Buscar

Alexandre Vom Humboldt nasceu no século xvii no ano de 1769 e veio a falecer em 1859 com 90 anos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alexandre Vom Humboldt nasceu no século xvii no ano de 1769 e veio a falecer em 1859 com 90 anos. Foi um estudioso e viajante alemão que contribuiu para o desenvolvimento da Geografia Moderna no século XIX. Junto com Karl Ritter foram responsáveis pela adoção e uso exclusivo da razão para explicar o espaço e suas características físicas e humanas, rompendo com os pensamentos até então marcados pela presença de mitos, crenças e superstições. Sua obra foi bastante importante no conhecimento geográfico, principalmente para a geografia física. Os trabalhos de Humboldt sofreram grande influência das particularidades do pensamento alemão do século XIX.
O pensamento de Humboldt foi profundamente influenciado pelo racionalismo francês e pelo idealismo filosófico alemão, sendo um profundo adepto dos ideais positivistas
Com sua formação naturalista, Alexandre Vom Humboldt, realizou varias viagens . E a partir de observações e analise surge sua proposta de Geografia na justificativa de seus próprios procedimentos. Pois ele afirma não haver conhecimento sem experimentação verificável. O geógrafo deveria contemplar a paisagem de uma forma quase estética. A paisagem causaria no observador uma impressão, a qual, combinada com a observação sistemática dos elementos que a compõem e filtrada pelo raciocínio lógico
Suas principais obras contribuintes são os livros QUADRO DA NATUEREZA e COSMOS ,ambos publicados no século XIX. Humboldt enxergava a Geografia como a parte terrestre da ciência do cosmo, ou seja, uma espécie de síntese de todos os conhecimentos que envolvem a terra.
A principal contribuição de Humboldt foi dar à Geografia a idéia de ser uma ciência de síntese que utiliza um método de comparação em suas pesquisas, tornando suas descrições dinâmicas. Devido a sua metodologia de caráter sistemático, a Geografia passou a ser considerada uma ciência moderna.
Ele estabeleceu conceitos importantes para a Geografia Moderna e desenvolveu ramos significativos como a Geografia Climática e humana,fitografia e a geopolítica.
Alexander von Humboldt contribuiu imensamente para o desenvolvimento da Geografia, especialmente, no campo de investigação da Geografia física. Com seu vasto conhecimento em diversas áreas das ciências naturais e humanas, Humboldt conduziu seus estudos geográficos pautados na observação. 
O inicio dos estudos dos trópicos despertou para viajar para o novo mundo.
Gastou a maior parte da fortuna que herdou nas suas viagens e na publicação de suas obras. Foi o primeiro a empregar isotermas para representar regiões de temperaturas iguais, a demonstrar a diminuição de intensidade magnética do pólo ao equador e a situar o equador magnético no Peru. Em sua época, foi um dos maiores pesquisadores das camadas da terra, do vulcanismo e das correntes marítimas, entre as quais a que ganhou seu nome
Em sua expedição cientifica nos anos entre 1799-1804 pelas Américas. Acompanhado por Aimé Bompland, passou pela Venezuela, Colômbia, Peru e México. Essa viagem teve como principal objetivo o aprofundamento e a aquisição de novos conhecimentos sobre o continente .
Ao lado dos resultados de pesquisas baseadas em novos métodos de medidas e na elaboração quantitativa de fundamentos de ciências naturais, a viagem proporcionou centenas de relatórios geográficos que integraram fatores sociais e socioeconômicos, políticos e da geografia econômica e tinha como premissa a pesquisa empírica de campo.
Por isso e pelos resultados obtidos durante a sua expedição aos trópicos, Humbold, revolucionou a Geografia em seu trabalho sobre as Américas Econôquiciais e também colaborou com a astronomia , matemática, física e medicina entre outras.
Em suas viagens Humboldt , havia planejado vim ate o norte do Brasil, porem foi impedido pelas autoridades locais da America portuguesa da época , sendo considerado como uma ameaça ,pois acreditavam que a sua intenção era invadir e espionar o Brasil. 
Os escritos de Humboldt , denominados como relatos de viagem , ajudou a conhecer a realidade das Américas no século XIX , como as econografias e os mapas dão uma visão impressionante do mundo natural nos países dos trópicos americanos.
Seus estudos sobre a distribuição das plantas e a descrição de novos animais, foram fundamentais para o desenvolvimento da fitogeografia, à zoologia e às ciências humanas, além dos estudos arqueológicos, históricos e etnográficos sobre o continente americano. Juntamente com Bonpland, denominou a floresta amazônica de hiléia.
Com tudo , ele teve um grande papel no desenvolvimento da Geografia , e principal contribuição de Humboldt foi dar à Geografia a ideia de ser uma ciência de síntese que utiliza um método de comparação em suas pesquisas. Foi a partir dele que a Geografia passou a ser considerada uma ciência moderna.

Continue navegando