modernização do estado.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O que foi o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova? 
 
a )
 Um documento assinado por 26 intelectuais defendendo o ensino público cientificista e único.
b )
 Um documento assinado por 26 intelectuais defendendo o ensino público obrigatório e confessional.
c )
 Uma lista de diretrizes para a implantação de escolas para a alfabetização de alunos do interior do Brasil.
d )
 Uma lista de diretrizes para a implantação do Método Lancaster nas escolas brasileiras.
 
e )
 Um documento assinado por 26 intelectuais defendendo o ensino público gratuito, laico, obrigatório e único.
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Continue navegando