Buscar

TEXTO ANALITICO CONSUMO ENERGIA

Prévia do material em texto

ELABORAR UM TEXTO ANALÍTICO BASEADO NA IMAGEM ABAIXO:
SITUAÇÃO DO BRASIL ATUAL
CONSUMO RESIDENCIAL
A imagem tem por objetivo mostrar através de dados estatísticos por porcentagem, o consumo de energia de cada ambiente da casa, bem como o consumo residencial de cada aparelho doméstico, englobando refrigeração, aquecimento de água, iluminação, ar condicionado entre outros de acordo com suas necessidades, no Brasil e em suas cinco regiões.
Das regiões brasileiras o centro-oeste, Sul e o Sudeste são os mais desenvolvidos, respectivamente no Norte e no Nordeste nós temos as maiores mazelas de pobreza. Em termos de refrigeração o norte e o nordeste são maiores consumidores, pois são as regiões mais quentes do Brasil, pois elas estão mais próximas ou até mesmo cortadas pela linha do Equador (7% do território brasileiro está acima da linha e 96% ao lado, consequentemente haverá mais calor), no entanto nessas regiões, especialmente no nordeste que é uma região mais iluminada, poderia ser substituir através de políticas públicas a iluminação elétrica pela iluminação solar com placas ou chapas solares por exemplo, assim diminuindo os gastos excessivos, já que temos concentração de grande mazela de pobreza, e também falando a nível nacional procurando sempre formas energéticas sustentáveis, até pelo impacto que as hidrelétricas geram e consequentemente quando temos escassez de chuva, como foi no governo de Fernando Henrique Cardoso, o apagão, em que o índice dos reservatórios diminuem, e nós temos problemas, e ai para resolver isso temos as termoelétricas que são com carvão mineral, e posteriormente o consumidor vai pagar por um serviço que ficou mais caro.
Então, podemos perceber uma nítida relação com o consumo de refrigeração e ar condicionado nas regiões mais quentes, nas outras se acentua de acordo com a condição socioeconômica e a maior utilização por parte das pessoas devido ao poder aquisitivo maior, por esse tipo de equipamento, por exemplo na região sul o ar condicionado também é utilizado para aquecimento, pois os invernos aqui são mais rigorosos, pois estão distantes da linha do Equador.
Temos também a energia eólica (produzida através da força dos ventos), esta força é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico, é uma energia abundante, renovável e limpa (era muito utilizada para energia mecânica, hoje também utilizada para gerar energia elétrica).
Esse tipo de sistema pode ter duas aplicações, a isolada que armazena energia em bateria (utilizada em residências e aplicações de menor escala), e a integrada que integra energia direto a rede (muito utilizada em comércio).
Esta é uma fonte de energia promissora, possui baixíssimo impacto ambiental, que ainda pode ser minimizado com tecnologia e engenharia, ela é uma das principais fontes alternativas dos combustíveis fósseis.
Podemos economizar energia de diversas maneiras tais como:
- Usar ao máximo a luz solar durante o dia.
- Não deixar luzes acesas em cômodos que não tem pessoas.
- Tomar banhos rápidos, pois um chuveiro elétrico equivale a 60 TVs ligadas ou a 8 computadores, ele é considerado o responsável pelo alto consumo de energia em residências.
- Se ficar muito tempo fora de casa, vale a pena retirar os equipamentos das tomadas.
- Pinte a casa interna de cores claras (branco, bege...)
- Evitar abrir a porta da geladeira sem necessidade, comprar equipamentos da linha branca, os quais possuem menos gasto de energia.
- Pessoas que moram em residência antiga devem fazer uma checagem na fiação e instalação para verificar o funcionamento, elas tendem a deixar pesada, assim consomem mais.
Posso concluir que consumir de forma racional energia elétrica apresenta dois benefícios principais, um é para o consumidor, que gera uma boa redução em sua conta de energia, assim ajudando em seu orçamento. O outro é a vantagem ambiental, onde evitamos o uso da energia proveniente das usinas térmicas que aumentam a poluição do ar. Não podendo deixar de citar que cerca de 15% da energia gerada no Brasil é desperdiçada em residências.
 Por fim, não podemos extingui-la de nossa rotina diária o uso dela, mas que podemos controlar esse consumo de maneira a economizar muito, bastando apenas algumas mudanças de habito e planejamentos, e assim menos impacto causaremos, com isso nossas gerações futuras agradecem.

Continue navegando