Buscar

tributario 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503593982)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre as modalidades de lançamento disciplinadas no Código Tributário Nacional, analise as afirmações seguintes: I. O lançamento é efetuado com base na declaração do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislação tributária, presta à autoridade administrativa informações sobre matéria de fato, indispensáveis à sua efetivação. A retificação da declaração por iniciativa do próprio declarante, quando vise a reduzir ou a excluir tributo, só é admissível mediante comprovação do erro em que se funde, e antes da efetivação do lançamento pela autoridade administrativa. II. Quando o cálculo do tributo tenha por base, ou tome em consideração, o valor ou o preço de bens, direitos, serviços ou atos jurídicos, a autoridade lançadora, mediante processo regular, arbitrará aquele valor ou preço, sempre que sejam omissos ou não mereçam fé as declarações ou os esclarecimentos prestados, ou os documentos expedidos pelo sujeito passivo ou pelo terceiro legalmente obrigado, ressalvada, em caso de contestação, avaliação contraditória, administrativa ou judicial. III. O lançamento é efetuado e revisto de ofício pela autoridade administrativa quando deva ser apreciado fato não conhecido ou não provado por ocasião do lançamento anterior. IV. O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa. Nessa modalidade de lançamento, não influem sobre a obrigação tributária quaisquer atos anteriores à homologação, praticados pelo sujeito passivo ou por terceiro, visando à extinção total ou parcial do crédito, mas esses atos serão considerados na apuração do saldo porventura devido e, sendo o caso, na imposição de penalidade, ou sua graduação. Está correto o que se afirma em:
		
	 
	II, III e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	I e IV, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503463465)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre o instituto da repetição de indébito em matéria tributária, assinale a alternativa correta.
		
	
	Fracassada a tentativa administrativa de restituição de tributo pago indevidamente, terá o contribuinte o prazo de 5 (cinco) anos para ingressar
	 
	A taxa de juros de mora incidente na repetição de indébito de tributos deve corresponder à utilizada para cobrança do tributo pago em atraso.
	
	Na repetição do indébito tributário os juros moratórios incides desde a data do pagamento indevido.
	
	Nos tributos sujeitos a lançamento por homologação, o prazo prescricional para a ação de repetição de indébito é de 2 (dois) anos a partir do pagamento antecipado.
	
	Na repetição do indébito tributário a correção monetária incide a partir do trânsito em julgado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503184278)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A respeito da disciplina da restituição de tributos, marque a alternativa incorreta:
		
	
	A legitimidade para restituição de tributos indiretos é, em regra, daquele que provar que assumiu o encargo financeiro
	
	É cabível a restituição em caso de erro na determinação da alíquota aplicável
	 
	O prazo de restituição de tributos lançados por homologação é de 5 (cinco anos), contados da data do fato gerador
	
	Prescreve em 2 (dois) anos a ação anulatória da decisão administrativa que indeferir o pedido de restituição
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503618271)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A atividade administrativa do lançamento é utilizada para:
		
	
	qualificar a obrigação tributária e cobrar as multas pelo atraso no pagamento do tributo
	
	suspender a exigibilidade do crédito tributário para ajudar o contribuinte
	
	descrever o fato gerador da obrigação principal
	 
	constituir o crédito tributário
	
	quantificar a obrigação tributária e calcular os juros devidos pelo contribuinte
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502625913)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	FCC - 2009 - TCE-GO - Determinado contribuinte quitou seu débito tributário por meio de cheque. Todavia, o cheque foi devolvido pelo sacado por falta de fundos. Nesse caso, o crédito tributário
		
	
	perde a natureza tributária e os privilégios que lhe são inerentes, tornando-se o Fisco mero credor quirografário, devendo promover execução cível.
	
	considera-se extinto, pois poderia o Fisco ter se recusado a receber pagamento por meio de cheque. Como não o fez, não há como cobrar o valor correspondente ao crédito tributário.
	
	considera-se extinto a partir do recebimento do cheque, devendo o Fisco executar este título executivo extrajudicial por meio de execução fiscal.
	
	não está extinto, pois não se admite, em nenhuma hipótese, o pagamento de crédito tributário por meio de cheque.
	 
	não está extinto, uma vez que o crédito pago por meio de cheque somente se considera extinto com o resgate deste pelo sacado.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201503566809)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa correta.
		
	
	A norma de isenção se aloca no plano da definição da competência tributária, não ocorrendo, portanto, o fato imponível, por não existir a possibilidade de formulação da hipótese de incidência.
	
	A imunidade política é também denominada de imunidade recíproca e veda a tributação sobre patrimônio, renda e serviços das pessoas jurídico-políticas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).
	
	As imunidades e isenções não se distinguem a partir da fonte formal da qual emanam.
	
	A imunidade política veda a tributação somente sobre patrimônio das pessoas jurídico-políticas (União, Estados, Distrito Federal ).
	 
	As isenções técnicas são legitimamente reconhecidas ante a ausência de capacidade contributiva como a concedida visando à preservação do mínimo vital ou destinada a uma pessoa jurídica para que possa desenvolver suas atividades.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201503505046)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A natureza específica do tributo é determinada pelo (a):
		
	
	A natureza da obrigação acessória.
	 
	fato gerador da respectiva obrigação.
	
	base de cálculo, uma vez que a CF, em seu art. 145, § 2º, proíbe que as taxas tenham base de cálculo própria de impostos.
	
	fato gerador da respectiva obrigação, sendo relevante, para qualificá-la, a destinação legal do produto da arrecadação.
	
	tipo de lei que cria esse tributo.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201503461720)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Por meio do lançamento a autoridade administrativa competente inicia o procedimento administrativo de constituição do crédito tributário. Aponte qual dos elementos listados não integra o ato administrativo do lançamento:
		
	
	determinação do quanto devido pelo sujeito passivo da relação jurídica tributária, que poderá ser denominado contribuinte ou responsável tributário, este último sempre na forma e limites da legislação em vigor.
	
	verificação da ocorrência, na prática, do fato descrito na norma jurídica como gerador de uma relação obrigacional tributária.
	 
	A atividade de lançamento tributário configura-se como ato discricionário do agente público competente, cabendo apenas a promoção do lançamento em uma das modalidades descritas na legislação tributária (declaração, arbitramento, ofício e homologação).
	
	individualização do sujeito passivo (pessoa física ou jurídica) que efetivamente tenha pratica a hipótese legislativa originando a relação jurídica-tributária vinculativa entre contribuinte e ente administrativo (pessoa jurídica de direito público ou de direito privado) responsável pela arrecadação tributária.
	
	Apontamento daspenalidades cabíveis nos casos de infração da norma tributária.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201503515117)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O Fisco do estado ¿X" lavrou auto de infração contra a pessoa jurídica ¿Y" para cobrar ICMS sobre a remessa de mercadorias entre a matriz e a filial dessa empresa, ambas localizadas no referido estado. A empresa ¿Y" impetrou, então, mandado de segurança objetivando ver reconhecido seu direito líquido e certo ao não recolhimento do ICMS naquela operação. Pleiteou também medida liminar. Assinale a opção que pode, validamente, ser objeto do pedido de liminar formulado pela pessoa jurídica Y.
		
	 
	A suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
	
	A repetição de indébito.
	
	A exclusão do crédito tributário.
	
	A extinção da obrigação tributária acessória.
	
	A extinção do crédito tributário.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201503538547)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Suspendem a exigibilidade do crédito tributário, exceto:
		
	 
	O depósito do seu montante parcial.
	
	Todas estão certas
	
	A concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial.
	
	As reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo.
	
	A concessão de medida liminar em mandado de segurança.

Continue navegando