Buscar

PORTIFÓLIO - CULTURA MATERIAL E CULTURA IMATERIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional UNINTER
CULTURA MATERIAL E CULTURA IMATERIAL
Aluno: 
Resumo 
Este texto aborda os conceitos, diferenças e exemplos de Cultura Material e Imaterial, considerando seus aspectos e importância para sociedade. Em destaque, apresenta-se um pouco da Cultura Material e Imaterial no Estado do Paraná, exemplificando ambas as culturas, bem como sua relevância junto à educação escolar e sugestões de como trabalha-las junto aos alunos.
Palavras-Chave: Cultura. Material. Imaterial.
	Tudo o que faz parte da construção cultural e histórica do ser humano em um determinado espaço físico, entendendo-se como cultura, desde conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade, é definido como Patrimônio Cultural. 
	A Constituição Federal em seu artigo 216 descreve que “o Patrimônio Cultural brasileiro é constituído de bens de natureza material e imaterial, que podem ser considerados individualmente ou em conjunto, devendo ser portadores de referencia à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, sendo:
I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”
	
	Classificam-se bens materiais monumentos, prédios, conjuntos urbanos, obras de arte, entre outros. Os bens imateriais têm sua existência condicionada à ação humana, como conhecimentos, técnicas, representações, expressões, etc. Considerando as rápidas mudanças impostas pelo mundo, os aspectos imateriais da cultura são decisivos para a manutenção da identidade dos povos.
Segundo dados do Iphan, no Estado do Paraná o primeiro bem tombado foi o Antigo Colégio dos Jesuítas, na cidade de Paranaguá no ano de 1938, sendo no mesmo ano também tombado a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel. A maior parte dos bens protegidos no Estado localiza-se na região das primeiras ações de povoamento paranaense. 
	Como Patrimônio Cultural Imaterial no Paraná, destaca-se o Fandango Caiçara, uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva que ocorre no litoral norte do estado do Paraná e litoral sul do Estado de São Paulo, sendo um conjunto de práticas que envolvem trabalho, divertimento, religiosidade, música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres.
	Existem atualmente, 12 edifícios tombados em vários municípios do Paraná, duas coleções museológicas e, ainda, os centros históricos das cidades da Lapa, Paranaguá e Antonina.
	Essa riqueza de cultura material e imaterial deve ser explorada junto aos alunos para que possam conhecer a cultura local aprendendo a valorizá-la e preservá-la para as gerações futuras. Vários aspectos podem ser expostos ao se tratar deste assunto junto aos alunos, desde a história e desenvolvimento, até os aspectos de vida, hábitos e costumes de toda a região. Para isso poderia desenvolver junto aos alunos uma atividade didática apresentando-os por meio de slides, fotos dos locais tombados como Patrimônio Cultural no Paraná, além de proporciona-los uma visita a um destes locais para que possam vivenciar e entender a importância da preservação do mesmo na história cotidiana. Outra atividade que pode ser desenvolvida junto aos alunos para que conheçam um pouco da cultura imaterial, seria convidar um grupo de dança de Fandango Caiçara para se apresentar na escola, enfatizando junto a eles a importância da cultura local que envolve um conjunto de práticas que transcorre desde o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres.
Referências: 
Iphan PR. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/339>. Acesso em 21 de Outubro de 2016.
Iphan PR- Patrimônio Imaterial – PR. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/657/> Acesso em 21 de Outubro de 2016.
Iphan PR - Fandango Caiçara – PR. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/83>. Acesso em 21 de Outubro de 2016.
Iphan PR - Patrimônio Material - PR. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/656/>. Acesso em 21 de Outubro de 2016.
IPAC–BA. Disponível em: <http://www.ipac.ba.gov.br/perguntas-frequentes>. Acesso em 21 de Outubro de 2016.

Continue navegando