Buscar

Aula 10 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os sistemas de informação podem ser utilizados para obtenção de vantagem competitiva. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.
Ao usar sistemas de informação para estreitar laços com clientes e fornecedores, seja por meio de envio de mensagens ou reconhecimento dos mesmos ao retornarem a um site, são exemplos de "Intimidade com o cliente".
A Governança de Tecnologia da Informação, pode ser entendida como uma das vertentes da_________________________, termo muito utilizado nas organizações contemporâneas do mundo empresarial.
Governança Corporativa
Podemos afirmar que o CobiT possui importância e reconhecimento no Mercado. Além de ser considerada uma entidade de padronização e estabeler métodos para a Segurança da Informação de uma dada empresa.
Funciona como uma entidade de padronização e estabelece métodos documentados para nortear a área de tecnologia das empresas, incluindo qualidade de software, níveis de maturidade e segurança da informação.
Conforme estudamos, a governança da tecnologia da informação é uma das vertentes da governança corporativa, à qual relaciona-se com a forma como as empresas são conduzidas e controladas. Assinale qual das alternativas abaixo não se insere no conceito de governança de TI.
A governança de TI define a estrutura gerencial da organização.
Os cinco focos da governança de TI, segundo o COBIT (Control Objectives for Information and related Technology), ou seja, Objetivos de Controle para Informações e Tecnologias relacionadas. correspondem aos tópicos que os executivos precisam atentar para direcionar a área de TI dentro de suas organizações. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde a um dos focos de governança de TI.
Garantia da qualidade.
O acrônimo CobiT, que significa Control Objectives for Information and related Technology, é fundamental para a Governança em TI de uma Organização. Logo, sua missão é:
Explicitar pesquisas, desenvolver, publicar e promover um conjunto atualizado de padrões internacionais de boas práticas referentes ao uso corporativo da TI para os gerentes e auditores de tecnologia.
O COBIT, em seus fundamentos, define quatro domínios dentro dos quais ele insere os processos de TI. No domínio de Planejamento e Organização está o processo
Avaliar e gerenciar riscos.
Se uma empresa utiliza a Internet para formar empresas virtuais com seus clientes, fornecedores, consultores, subempreiteiros e até concorrentes, ela está utilizando a Internet para apoiar:
Alianças comerciais estratégicas.
Todo sistema é composto de uma estrutura básica: objetivo, entrada, processo de transformação, saídas, padrões de qualidade e subsistema de controle e avaliação. Acerca de gerenciamento de informações, assinale a opção correta.
O processamento dos dados refere-se ao processo de transformação do sistema de informação.
Considere as seguintes afirmativas, sobre as questões fundamentais a serem observadas, pela Governança de TI:
I) A governança de TI determina quais decisões devem ser tomadas para garantir a gestão e o uso eficaz da TI.
II) A governança de TI trata da determinação do modelo gerencial a ser adotado pela empresa.
III) A governança de TI define quem deve tomar decisões relativas à gestão da TI na empresa.
Analise as sentenças, e marque a opção que corresponde a Governança de Ti.
Afirmativas I e III são verdadeiras e afirmativa II é falsa.
Qual é o objeto do gerenciamento do ITIL?
Infraestrutura de TI.
A governança de TI corresponde às estruturas de relacionamentos e processos necessários á direção e o controle da organização no alcance de seus objetivos. Considerando esta classificação, avalie as afirmações seguintes: I. O porte da empresa é um fator irrelevante, pois quando se faz um planejamento estratégico de TI o seu gerenciamento é feito apropriadamente. II. Permite controlar a execução e a qualidade dos serviços prestados. III. Viabiliza o acompanhamento de contratos internos e externos. IV. As esferas da governança permitem compreender somente as finanças no ambiente corporativo. Assinale a alternativa correta:
II, III
Para o ITIL um serviço de TI é:
O serviço de gestão que auxiliam no atendimento de uma ou mais necessidades do cliente, apoiando, desta forma, aos seus objetivos de um projeto de TI.
(FDC/2010) É considerado o ponto de partida para o modelo de Governança de TI:
alinhamento estratégico;
A Infraestrutura de TI é o objeto do gerenciamento do _________________.
ITIL
Considerando os princípios básicos da Governança em TI (GTI) apresentados pelos modelos Cobit e ITIL, aponte a alternativa que representa uma característica comum a ambos modelos considerados:
Alinhamento estratégico entre a a área de TI e a área de negócios da organização
Leia atentamente as frase abaixo e identifique quais são falsas e quais são verdadeiras.
Com relação à Governança de Tecnologia da Informação (TI) podemos afirmar:
(  )  A Governança de TI pode ser entendida como uma das vertentes da governança corporativa.
(  )  A Governança de TI corresponde às estruturas de relacionamentos e processos necessários à direção e controle da organização, garantindo suporte às estratégias da organização.
(  )  Não tem como objetivo controlar a qualidade dos serviços prestados.
(  )  Viabiliza o acompanhamento de contratos, tanto internos e externos.
V-V-F-V
Marque a afirmativa FALSA referente às principais vantagens da Governança de TI.
Garantir que a TI suporte e minimize os objetivos e estratégias.
A Governança de Tecnologia da Informação (TI) corresponde às estruturas de relacionamentos e processos necessários à direção e controle da organização no alcance de seus objetivos, ou seja, busca garantir que a TI suporte a estratégia da organização de forma que seus objetivos assumam o valor máximo.
Com relação aos principais desafios da governança de TI para as organizações, avalie as afirmações abaixo:
I. Alinhar a estratégia de TI com a do negócio da organização.
II. Gerenciar os riscos do negócio mantendo-os sob controle.
III. Controlar funções administrativas e integrar atividades operacionais.
São verdadeiras SOMENTE as afirmações:
I E II.
Segundo COBIT quais os 5 focos da governança de TI? I Alinhamento estratégico, entrega de valor e gestão de riscos II Gestão de recursos e mensuração de desempenho. III Mensuração de riscos, gestão de recursos e entrega de valor. IV Processos e resultado de desempenho V Gestão de recursos, entrega de valor, gestão de suprimentos, processos e mensuração de desempenho. Identifique a alternativa correta.
Apenas a I e II está correta.
O COBIT (Objetivos de Controle para Tecnologia da Informação) é também um framework de boas práticas para a gestão de TI. A sua atuação está mais centrada a nível:
Estratégico
De acordo com as opções abaixo, marque àquela que define o COBIT.
COBIT funciona como uma entidade de padronização e estabelece métodos, documentos para nortear a área de tecnologia das empresas, incluindo qualidade do Software, níveis de maturidade e segurança da Informação.
É um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controles de TI, voltado para redução de risco, enfoca integridade, confiabilidade e segurança da informação.
COBIT
1.O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Biblioteca de Infra-Estrutura de TI, é um padrão para gerenciamento de serviços, tendo como foco principal a operação e a gestão da infraestrutura de tecnologia na organização, incluindo todos os assuntos que são importantes no fornecimento dos serviços de TI.
2.O CobiT (Control Objectives for Information and related Technology) Objetivos de Controle para Informações e Tecnologias relacionadas, é um conjunto de estruturas e orientações (framework) focado na Governança Corporativa e na necessidade de constituição de controles de melhorias nas empresas, sendo um guia para a gestão de TI, abrangendodiretrizes de gerenciamento, objetivo de controle e diretrizes de auditoria (COBIT, 2005).
Relacione as práticas ITIL e Cobit com as respectivas características:
(   ) Funciona como uma entidade de padronização e estabelece métodos, documentados para nortear a área de tecnologia das empresas, incluindo qualidade de software, níveis de maturidade e segurança da informação.
(    ) Descreve os processos que são necessários para dar suporte, à utilização e ao gerenciamento da infraestrutura de TI.
(    ) Seus processos cobrem todos os aspectos de gerenciamento da infraestrutura de TI, desde a identificação dos requisitos do negócio, passando pelo projeto e implantação até o suporte e manutenção dos componentes da infraestrutura e serviços de TI.
(   ) Os processos de TI são definidos e classificados em quatro domínios: planejamento e organização; aquisição e implementação; entrega e suporte; monitoração.
Marque a opção CORRETA, que corresponde ao ITIL e o COBIT:
2,1,1,2
�PAGE �1�
�PAGE �1�

Outros materiais

Outros materiais