Buscar

Morfologia e Ciclo Evolutivo da Toxoplasmose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TOXOPLASMOSE
Morfologia: principais formas:
    -trofozoítos ou taquizoítos: Apresenta-se com forma grosseira de banana ou meia-lua.   Uma das extremidades é mais afilada e a outra é mais arredondada.   Medem cerca de 4 a 9 micrômetros de comprimento por 2 a 4 micrômetros de largura.   O núcleo é quase central.   Na extremidade mais afilada está o oonóide que tem função de penetração.
    -bradizoítos ou cistozoítos: Mede cerca de 100 a 300 micrômetros de diâmetro.   É esférico ou tem o contorno da célula parasitada.   Apresenta uma membrana interna, própria do parasito e uma externa, produzida pela célula parasitada.   Dentro do cisto existe um grande número de Bradizoítos ou Cistozoítos.
    -oocistos: Tem forma oval.   Mede de 10 a 12 micrômetros de diâmetro.   Apresenta no seu interior 2 esporocistos e cada um com 4 esporozoítos.
Transmissão
    -ingestão de oocistos nos jardins, caixas de areia, latas de lixo; mecanicamente através de moscas, baratas, minhocas, etc.
    -ingestão de cistos em carnes cruas ou mal cozidas de porco, carneiro, aves, coelho
    -congênita
Ciclo evolutivo
    -fase assexuada nos tecidos de vários hospedeiros (inclusive gatos).
    -fase sexuada no epitélio intestinal de gatos não imunes.
    FASE SEXUADA:
        No gato, que é o hospedeiro definitivo: inicia quando um gato ou outro felídeo ingere oocistos, cistos ou trofozoítos, que se desenvolverão no epitélio intestinal do gato.   Por esquizogonia os esporozoítos ou trofozoítos darão origem a esquizontes e merozoítos.   Estes últimos formam o macro e o microgameta, respectivamente.   Unem-se os dois e surge o ovo ou zigoto que por processo complexo forma o oocisto.   Rompe a célula parasitada e são eliminados com as fezes do gato.   No meio externo, o oocisto amadurece e forma 2 esporocistos com 4 esporozoítos.
    FASE ASSEXUADA:
        Ocorre num hospedeiro suscetível (homem, cão e aves).   Este hospedeiro intermediário, ingerindo ou entrando em contato com trofozoítos, ficará infectado.   Cada trofozoíto entrará numa célula e se reproduzirá intensamente, até o rompimento da mesma.   Há liberação de trofozoítos e disseminação para outros tecidos através do sangue  e linfa até que a imunidade apareça, diminuindo o número de parasitos e surgindo os cistos que caracterizam a fase crônica e permanecem em latência até a reagudização da doença.
 Toxoplasmose congênita ou pre-natal: aborto, partos precoces ou nascimento de crianças com anomalias.
        1º trimestre: aborto
        2º trimestre: Síndrome ou Tétrade de Sabin
                            . coriorretinite: 90% dos casos
                            . calcif. cerebral: 69% dos casos
                            . perturbação neural: 60% dos casos
                            . micro e macrocefalia: 50% dos casos
        3º trimestre: nasce normal, mas com sintomas de comprometimento ganglionar, hepatosplenomegalia, anemia, miocardite, problemas visuais.

Outros materiais