Buscar

Atividade Contextualizada Libras

Prévia do material em texto

Faculdade Mauricio de Nassau
Pedagogia
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais- Libras
Aluna: Jamille Leal
Professor: Daniele Siqueira Veras
Tutor: Bianca Ingrid Figueirêdo de Oliveira
Carolina é professora de um aluno surdo, Fernando, que tem 11 anos e está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e frequenta uma escola pública que não possui o intérprete de Libras em seu quadro de funcionários. Fernando começou a ter contato com a Libras na escola, ainda na educação infantil, aos 6 anos e não é oralizado. Em relação à Língua Portuguesa, encontra muitas dificuldades, mas escreve algumas frases e entende poucas regras gramaticais.
 
Após a leitura do texto acima e entendendo as questões relacionadas à Educação de Surdos, especificamente o bilinguismo vigente como política pública brasileira, você deverá responder aos seguintes questionamentos:
Como a professora Carolina poderia ajudar no processo de ensino-aprendizagem de Fernando?
Quais tipos de materiais podem ser utilizados?
Quais orientações ela pode fornecer á gestão e a família de Fernando?
	O primeiro passo a ser dado pela professora é colocar em prática o que ela aprendeu na disciplina de Libras(Língua Brasileira de Sinais) na faculdade de Pedagogia e ensinar a língua portuguesa escrita e libras para toda turma, inserindo em seus recursos pedagógicos a inclusão do aluno surdo á turma. O objetivo é repassar o conteúdo de aprendizagem ao aluno através da libras. A elaboração de emergência das políticas surdas , buscando compreender alguns movimentos que têm constituído as negociações entre surdos e as políticas públicas. Na política inclusiva, a escola deve esta adaptada para receber alunos surdos. As práticas existentes estão em constante modificação, incluir vai muito além de colocar um aluno com necessidades especiais na escola regular; na verdade, deveriam assegurar realmente as possibilidades de crescimento e desenvolvimento do aluno na escola. Onde o aluno incluído possa realmente se beneficiar desses novos ambientes, construir saberes, tornando se protagonista da sua própria história. Concluímos que a maior deficiência não esta nos alunos, mas na própria Lei da inclusão. Deste modo, entendemos que inclusão não é apenas com determinadas deficiências, numa sala de aula regular a proposta de educação inclusiva é aceitar o aluno com sua deficiência, e adaptar se as suas necessidades junto com os outros alunos. A professora pode usar historias infantis de crianças surdas que temos na nossa literatura, cartilhas e livros de libras para crianças. 
	Pode se fazer o uso também de vídeos educativos em libras para ensinar Fernando e os demais alunos.
	Carolina também ajuda no processo de ensino-aprendizagem elaborando junto à gestão escolar e a família algumas diretrizes para que a inclusão do Fernando aconteça de uma maneira mais fácil possível, proporcionando-o experiências boas, ajudando na compreensão e independência e oferecendo dando as mesmas oportunidades dadas aos outros alunos. Alunos surdos aprendem 
por linguagem gestual, como conhecemos de linguagem de sinais, cada objeto por exemplo tem o seu sinal, é a forma que os surdos tem de se comunicar com os ouvintes.

Continue navegando