A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
atividade 2 logistica reversa geral

Pré-visualização | Página 1 de 3

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Ao objetivar o sucesso, uma organização deve embasar as suas ações e estratégias em um planejamento eficaz. Tal ação consiste em um processo que envolve os profissionais de todos os níveis da organização e possui como objetivo principal a coordenação das atividades realizadas e otimização dos recursos, a fim de alcançar determinada meta. 
  
MARQUES, J. R. Conheça os principais níveis de planejamento. Portal IBC, 31 mai. 2017. Disponível em:             <https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-principais-niveis-de-planejamento/>. Acesso em: 15 jun. 2019. 
  
 Considerando o nível estratégico, analise as afirmativas a seguir.
No nível estratégico, quem atua são os administradores de topo com orientação de longo prazo.
No nível estratégico, são contemplados objetivos gerais e planos genéricos, em que há forte orientação para o externo e foco na organização como um todo.
No nível estratégico, quem atua são os gerentes e eles determinam as principais ações a empreender para cada unidade.
No nível estratégico, quem atua são os supervisores de primeira linha com objetivos que especificam os resultados esperados de grupos ou indivíduos.
  
Está correto o que se afirma em: 
 
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	
	
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Pensar a logística como vantagem competitiva é essencial na atualidade. O conceito de que apenas o produto e o melhor preço eram os diferenciais está fadado ao esquecimento. Nesse viés, pensar a logística reversa e o seu potencial em agregar valor à marca se evidencia como estratégia de competitividade. 
 
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. Na busca por conquistar um diferencial, pensa-se em estratégias competitivas no processo reverso da logística. Para obter essa alavancagem estratégica, as empresas precisam ter objetivos e planos bem definidos.
Pois:
II. É preciso saber onde a empresa quer chegar e o que é preciso fazer para chegar lá.
  
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A logística reversa está em constante desenvolvimento e, no mundo dos negócios, é considerado um diferencial, pois está totalmente relacionada ao e-commerce, compra de produtos pela internet. Segundo uma pesquisa da empresa INVESP (s.d.), devido ao crescimento acelerado de compras on-line, a logística reversa é uma ferramenta que contribui para o gerenciamento de devoluções de produtos. 
  
SILVA, A. E. da.; SOUSA, S. P. de.; CRUZ, L. Logística Reversa de Pós-Venda. RH Portal, 19 set. 2016. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/logistica-reversa-de-pos-venda/>. Acesso em: 15 jun. 2019. 
  
A logística reversa pós-vendas possui diversos objetivos, dentre eles estão os objetivos de competitividade. Considerando esses objetivos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
I. ( ) A base fundamental de uma empresa é a satisfação do cliente. 
II. ( ) O cliente busca agilidade nas entregas diante da expectativa de obter os produtos. 
III. ( ) O intuito é cumprir as normas para certificação e as legislações ambientais federais, estaduais e municipais. 
IV. ( ) A identificação dos itens remetidos ao fluxo direto e reverso dos bens é possibilitada. 
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	
	
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para aumentar a competitividade das empresas e do país, uma das premissas necessárias é a aplicação da logística de forma integral e, obviamente, isso implica desenvolvimento de estratégias. São necessários esforços de mudança, pois devem ser abandonados vários ranços de nossa cultura empresarial. 
  
NETO, F. A logística como estratégia para a obtenção de vantagem competitiva. Administradores, 16 nov. 2007. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/a-logistica-como-estrategia-para-a-obtencao-de-vantagem-competitiva>. Acesso em: 15 jun. 2019. 
  
Estratégia como pretexto, estratégia como plano, estratégia como posição, estratégia como padrão e estratégia como perspectiva são definições apresentadas por Mintzberg para a palavra estratégia ter uma compreensão mais fácil. 
Considerando a definição de estratégia como plano, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
I. ( ) Representa algo que seja consolidado, plausível na conduta das ações da empresa, sendo almejado ou não. 
II. ( ) A estratégia é compartilhada pelo ponto de vista dos membros da empresa por meio de ações ou intenções. 
III. ( ) É uma diretriz, uma direção de algum tipo de ação de modo racional e pretendida para resolver uma situação. 
IV. ( ) É um modelo embasado em experimentos que tiveram êxito em projetos individuais. 
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
  
 
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, F.
	
	
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O processo de planejamento da administração da produção, normalmente, é dividido em três: planejamento operacional, planejamento tático e planejamento estratégico. Os pontos estratégicos são mais abrangentes, verificando a capacidade de produção, capacidade de transporte, localização da fábrica etc. 
A partir dos três tipos de planejamentos apresentados, qual é o prazo pertinente a cada um, respectivamente? 
 
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
Planejamento operacional (curto prazo), planejamento tático (médio prazo) e planejamento estratégico (longo prazo).
	
	
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para toda organização que deseja crescer, um dos primeiros passos é entender como agir de forma que algo proporcione boas chances de sucesso ao negócio. Nesse caso, o planejamento é a palavra-chave. Como o próprio significado da palavra expõe, planejar estratégias é uma arte que requer eficiência, informações adequadas e conhecimento de mercado, a fim de que as decisões tomadas estejam bem casadas com a visão de futuro da empresa. É aconselhável, para todas as situações, que o planejamento se apresente traçado no papel antes que seja colocado em ação, considerando os três níveis da organização. 
  
PLANEJAMENTO estratégico: como fazer e por onde começar. Endeavor, 26 set. 2014. Disponível em: < https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/planejamento-estrategico-como-fazer-e-por-onde-comecar/>. Acesso em: 15 jun. 2019. (Adaptado). 
  
  
A partir do contexto apresentado, considerando o nível tático, analise as afirmativas a seguir. 
 
No nível tático, quem atua são os administradores de topo com orientação de longo prazo.
No nível tático, são contemplados objetivos gerais e planos genéricos, em que há forte orientação para o externo e foco na organização como um todo.
No nível tático, quem atua são os gerentes e eles determinam as principais ações a empreender para cada unidade.
No nível tático, quem atua são os supervisores de primeira linha com objetivos que especificam os resultados esperados de grupos ou indivíduos.
  
Está correto o que se afirma em: 
 
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	
	
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Ao ser corretamente entendida e aplicada, a logística permite desenvolver estratégias para a redução de custos e o aumento do nível de serviço ofertado ao 3º cliente. Como essas duas condições, isoladamente ou em conjunto, possibilitam o estabelecimento de diferenciais competitivos, justifica-se que este seja o caminho escolhido por um número crescente

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.