Buscar

Atividade 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
CURSO DE PEDAGOGIA – 3º semestre – Ano 2019/1
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Profª Miriam Brum Arguelho
Aluno (a): 	 RGM: 
ATIVIDADE 6 – Valem 2 pontos
Exercício 1
1) Na perspectiva dos multiletramentos, o ato de ler envolve articular diferentes modalidades de linguagem além da escrita, como a imagem (estática e em movimento), a fala e a música. Nesse sentido, refletindo as mudanças sociais e tecnológicas atuais, ampliam-se e diversificam-se não só as maneiras de disponibilizar e compartilhar informações e conhecimentos, mas também de lê-los e produzi-los. (Roxane Rojo - Parte: a linguista apresenta sua visão de letramento, alfabetização, leitura de mundo e multiletramentos).
A partir do parágrafo acima produza um texto (escrita, vídeo, áudio, música ou foto) e explore o conceito de letramento a partir de práticas de multiletramentos. Para melhor compreensão do conceito de multiletramentos poderá pesquisar na internet desde que cite as fontes. Os vídeos, fotos, áudiose músicas deverão ser compartilhados pelo googledrive: miriambaa@gmail.com
 
Alfabetização e Multiletramento têm com objetivo construir saberes e conhecimento sobre a leitura e escrita, através da exploração das imagens apresentada pelo professor em sala de aula para os alunos. 
É necessário que a turma tenha participado de práticas de roda de discussão sobre as consequências que o lixo causa no meio ambiente, de modo que identifica a importância da reciclagem, bem como os cuidados básicos, que devemos ter para preservar o nosso planeta. Em seguida a professora deve apresentar aos alunos as imagens, em forma de slide, para que eles realizarem a leitura e compreensão, que é um recurso importante usado para assimilação do conteúdo estudado pelas crianças. 
De acordo com o nível de alfabetização da turma pode-se propor atividades de escritas espontâneas em duplas, baseada nas imagens apresentadas. Realizar um momento intervenções com as duplas, propondo que relatem como foi a atividade proposta a eles. A atividade pode ser repetida em outros momentos, com temas interdisciplinares. 
O professor deve registrar as observações sobre a participação dos alunos, especialmente sobre o grau de autonomia com que participaram da atividade e as reflexões e justificativas apresentadas por eles. Anote também quais foram as intervenções mais importantes para que refletissem sobre as imagens e a produção escrita. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.
	
Lembre-se que cópias da internet invalidam a sua resposta!

Outros materiais