Buscar

avaliação 1 FUNDAMENTOS DA ED ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Simone Glória Costa Rabelo (1544850)
	Disciplina:
	Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos (LEE01)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:423148) ( peso.:1,50)
	Prova:
	8506354
	Nota da Prova:
	9,00
Gabarito da Prova: Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	O sistema educacional brasileiro passou por grandes mudanças nos últimos anos e tem buscado cada vez mais respeitar a diversidade, para garantir a convivência e a aprendizagem de todos os alunos, considerando as suas necessidades. Quanto às ações e às práticas educacionais, no que concerne a gestão da sala de aula, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O professor, como organizador da sala de aula, guia e orienta as atividades dos alunos somente no início do processo de aprendizagem para aquisição dos saberes e competências.
	b)
	O papel do aluno com deficiência é realizar as atividades que ainda não tem autonomia para desenvolver em grupo, ajudando os outros estudantes a se sentirem capazes de realizá-las.
	c)
	O projeto pedagógico da escola direciona as ações do professor, que deve assumir o compromisso com a diversidade e com a equalização de oportunidades, privilegiando a colaboração e a cooperação.
	d)
	Na sala de aula inclusiva, considera-se que os conteúdos escolares são objetos da aprendizagem, aos alunos cabe atribuir significados e construir conhecimentos e o professor assume a função central neste processo.
	2.
	Entre os séculos XVIII e XIX, os deficientes eram destinados à segregação mediante a reclusão em asilos-escolas, nos quais eram oferecidos cuidados médicos, alimentação e caridade. Já em épocas anteriores, a institucionalização visava separar o deficiente do contato com a sociedade em geral, pois a segregação protegia e cuidava do deficiente, mas ao mesmo tempo isentava a sociedade de ter que conviver com as diferenças. Quanto ao processo de exclusão do deficiente da sociedade, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Se vivenciava a total exclusão dos deficientes do contexto educativo e até mesmo do convívio social, muitas vezes eram mortos.
	b)
	Os deficientes foram rejeitados, explorados, perseguidos ou eliminados na Antiguidade e na Idade Moderna.
	c)
	As sociedades na Antiguidade eram determinadas por concepções biológicas a respeito das causas das deficiências, viam o deficiente como uma ameaça à sobrevivência da coletividade.
	d)
	Os deficientes estudavam em escolas regulares, mas a sociedade não queria saber de seu futuro, excluindo-os das atividades com os alunos sem deficiência.
	3.
	Os desdobramentos da teoria de Rousseau atingiram os pressupostos da educação destinada aos deficientes e que Etiologia é o estudo da determinação da causa de um fenômeno, principalmente das doenças. Sobre esse processo, ordene os itens a seguir:
I- Além das preocupações em diagnosticar e localizar a etiologia das deficiências, os médicos criaram escolas vinculadas e anexas a hospitais psiquiátricos, destinados ao atendimento de crianças com comprometimentos graves.
II- O otimismo no potencial do deficiente levou alguns educadores como Decroly, Pestalozzi e Montessori a realizarem um trabalho educacional sistematizado na área de Educação Especial.
III- O interesse dos médicos pela Educação Especial se deu, inicialmente, pela preocupação em encontrar perspectivas educacionais para os casos de deficiências severas. 
IV- Ao preconizar o respeito e favorecimento das tendências naturais da criança, a obra de Rousseau serviu de inspiração e marco teórico dos movimentos educacionais do final do século XIX e início do século XX. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA do processo histórico decorrente dos estudos de Rousseau:
	a)
	IV - II - III - I.
	b)
	III - II - I - IV.
	c)
	I - III - II - IV.
	d)
	I - IV - III - II.
	4.
	A integração escolar pode ser representada por um canal educacional em que se encontram diferentes serviços disponibilizados aos alunos, desde a escolarização em classes regulares até a segregação em escolas especiais. Essa visão da integração é também chamada de Sistema em Cascata, cujo pressuposto é oportunizar ao aluno o livre trânsito no sistema escolar, desde que cumprido o princípio da normalização, porque:
	a)
	Os conceitos de normalização e integração não refletiam um conhecimento das potencialidades dos portadores de deficiências, pois a sociedade não intencionava oferecer a essas pessoas condições para que elas pudessem frequentar o espaço comum aos normais.
	b)
	Este processo, denominado sistema cascata, foi muito criticado pelos que afirmam que a escola esconde seu fracasso ao segregar os alunos com deficiências mais severas e aceitar apenas os alunos que não põem à prova a sua competência.
	c)
	A exigência de que a pessoa com deficiência fosse modificada para conviver com os demais resultou numa concepção segundo a qual ela era um ser diferente e defasado que viveria dentro das salas regulares, entre outros supostamente iguais.
	d)
	Na prática, o que aconteceu é que os alunos que estavam em escolas especiais, conseguiam se transferir normalmente para as escolas regulares, como também às classes regulares.
	5.
	A educação inclusiva não se vincula à uniformização dos sujeitos, ao contrário, as diferenças são valorizadas e o processo e as estratégias de ensino e aprendizagem devem ser levados em consideração. Sobre um dos pilares fundamentais da educação inclusiva, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Humildade.
	b)
	Fraternidade.
	c)
	Igualdade.
	d)
	Pertencimento.
	6.
	Durante os séculos XVI e XVII, com o Renascimento, houve uma gradativa melhora das concepções das causas e dos tratamentos destinados às deficiências e, por consequência, uma separação entre questões espirituais e fisiológicas. Quanto ao desenvolvimento do estudo sobre pessoas com deficiências, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Alguns educadores, como Piaget, Decroly, Pestalozzi e Montessori realizaram um trabalho educacional sistematizado na área de Educação Especial.
	b)
	Ao preconizar o respeito e o favorecimento das tendências naturais da criança, Rousseau serviu com sua obra, para inspiração e marco teórico dos movimentos educacionais do final do século XIX e início do século XX.
	c)
	Os educadores perceberam a importância da intervenção pedagógica nos casos e criaram escolas vinculadas e anexas a hospitais psiquiátricos, destinados ao atendimento de crianças com comprometimentos graves.
	d)
	O interesse dos biólogos pela Educação Especial se deu, inicialmente, pela preocupação em encontrar perspectivas educacionais para os casos de deficiências severas.
	7.
	Entre 1950 e 1970 debateu-se o isolamento dos deficientes em instituições, passando a vigorar a normalização, que pressupõe que os deficientes podem frequentar os espaços sociais regulares desde que sejam reabilitados e curados a ponto de desenvolverem condições de normalidade. Sobre esse processo, ordene os itens a seguir:
I- Concentrava os deficientes em classes especiais nas escolas regulares. Foi apenas no final do século XX que a inclusão passou a ser recomendada.
II- O conceito de integração permaneceu em vigência entre as décadas de 1950 a 1980 e conviveu com o ideal da normalização. Teve como principal vantagem a substituição da segregação. 
III- Os deficientes muito isolados raramente conseguiram se transferir para locais da sociedade comum. 
IV- O ideal inclusivista é muito mais do que uma visão educacional, ele também engloba as esferas social e política, para que o direito da participação de todos os indivíduos na sociedade a que pertencem seja assegurado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA do processo histórico da inclusão:
	a)
	I - III - II - IV.
	b)
	IV - II - III - I.
	c)
	I - IV - III - II.
	d)
	III - II - I - IV.8.
	Nas instituições segregadoras, a metodologia pedagógica mais comumente empregada era a ortopedia mental, cujo nome já remete ao vocabulário médico, e que tinha como principal objetivo a correção das faculdades intelectuais: atenção, memória, percepção, juízo e vontade. Quanto ao processo de segregação dos deficientes, analise as afirmativas a seguir:
I- Entre os séculos XVIII e XIX, os deficientes eram destinados à segregação mediante a reclusão em asilos-escolas, nos quais eram oferecidos cuidados médicos, alimentação e caridade. 
II- A institucionalização da segregação visava apartar o deficiente do contato com a sociedade em geral.
III- O capitalismo resultou em importantes mudanças culturais e sociais ocorridas no século XIX, inclusive nas teorias educacionais. 
IV- A segregação protegia e cuidava do deficiente e, de outro lado isentava a sociedade de ter que conviver com as diferenças.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	9.
	O papel da escola era de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual. A escola tinha como foco apenas a cultura, sendo os problemas sociais resguardados apenas à própria sociedade. A figura mostra os estudantes em uma sala de aula no início do século XX. As crianças estão sentadas com as mãos para trás. Sobre o objetivo dessa configuração, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: <https://blogpaulorios.wordpress.com/2011/06/29/dante-alighieri-tradicao-e-modernidade-em-100-anos-de-ensino/>. Acesso em: 28 jul. 2018.
	
	a)
	As crianças serem pensativas e imóveis.
	b)
	As crianças estarem em posição ereta ao sentar.
	c)
	As crianças serem tímidas e observadoras
	d)
	As crianças terem corpos dóceis e obedientes.
	10.
	O número de instituições destinadas ao atendimento de deficientes começou a crescer a partir da década de 1920. Este crescimento teve um caráter positivo, pois antes da criação dessas entidades os deficientes eram colocados em instituições psiquiátricas. Sobre vivenciar este crescimento, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Influência dos filósofos na educação e atuação direta nas instituições, tanto no contato com os alunos quanto na orientação aos educadores, e com a produção de tratados teóricos e pedagógicos que forneciam as diretrizes para a abordagem destes alunos.
	b)
	Segregação dos deficientes, esterilização de anormais e criminosos, educação eugênica obrigatória nas escolas, testes mentais em crianças de oito a 14 anos e seleção racial de pessoas da Região Nordeste.
	c)
	Difusão e implantação das medidas eugênicas que relacionavam a deficiência física, com problema básico de saúde e como causa de doenças a sífilis, a tuberculose e as doenças venéreas.
	d)
	Abertura de Classes Especiais Públicas na década de 1930,  destinadas a separar os alunos normais dos anormais. Na década de 1940, ocorreu a criação do primeiro atendimento educacional especializado às pessoas com superdotação na Sociedade Pestalozzi.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando