Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA ARTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE
PROFESSOR EXECUTOR: CYNTHIA CYBELLE RODRIGUES F. PORTO
TUTOR GUARDIÃO: TALITA DAIANE RATIS DA SILVA
TUTORA: ANA PAULA MENDES
ALUNO (A) : ANA PAULA DANTAS FONSECA DOS ANJOS
A atividade proposta sugere que você assista a um dos filmes abaixo, no entanto, nada impede que você assista a ambos:
O “Vem dançar” – Sinopse: Baseado em uma história verídica, Pierre Dulaine (Antonio Banderas) é um dançarino de salão profissional, que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos, mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pirre como mentor. (Título original: Take the Lead. Data de lançamento: 09 de junho de 2006 (1h 55min)/Direção: Liz Friedlander/Elenco: Antonio Banderas, Alfre Woodard, Jenna Dewan Tatum/Gênero: Comédia dramática/Nacionalidade EUA).
O “O sorriso de Monalisa” – Sinopse: Katherine Watson (Julia Roberts) é uma recém-formanda da UCLA que foi contratada, em 1953, para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, Katherine inspira suas alunas tradicionais, incluindo Betty e Joan, a mudarem a vida das pessoas como futuras líderes que serão. (Título original: Mona Lisa Smile/Data de lançamento: 19 de dezembro de 2003 (EUA)/Direção: Mike Newell/ Gênero: Drama/Romance).
Solicito, então, que ao assistir ao (s) filme (s), faça uma análise crítica sobre o (s) mesmo (s), trazendo suas reflexões pessoais sobre o ensino das artes na escola, na especificidade artística de cada um e quais aspectos (conhecimentos) podem ser trabalhados a partir das intervenções realizadas pelos protagonistas dos filmes.
Para isso, sua dissertação deverá conter respostas para os seguintes questionamentos:
O que você percebeu de diferente nestes professores?
Qual a motivação deles ao exercerem suas posições de educadores?
É possível este (s) tipo (s) de trabalho (s) dentro da nossa realidade brasileira escolar?
Quais as possíveis opções (soluções) que você visualiza, enquanto educador, para efetivar o ensino de artes nas escolas?
 O trabalho refere-se a atividade contextualizada da disciplina metodologia do ensino da Arte. Ao assistir os filmes ( “Vem dançar” e O sorriso de Monalisa” ), sugeridos para a realização da desta análise percebe-se que ambos são bons longas-metragens que transmitem ideais de superação, quebra de tabus, inovação e muita determinação. Os protagonistas são professores, que apesar de lecionar disciplinas distintas possuem o mesmo desejo, ou seja, compartilhar seus saberes de um modo diferenciado, rompendo as formas tradicionais de ensino possibilitando que o estudante construa a sua própria história. É visível a participação efetiva de professores que são comprometidos com o processo educacional, porém é nítida a forma de desenvolvimento deste processo de ensino aprendizagem. A dança e a arte visual são pontos relevantes presentes nos filmes e as duas abordagens têm como referência a metodologia do ensino da arte.
 Particularmente irei analisar o filme “O sorriso de Monalisa”. O filme traz uma mensagem de persistência e desejo de mudar a forma de ver o mundo. Bastante a frente do seu tempo, uma professora chega à uma escola tradicional de uma cidade interiorana onde as moças estudam até no máximo o ensino médio e a partir daí só podem escolher o casamento como um único caminho. Com o desejo de mudar a visão das moças da escola, se surpreende com tamanha acomodação e submissão das mesmas. Nesta instituição, todas as disciplinas são direcionadas de forma que haja o controle do sistema e da sociedade como um todo, onde as mulheres não têm o direito de vislumbrar altos vôos e serem controladas por seus maridos. Não é diferente na abordagem da disciplina de artes, onde as estudantes apenas decodificam as obras e os artistas. Não são capazes de expressar qualquer sentimento que não esteja presente no currículo da instituição, ou seja, a memorização e menção das obras são obrigatórias. Ao propor uma nova abordagem de apresentar conteúdos de artes, as alunas e a instituição não recebem tal proposta com bons olhos, pois fugia totalmente aos padrões daquela época. Nessa abordagem a professora sugeria que uma releitura, por exemplo, seja de uma obra de arte, pintura ou escultura, deveria ser feita com o estilo próprio, com um olhar singular, mas sem fugir do ao tema original. Cada ser humano tem um modo próprio de ver e interpretar a realidade. Sendo assim, como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura dependerá de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. No filme este processo não ocorre de forma tranqüila, pois para a sociedade a mulher tinha padrões definidos, assim também acontecia com a arte, que passou a ser vista muito além da memorização e tentativa de reprodução idêntica da obra.
 Diante da mensagem do filme, percebemos que, nós, enquanto educadores brasileiros, devemos propor que o estudo da arte tenha o embasamento que possibilite a vivência de experiências diversificadas como formas de expressão. Tais experiências contribuirão para que desenvolvam o senso crítico e o autoconhecimento favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade. Cada um tem um olhar diferenciado de ver o mundo e tudo que está ao seu redor. È possível fazermos um trabalho diferenciado nas instituições escolares propondo que cada estudante descubra as suas próprias potencialidades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
As obras de artes mais famosas do mundo. Rejane Borges. Disponível em http://obviousmag.org/archives/2014/01/as_obras_de_arte_mais_famosas_do_mundo.html. Acessado em 15/03/19 às 20. Acessado em 15/03/19 às 20:20h.
Arte Educação. Disponível em http://profmarcoarte.blogspot.com/2009/08/releitura-da-mona-lisa.html. Acessado em 15/03/19 às 20. Acessado em 15/03/19 às 20h.
Recriar dá mais sentido a arte. Bia Reis. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/1057/recriar-da-mais-sentido-a-arte. Acessado em 15/03/2109 às 20:06h.
Veja o que muda no ensino da arte com a BNCC. Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/14751/veja-o-que-muda-para-o-ensino-de-arte-com-a-bncc. Acessado em 15/03/19 ás 20:30h.

Continue navegando