Buscar

Vacina Pneumo 10v e Influenza

Prévia do material em texto

Vacina Pneumo 10v
Apresentação/composição
Essa vacina foi incluída no ano de 2010 no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Ministério da Saúde, para a prevenção das doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Ela é obrigatória em todo território brasileiro. A vacina contém 10 sorotipos da bactéria, o mais comum.
A vacina usada pelo Ministério da Saúde é a 10-valente, com 10 sorotipos da bactéria (1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F, 23F). Porém, existem variações em que mudam as quantidades de sorotipos como a 7-valente e a 13-valente.
Dose/volume
A vacina pneumocócita conjulgada é feita em um esquema 2, 4 ou seja, são administradas duas doses de 0,5 mililitros aos 2 e 4 meses de idade da criança, com um reforço que pode ser dado preferência aos 12 meses, mas que poderá ser tomado até os 4 anos.
Para crianças mais velhas que nunca tenham tomado essa vacina, indica-se tomar duas doses com intervalo de ao menos um mês entre elas. Após os 12 meses de idade, se a criança nunca tomou, é dada uma dose única da vacina.
Via/Local
A vacina é dada por injeção intramuscular, a na área do vastro lateral da coxa da criança. E ela não deve, sob nenhuma circunstância, ser administrada por via intravascular ou intradérmica.
Conservação/duração
A vacina deve ser conservada sob refrigeração a uma temperatura entre +2°C e +8°C. Não congele. Conserve o produto na embalagem original, a fim de protegê-lo da luz.
Esquema básico 
São administradas duas doses de 0,5 mililitros aos 2 e 4 meses de idade da criança, com um reforço que pode ser dado preferência aos 12 meses, mas que poderá ser tomado até os 4 anos.
Eventos adversos
As reações adversas mais comuns observadas depois da vacinação primária foram rubor no local da injeção e irritabilidade. Outras reações verificadas pelo Ministério da Saúde foram sonolência, irritabilidade e perda de apetite.
Contraindicação
Essa vacina não deve ser aplicada em indivíduos com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da vacina.
Quando a vacina for com bactéria atenuada ou vírus vivo se tornam contraindicações as seguintes condições: imunodeficiência congênita ou adquirida, uma neoplasia maligna e tratamento com corticoides a mais de 2 mg por quilo ao dia para crianças e 20 mg por quilo ao dia para adultos.
Vacina Influenza
Apresentação/composição
A vacina influenza (fragmentada, inativada) é fornecida em embalagem contendo 1 ou 10 seringas preenchidas, contendo uma dose de 0,5 mL do produto. A presença do filme plástico fornece garantia que o produto não foi aberto. Não utilize se o filme plástico estiver danificado ou removido.
Cada dose de 0,5 mL contém antígenos de superfície do vírus influenza para as seguintes cepas: A/California/7/2009 (NYMC X-181), similar ao A/California/7/2009 (H1N1)pdm09 15 mcg de hemaglutinina A/New Caledonia/71/2014 (NYMC X 257A), similar ao A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2) 15 mcg de hemaglutinina B/Brisbane/60/2008 15 mcg de hemaglutinina Excipientes: cloreto de sódio, fosfato de sódio dibásico anidro, fosfato de sódio monobásico, cloreto de potássio, fosfato de potássio monobásico, cloreto de cálcio e água para injetáveis. Componentes residuais: taurodeoxicolato de sódio, ovoalbumina, sacarose, neomicina, sulfato de polimixina B e β-propiolactona.
Dose/volume
A vacina influenza (fragmentada, inativada) é fornecida em embalagem contendo 1 ou 10 seringas preenchidas, contendo uma dose de 0,5 mL do produto.
Via/local/agulha
Agite antes de usar. Após a agitação, a vacina deve se apresentar como uma suspensão homogênea. A vacina deve ser inspecionada visualmente antes da administração e não deve ser utilizada se houver qualquer variação na aparência. Vide Cuidados de Armazenamento do Medicamento. A vacina influenza deve ser administrada por injeção intramuscular ou subcutânea profunda. A vacina influenza é apresentada como uma seringa de utilização única e qualquer conteúdo remanescente deve ser descartado.
Conservação/duração
A vacina influenza (fragmentada, inativada) deve ser armazenada ao abrigo da luz e sob refrigeração, à temperatura entre 2ºC e 8ºC. Não congelar. A vacina influenza (fragmentada, inativada) tem validade de 12 meses a partir da data de fabricação.
Esquema básico
A imunização deve ser realizada em antecipação de surtos sazonais de gripe. Para fornecer proteção contínua, a vacinação anual com a vacina contendo as cepas mais recentes é necessária.
Eventos adversos
As manifestações adversas locais da vacina são:
Dor.
Edema.
Eritema.
Enduração.
Entre as manifestações sistêmicas incluem-se:
Febre.
Mal-estar.
Mialgia.
Contra indicação
A vacina está contraindicada sempre que houver história de reação alérgica grave à vacina contra a gripe, ou a algum de seus componentes. Deverá ser adiada nos pacientes com doenças ainda sem diagnóstico, assim como nos pacientes com doenças crônicas não controladas.

Mais conteúdos dessa disciplina